filmeu

Disciplina Educação Física Inclusiva e Adaptada

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC Educação Física Inclusiva e Adaptada enquadra-se no 2º ciclo no em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, área científica Educação. Tem como objetivo disponibilizar conhecimentos base atualizados e a sua reflexão sobre as principais questões da Educação Física Inclusiva e Adaptada. Adicionalmente, pretende-se que os estudantes reconheçam a pertinência destes conhecimentos e reflexões para as questões práticas do seu futuro profissional.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1) Educação e diferença, perspetiva histórica CP2) Regime Jurídico sobre a Educação Inclusiva: contextualização, princípios orientadores, perfil do aluno, desenho universal para a aprendizagem, autonomia e flexibilidade curricular CP3) Diferenciação Pedagógica no ensino das aprendizagens essenciais de Educação Física, considerando a heterogeneidade de níveis de aprendizagem, a diversidade cultural, a par das questões de género e da multiplicidade de projetos pessoais de vida CP4) Abordagem intercultural da(s) diferença(s) na Educação Física, enquanto fator de inclusão e de incentivo à convivência escolar e ao combate ao bullying CP5) Intervenção pedagógica junto de alunos com caraterísticas específicas: cegueira e surdez, transtornos do desenvolvimento cognitivo, autismo, hiperatividade e défice de atenção, dificuldades específicas de aprendizagem ou sobredotação CP6) Estratégias colaborativas de integração de recursos específicos e organizacionais de apoio à aprendizagem e à inclusão
  • Objetivos

    Objetivos

    Define-se os objetivos de aprendizagem (OA): AO1) Conhecer a evolução dos conceitos nucleares da educação inclusiva, enquanto paradigma de referência do(s) sistema(s) educativo(s). OA2) Identificar estratégias de diferenciação pedagógica para responder às necessidades múltiplas, aos estilos de aprendizagem e às vivências dos alunos, seguindo as etapas da abordagem multinível no acesso ao currículo de educação física. OA3) Demonstrar competências de trabalho colaborativo no planeamento, implementação e avaliação de atividades de educação física inclusiva e adaptada.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Exposição e Análise de documentação de referência (ME1), Observação, discussão e análise de vídeos e/ou atividades práticas em contexto real (ME2), Resolução de casos práticos, em situação simulada de planeamento, organização e intervenção no âmbito do ensino e aprendizagem (ME3), Atividades em pequeno grupo (ME4), Informação de retorno sobre trabalho desenvolvido (ME5).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Aleixo, C. (2005). «Educação e diferença». In Conceição Aleixo A vez e a voz da escrita, col. Desenvolvimento Curricular, 7, p.23-34. DGIDC-ME Arndt, K et al (2021) Universal Design For Learning In Physical Education. Human Kinetics Publishers Correia, L.M. (2003). Inclusão e Necessidades Educativas Especiais ? Um guia para educadores e professores. Porto: Porto Editora Haegele, J. et al (2020). Handbook of Adapted Physical Education. Routledge Novak, K et al (2023)¡DUA Ahora! Una guía del profesor para aplicar el Diseño Universal para el Aprendizaje, Tercera Edición Nueva y Revisada. CAST Publishing Rodrigues, D. (2007). Investigação em educação inclusiva. Cruz Quebrada: Fórum de Estudos de Educação Inclusiva, FMH. Rodrigues, D. (2003). A Educação Física perante a Educação Inclusiva: reflexões conceptuais e metodológicas. Boletim da Sociedade Portuguesa de Educação Física, 24-25, p. 73-81.  
  • Avaliação

    Avaliação

    A avaliação é contínua. A classificação final será determinada através das classificações obtidas nos trabalhos associados aos diferentes tópicos programáticos.

    Serão utilizados os instrumentos: portfólio individual (50%), trabalhos de grupo e/ou individuais (50%).

    Para aprovação, a classificação final terá que ser superior a 9,4 valores.

    Para os estudantes não aprovados serão considerados, em avaliação de recurso, os momentos com classificação positiva em avaliação contínua.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios