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Disciplina Didática dos Jogos Desportivos Coletivos I

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC enquadra-se no 2º Ciclo de Estudos - Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensino Básico e Secundário, área científica de formação de professores e formadores de áreas tecnológicas. Tem como objetivo fornecer conhecimentos atualizados e ferramentas de intervenção nas didáticas específicas de Andebol, Basquetebol, Futebol e Voleibol. Pretende-se ainda que os estudantes saibam utilizar os saberes adquiridos na sua prática profissional futura.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Conteúdos programáticos (CP): CP1 - Socioconstrutivismo, teoria dos sistemas dinâmicos complexos, perspetiva baseada nos constrangimentos e a pedagogia não linear como quadros de referência teóricos para entender a natureza e fundamentar a intervenção nos Jogos Desportivos Coletivos (JDC); CP2 - Modelos de ensino dos JDC e os princípios pedagógicos (complexidade, exagero, amostragem e representação) como fundamentos para o ensino eficaz dos JDC; CP3 - Observar e avaliar o jogo (equilíbrio) para intervir através do desenho das situações de aprendizagem (manipulação de constrangimentos), descoberta guiada e questionamento; CP4 - Analisar aspetos comuns no ensino dos JDC, bem como as especificidades do Andebol, Basquetebol, Futebol e Voleibol, e estruturar formas de intervenção devidamente ajustadas.                   
  • Objetivos

    Objetivos

    Definem-se os seguintes objetivos de aprendizagem (OA): OA1 - Compreender a natureza dos jogos despotivos coletivos (JDC) à luz de quadros de referência teóricos; OA2 - Compreender e saber utilizar os princípios pedagógicos/didáticos no ensino dos JDC; OA3 - Usar processos de monitorização/avaliação para construir contextos de aprendizagem favoráveis ao ensino dos JDC. .
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Diferentes metodologias de ensino serão utilizadas: demonstração, experimentação e exercitação prática, práticas pedagógicas em situação simulada/real de planeamento, organização e intervenção no âmbito do ensino/aprendizagem, resolução de casos práticos, visionamento e discussão de documentários/vídeos, atividades em pequeno grupo, para desenvolver competências de observação, conceção e intervenção e resolução de problemas concretos.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Tavares, F. (Ed). (2015). Jogos Desportivos Coletivos: Ensinar a jogar (2ª Ed.). FADEUP. Breed, R. and Spittle, M. (2021). Developing Game Sense in Physical Education and Sport. Human Kinetics Publishers. Koekoek, J., Dokman, I. and Walinga, W. (2022). Game-Based Pedagogy in Physical Education and Sports. Routledge. Farias, C., Pill, S. and Griffin, L. (Eds). (2025). Game-based Approaches in Physical Education. Routledge. Pill, S., Gambles, E-A, Griffin, L. (Eds). (2023). Teaching Games and Sport for Understanding. Routledge. Butler, J. (2016). Playing Fair. Human Kinetics Publishers. Gow, D. (2024). Physical Education Teachers' Assessment of Invasion Games and Sports in Victorian Secondary Schools: A Mixed Methods Study (Doctoral dissertation, Flinders University, College of Education, Psychology and Social Work. González-Villora, S., Fernández-Rio, J., Guijarro, E. e Sierra-Díaz, M. J. (2021). Modelos Centrados en el Juego para la Iniciación Comprensiva del Deporte. Ediciones Morata.  
  • Avaliação

    Avaliação

    Serão utilizados os instrumentos de avaliação, com a respetiva ponderação, abaixo indicados.

     

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Teste escrito

     

    40%

    Portfolio

     

    10%

    Trabalhos, Apresentações, Tarefas de observação

     

    20%

    Prática Pedagógica   30%

     

     

     

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