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Disciplina Psicologia da Saúde e do Exercício Físico

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular tem como objectivo promover o conhecimento acerca da importância das variáveis psicológicas relacionadas com a saúde e o exercício físico, bem como desenvolver competências de aplicação prática para os contextos de desenvolvimento profissional dos estudantes.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I. A promoção do comportamento ativo    1.Adesão e modelos de modificação comportamental.    2. Técnicas de modificação comportamental.    3. Auto-regulação e Teoria da Auto-determinação.    4. Estratégias de apoio ao desenvolvimento de um clima de ação sustentador de autonomia, estrutura e envolvimento positivo. Exemplos práticos.   II. Efeitos psicológicos do comportamento ativo     1. Benefícios psicológicos do exercício. Exemplos práticos.     2. Potenciais efeitos negativos associados ao exercício.   III. O desafio da implementação dos conhecimentos da Psicologia da Saúde e do Exercício no contexto das novas tecnologias.
  • Objetivos

    Objetivos

    Promover o conhecimento acerca da importância das variáveis psicológicas relacionadas com a saúde e o exercício físico. Identificar e explicar as variáveis psicológicas envolvidas com a saúde e com o exercício físico mobilizando para tal constructos provenientes dos principais paradigmas teóricos. Refletir e treinar as questões ligadas à avaliação dos constructos psicológicos identificados e ao desenvolvimento de estratégias de intervenção no âmbito da saúde e do exercício.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Discussão de casos práticos (ME1), Visionamento e discussão de documentários/vídeos (ME2), Atividades em pequeno grupo (ME3), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME4).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Baum, A., Revenson, T. A. Singer, J. E. (2012). Handbook of health psychology. New York, US: Psychology Press.   Calmeiro, L.; & Matos, M. (2004). Psicologia do exercício e da saúde. Visão e Contextos.   Ntoumanis, N.; Ng, J.Y.; Prestwich, A., Quested, E., Hancox, J.E., Thøgersen-Ntoumani, C., et al. (2021). A meta-analysis of self-determination theory-informed intervention studies in the health domain: efects on motivation, health behavior, physical, and psychological health. Health Psychol Review, 15(2), 214-244.   Silva, MN, S. Silva, C., L. Palmeira, A. (2020). Exercise psychology meets public health: Avenues on health enhancing physical activity. International Journal of Sport Psychology, 51(6), 597-612.    Weinberg, R.; & Gould, D. (2011). Foundations of Sport and Exercise Psychology. 5th edition. Human Kinetics.  
  • Avaliação

    Avaliação

    A avaliação é contínua e é levada a cabo nos termos do Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusófona. Diferentes instrumentos de avaliação serão utilizados: 1) provas escritas; e 2) trabalhos (de grupo ou individual).

     

    A classificação final é determinada arredondando às unidades o valor da média aritmética ponderada das classificações obtidas nos momentos de avaliação. Para a aprovação a classificação final terá que ser > ou = a 9.5 valores.

     

    Os estudantes que não obtenham aprovação poderão submeter-se a exame na época de recurso. O exame de recurso incidirá sobre a totalidade dos CP.

     

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Teste de avaliação

    a designar

    60%

    Trabalho de grupo

    a designar

    40%

     

     

     

     

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