-
Apresentação
Apresentação
A UC Estágio enquadra-se no 2º Ciclo em Exercício e Saúde, na área do desporto. Esta UC permite ao estudante aplicar os conhecimentos teóricos, teórico-práticos e outras competências adquiridas durante o 1º ano deste Ciclo de Estudo em contextos práticos. Adicionalmente, esta UC permite ao estudante desenvolver o trabalho de forma autónoma e crítica numa área específica do Ciclo de Estudo.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Anual | 60
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULP2361-814
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A realização da UC Estágio pressupõe o desenvolvimento de um Estágio Prático e de um trabalho final (Relatório de Estágio) desenvolvido pelo estudante supervisionado pelo orientador, co-orientador (caso de aplique) e pelo Supervisor na Instituição de Acolhimento. Os conteúdos programáticos englobam avaliação, prescrição, aplicação e controlo do exercício físico em contextos de exercício físico e saúde e reflexão crítica do trabalho desenvolido.
-
Objetivos
Objetivos
OA1. Fomentar competências de observação e identificação das especificidades dos contextos e dos papéis em que se desenvolvem as atividades do exercício físico e saúde OA2. Aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão e de resolução de problemas relacionados com a área de estudo específic, em contextos alargados e multidisciplinares OA3. Desenvolver competências de avaliação e integração da informação para o planeamento do treino ajustadas à problemática identificada e/ou aos objetivos OA4. Promover a capacidade de análise crítica OA5. Desenvolver competências de realização de revisão da literatura, definição dos objetivos, seleção e aplicação das metodologias de investigação mais adequadas, reflexão e interpretação dos resultados, redação de um trabalho de índole científica OA6. Desenvolver autonomia na realização dos seus trabalhos OA7. Desenvolver um trabalho de investigação científica ou um relatório de estágio profissional
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Experimentação e exercitação prática (ME1), Práticas pedagógicas em contexto real de planeamento, organização e intervenção no âmbito do exercício físico na saúde (ME2), Resolução de casos reais (ME3), Discussão de casos práticos com o orientador (ME4), Informação de retorno fornecida pelo orientador e supervisor de estágio sobre trabalho desenvolvido (ME5).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Maria José Sousa e Cristina Sales Baptista. (2011). Como fazer investigação, dissertações, teses e relatórios, 4ed.PACTOR. American Psychological Association. (2020). Publication Manual of the American Psychological Association (7th ed).Washington: American Psychological Association. Margaret Cargill & Patrick O'Connor. (2013). Writing Scientific Research Articles: Strategy and Steps (2ed). Wiley-Blackwell. ndKatz, M. J. (2009). From research to manuscript: A guide to scientific writing. New York: Springer. A bibliografia contemplará as referências específicas aos trabalhos finais desenvolvidas pelos estudantes (The bibliography will include specific references to the final works developed by the students)
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não