filmeu

Disciplina Metodologias de Investigação em Exercício Físico e Saúde

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC Metodologias de Investigação em Exercício Físico e Saúde enquadra-se no 2º Ciclo em Exercício e Saúde. Tem como objetivo disponibilizar conhecimentos atualizados referentes às principais metodologias de avaliação de parâmetros relacionados à atividade física e aptidão física que são necessáros para a implementação de projetos de investigação. Estas metodologias são fundamentadas na evidência científica atual. Adicionalmente, pretende-se que os estudantes adquiram e sistematizem conhecimentos sobre os princípios éticos nas atividades de avaliação, intervenção e investigação.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Saúde, atividade física e exercício físico 2. Componentes da aptidão física relacionadas à saúde 3. Atividade física: avaliação e relação com a saúde 4. Comportamento sedentário: avaliação e relação com a saúde 5. Saúde e aptidão cardiorrespiratória; características gerais dos programas de treino aeróbio; avaliação da aptidão cardiorrespiratória 6. Saúde e aptidão musculoesquelética; características gerais dos programas de treino resistido e de flexibilidade; avaliação da aptidão musculoesquelética 7. Composição corporal: saúde e obesidade; avaliação da composição corporal 8. Métodos qualitativos: Definição, princípios conceptuais básicos e contextos de aplicação. Orientações teóricas na investigação qualitativa: diferentes tipos de estudos. Ética e a investigação qualitativa. Desenho de um estudo qualitativo 9. Animais de laboratório: breves noções históricas, legislação e ética, segurança, cuidados básicos de animais delaboratório. Desenho de protocolos e procedimentos
  • Objetivos

    Objetivos

    Os objetivos de aprendizagem (OA) desta UC são: OA1. Compreender a associação estabelecida entre atividade física, aptidão física e saúde OA2. Compreender a associação estabelecida entre comportamento sedentário e saúde OA3 .Compreender a abordagem qualitativa da investigação no que diz respeito aos pressupostos epistemológicos, aos princípios éticos e às especificidades metodológicas OA4. Compreender os princípios gerais para conceber, conduzir experimentos com animais e interpretar resultados no contexto do exercício e da saúde
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Aulas de natureza expositiva (ME1); Aprendizagem Baseada em problemas (ME2), Pesquisa bibliográfica (ME3), Análise de artigos científicos (ME4), Atividades práticas em pequeno grupo (ME5), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME6).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    American College of Sports Medicine (2021). Guidelines for exercise testing and prescription. (11th ed). USA: WoltersKluwer. Gibson, A.L, Wagner, D.R., Heyward, V.H. (2019). Advanced fitness assessment and exercise prescription. USA: Human Kinetics, Champaign. Powers, SK., & Howley, ET. (2018). Exercise Physiology. Theory and application to fitness and performance (10th ed.)  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios