-
Apresentação
Apresentação
A UC Educação Física Inclusiva e Adaptada enquadra-se no 2º ciclo no em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, área científica Educação. Tem como objetivo disponibilizar conhecimentos base atualizados e a sua reflexão sobre as principais questões da Educação Física Inclusiva e Adaptada. Adicionalmente, pretende-se que os estudantes reconheçam a pertinência destes conhecimentos e reflexões para as questões práticas do seu futuro profissional.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 3
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP6662-27181
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1) Educação e diferença, perspetiva histórica CP2) Regime Jurídico sobre a Educação Inclusiva: contextualização, princípios orientadores, perfil do aluno, desenho universal para a aprendizagem, autonomia e flexibilidade curricular CP3) Diferenciação Pedagógica no ensino das aprendizagens essenciais de Educação Física, considerando a heterogeneidade de níveis de aprendizagem, a diversidade cultural, a par das questões de género e da multiplicidade de projetos pessoais de vida CP4) Abordagem intercultural da(s) diferença(s) na Educação Física, enquanto fator de inclusão e de incentivo à convivência escolar e ao combate ao bullying CP5) Intervenção pedagógica junto de alunos com caraterísticas específicas: cegueira e surdez, transtornos do desenvolvimento cognitivo, autismo, hiperatividade e défice de atenção, dificuldades específicas de aprendizagem ou sobredotação CP6) Estratégias colaborativas de integração de recursos específicos e organizacionais de apoio à aprendizagem e à inclusão
-
Objetivos
Objetivos
Define-se os objetivos de aprendizagem (OA): AO1) Conhecer a evolução dos conceitos nucleares da educação inclusiva, enquanto paradigma de referência do(s) sistema(s) educativo(s). OA2) Identificar estratégias de diferenciação pedagógica para responder às necessidades múltiplas, aos estilos de aprendizagem e às vivências dos alunos, seguindo as etapas da abordagem multinível no acesso ao currículo de educação física. OA3) Demonstrar competências de trabalho colaborativo no planeamento, implementação e avaliação de atividades de educação física inclusiva e adaptada.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Exposição e Análise de documentação de referência (ME1), Observação, discussão e análise de vídeos e/ou atividades práticas em contexto real (ME2), Resolução de casos práticos, em situação simulada de planeamento, organização e intervenção no âmbito do ensino e aprendizagem (ME3), Atividades em pequeno grupo (ME4), Informação de retorno sobre trabalho desenvolvido (ME5).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Aleixo, C. (2005). «Educação e diferença». In Conceição Aleixo A vez e a voz da escrita, col. Desenvolvimento Curricular, 7, p.23-34. DGIDC-ME Arndt, K et al (2021) Universal Design For Learning In Physical Education. Human Kinetics Publishers Correia, L.M. (2003). Inclusão e Necessidades Educativas Especiais ? Um guia para educadores e professores. Porto: Porto Editora Haegele, J. et al (2020). Handbook of Adapted Physical Education. Routledge Novak, K et al (2023)¡DUA Ahora! Una guía del profesor para aplicar el Diseño Universal para el Aprendizaje, Tercera Edición Nueva y Revisada. CAST Publishing Rodrigues, D. (2007). Investigação em educação inclusiva. Cruz Quebrada: Fórum de Estudos de Educação Inclusiva, FMH. Rodrigues, D. (2003). A Educação Física perante a Educação Inclusiva: reflexões conceptuais e metodológicas. Boletim da Sociedade Portuguesa de Educação Física, 24-25, p. 73-81.
-
Avaliação
Avaliação
A avaliação é contínua. A classificação final será determinada através das classificações obtidas nos trabalhos associados aos diferentes tópicos programáticos.
Serão utilizados os instrumentos: portfólio individual (50%), trabalhos de grupo e/ou individuais (50%).
Para aprovação, a classificação final terá que ser superior a 9,4 valores.
Para os estudantes não aprovados serão considerados, em avaliação de recurso, os momentos com classificação positiva em avaliação contínua.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




