-
Apresentação
Apresentação
A UC Didática da Dança enquadra-se no percurso formativo do estudante no 2º ciclo de ensino em Educação Física e Desporto, área científica Educação Física e Desporto. Disponibiliza competências essenciais de base e transversais ao desempenho profissional, na área da Dança, tendo como áreas de atuação e domínios de intervenção, o conhecimento, as dimensões de intervenção pedagógica, a Reflexão/ investigação com vista à produção de saberes referenciados à sua ação educativa.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP6662-9696
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1) Os regulamentos dos diferentes estilos de Dança, terminologia e os modelos técnicos de desempenho; CP2) A dança em contexto Educativo: Benefícios da Dança (físico, emocional, social, criativo e cultural); técnica e expressão - PNEF; planear e selecionar conteúdos - Trabalho de prática laboratorial e orientação tutorial. Estrutura organizativa de uma aula: Abordagem metodológica do ensino-aprendizagem da Dança. CP3) Na observação, análise e reflexão critica identifica níveis de qualidade do ensino da Ginástica em ambiente escolar CP4). Apresentação de propostas de classificação/avaliação de diferentes conteúdos nos diferentes domínios do processo ensino-aprendizagem da Dança. em contexto real escolar: métodos e critérios
-
Objetivos
Objetivos
* Compreender noções, básicas específicas inerentes às danças constantes nos Programas Nacionais de Educação Física, (popular, social, contemporâneo, hip-hop, etc) * Adquirir capacidades de criação coreográfica (Improvisação e composição), na elaboração de sequências de movimento e aplicar os conhecimentos referentes às progressões metodológicas de ensino da Dança para o 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e Secundário. * Em contexto simulado e Real de ensino na escola, desenvolver experiências e competências pedagógico-didáticos para a abordagem da Dança, com base na estrutura do comportamento motor em dança e analise do movimento. * Adquirir competências profissionais de reflexão e intervenção pedagógica que permitam a utilização da dança como matéria educativa no contexto da educação física. Avaliar e analisar o desempenho nas situações de ensino-aprendizagem.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Prática pedagógica supervisionada em contexto real (ME1) Resolução de casos práticos (ME2), Visionamento e discussão de documentários/vídeos (ME3), Atividades em pequeno grupo (ME4), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME5). Para usufruir da Avaliação contínua, o aluno deverá ter 70% de assistência efetiva às aulas e entregar dossier sobre a UC didática dança (compilação de todo o trabalho desenvolvido e solicitado nas aulas, podendo ser complementado com outro material que se relacione com a UC e que o aluno considere relevante a sua inclusão). A sua classificação final resulta: 30%*(parte teórico-prática + 70%*(parte prática - trabalho individual) deverá ser igual ou superior 9,5 valores. Se a classificação for inferior, deverá realizar exame final, composto por dois momentos: teórico e parte prática.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Ballcells, M.(2000): Expresion Corporal y Danza. Inde Publicaciones.EspañaBatalha, A.P. (2004): A Metodologia do Ensino da Dança. Universidade Técnica de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana. Clarke, M. (2020). The Essential Guide to Contemporary Dance Techniques. The Crowood Press Ltd Ministério da Educação (2000) Programas Nacionais de Educação Física. Marques, I. A. (2003). Dançando na Escola, Cortez Editora, São Paulo Smith; J. (1980) Dance Composition a practical guide for teachers. Lupus Book Sousa, A. (s/d) A Dança Educativa na Escola. vol. II. Básica Editora. Trias, Núria e Pérez, Susana e Filella, Luis (2002). Jogos de música e de expressão corporal. Âncora Editora Wyon, M., Clarke, S . (2021). Strength and Conditioning for Dancers. The Crowood Press Ltd
-
Avaliação
Avaliação
A avaliação é contínua e é levada a cabo nos termos do Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusófona. Diferentes instrumentos de avaliação serão utilizados: 1) provas escritas; 2) provas de prática pedagógica simulada ou em contexto real; 3) observação e preenchimento de listas de verificação; 4) portfólio
A classificação final é determinada arredondando às unidades o valor da média aritmética ponderada das classificações obtidas nos momentos de avaliação. Para a aprovação a classificação final terá que ser > ou = a 9.5 valores.
Descrição Ponderação:
Teste escrito 30%
Fichas de Observação e Reflexão Critica 25%
Prática pedagógica em contexto simulado ou real 35%
Portfólio 10%
Assessment is continuous and is carried out in accordance with the General Assessment Regulations of the Lusófona University. Different assessment instruments will be used: 1) written tests; 2) tests of simulated or real-world teaching practice; 3) observation and completion of checklists; 4) portfolio. The final grade is determined by rounding to the nearest unit the weighted arithmetic mean of the grades obtained at the assessment moments. To pass, the final grade must be > or = 9.5 points. Description Weighting Written test 30% Observation and Verification Forms 25% Teaching practice in simulated or real-world context 35% Portfolio 10%
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




