-
Apresentação
Apresentação
Com esta UC é esperado que o aluno adquira um conhecimento abrangente das principais técnicas de avaliação neuropsicológica utilizadas numa abordagem comportamental.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 7
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP6819-10985
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1) Aspetos concetuais e práticos da avaliação neuropsicológica - Visão histórica da avaliação neuropsicológica - Modelos de Avaliação Neuropsicológica - Objetivos da avaliação neuropsicológica - O papel do neuropsicólogo na avaliação neuropsicológica - Princípios éticos na prática da avaliação neuropsicológica CP2) A validade da avaliação neuropsicológica - Desenvolvimento e Análise Psicométrica - Simulação e esforço insuficiente (malingering) - Considerações culturais e de diversidade CP3) Introdução à avaliação neuropsicológica - Entrevista, história clínica e observação - Testes de Rastreio Cognitivo - Baterias e avaliação neuropsicológica compreensiva
-
Objetivos
Objetivos
OA1) Descrever os objetivos e principais modelos de avaliação neuropsicológica (AN) OA2) Compreender os princípios gerais da AN que garantem a sua eficácia, bem como as limitações das inferências que podem ser retiradas dos resultados de AN OA3) Refletir sobre o papel do neuropsicólogo na AN e respetivos princípios éticos OA4) Conhecer pressupostos de validade e parâmetros psicométricos dos testes de AN OA5) Discutir procedimentos para identificar a simulação e esforço insuficiente no processo de AN OA6) Definir a entrevista clínica com base no pedido clínico OA7) Identificar, através da observação, sintomas subtis e apresentações atípicas no processo de avaliação OA8) Reconhecer fatores que podem influenciar a AN e avaliar as suas consequências para a validade da AN OA9) Distinguir testes de rastreio cognitivo e baterias de avaliação neuropsicológica compreensivas, refletindo na sua aplicabilidade
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
A exposição oral com apoio de materiais audiovisuais (ME1) pretende dotar os estudantes de conhecimento teórico relevante que lhes permita adotar uma postura ativa e baseada em evidência. Irão ainda ser desenvolvidas atividades de teor prático com o foco no desenvolvimento de competências transversais ao contexto clínico. Especificamente, serão promovidas atividades de revisão de literatura e análise crítica de artigos científicos na área da avaliação neuropsicologia (ME2), diálogo interativo (ME3) e debate (ME4) acerca do estado da arte, bem como a reflexão em torno das limitações e potencialidades dos materiais atualmente disponíveis e validados para a prática. De forma a consolidar conhecimento relativo à condução de entrevista clínica (antes de se explorarem mais aprofundadamente os testes de avaliação neuropsicológica para diferentes faixas etárias em Avaliação Neuropsicológica II), irão também ter lugar exercícios de role play da situação da entrevista (ME5).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Strauss, E., Sherman, E. M., & Spreen, O. (2006). A compendium of neuropsychological tests: Administration, norms, and commentary. Oxford University Press. Bowden, S. (2017). Neuropsychological assessment in the age of evidence-based practice: diagnostic and treatment evaluations. Oxford University Press Mondini, S., Cappelletti, M., & Arcara, G. (2023). Methodology in neuropsychological assessment: An interpretative approach to guide clinical practice. Routledge Vanderploeg, R.D. (2011). Clinician’s guide to neuropsychological assessment (2nd Edition). NY: Routledge
-
Avaliação
Avaliação
Pretende-se que a unidade curricular tenha uma modalidade de avaliação contínua, em regime presencial, com a presença obrigatória em 75% das aulas. Esta modalidade envolverá as seguintes componentes:
1. Componente prática - Trabalho de grupo (40% - 8 valores) que incide na construção – e respetivo fundamento - de uma entrevista clínica e grelha de observação para a recolha de informação relevante para a prática da avaliação neuropsicológica. A avaliação do trabalho resulta da soma dos seguintes elementos: trabalho escrito (40% - 3,2 valores) e apresentação e discussão oral (60% - 4,8 valores). No caso da apresentação oral, 30% (aproximadamente 1,5 valores) da classificação é individual, resultado da participação individual no momento de discussão oral e da declaração de contributos assinada por todos os estudantes constituintes do grupo.
2. Componente teórica - Realização de um exame escrito, através do qual será testado o cumprimento dos OA (60%).
A classificação em cada uma das componentes de avaliação não poderá ser inferior a 9.5 valores. Os estudantes com uma nota inferior a 9.5 valores terão acesso a avaliação por exame final escrito (ponderação de 100%).
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




