filmeu

Disciplina Métodos de Investigação em Neuropsicologia

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de Metódos de Investigação em Neuropsicologia pretende, especificamente, permitir aos estudantes que explorem procedimentos práticos relacionados com a recolha e interpretação de dados referentes a um método de investigação em neuropsicologia, a ser definido pelo docente e pelo estudante (e que se encontre disponível no HEI-LAB ? Centro Universitário do Porto). Assim, a componente prática desenvolve-se tendo como base uma técnica de medição do Sistema Nervoso, permitindo aos estudantes explorarem em profundidade uma técnica de investigação, questões de investigação e procedimentos associados.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1.Fundamentos do Desenho de Investigação em Neuropsicologia - A neuropsicologia como ciência - Principais tipos de estudo: descritivos (casos de estudo, séries de caso, etc), analíticos observacionais (transversais, cohorts, etc) e analíticos de intervenção (experimentais, quasi-experimentais, etc) CP2. Medição do Sistema Nervoso  - Medidas do Sistema Nervoso Central (imagem por ressonância magnética, eletroencefalografia, potenciais evocados, espectroscopia funcional em infravermelho próximo)  - Medidas do Sistema Nervoso Periférico (Eletrocardiografia, Eletrodermografia, Eye-tracking) CP3. Prática Laboratorial - Regras e princípios da recolha de dados em laboratório - Tarefas Experimentais - Aquisição de dados
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1. Conhecer e comparar os desenhos de estudo e métodos de investigação na área da neuropsicologia clínica   OA2. Adquirir uma visão geral sobre vários métodos de investigação em neuropsicologia segundo os diferentes níveis de medição do sistema nervoso central e periférico e discutir as suas potencialidades vs. limitações.   OA3. Explorar procedimentos práticos relacionados com a recolha, análise e interpretação de dados referentes a um método de investigação em neuropsicologia
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    A articulação das metodologias de ensino da unidade curricular com o modelo pedagógico do CE prende-se com a combinação de vários métodos pedagógicos recomendados pelas principais referências científico pedagógicas do ensino superior. Assim, será promovida a sinergia entre métodos de ensino de natureza teórica e prática, com especial enfoque na promoção da aprendizagem ativa dos estudantes. Nas aulas teórico-práticas, serão combinados de forma complementar o método expositivo com apoio de materiais audiovisuais (ME1) com o diálogo interativo e debate sobre estudos previamente desenvolvidos (ME2), fomentando a intervenção ativa e reflexão crítica dos estudantes ao longo do processo de aquisição do conhecimento sobre desenhos de estudo e métodos de investigação em neuropsicologia. A componente laboratorial da unidade curricular consistirá na realização de exercícios práticos (treino aplicado, ME3) relacionados com a aquisição de dados.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    - Cacioppo, J. T., Tassinary, L. G., & Berntson, G. G. (Eds.). (2016). Handbook of Psychophysiology (4th ed.). Cambridge University Press.   - Kazdin, A. E. (2022). Research design in clinical psychology (Fifth edition). Cambridge University Press.   - Newman, A. (2019). Research methods for cognitive neuroscience (1st edition). SAGE Publications.   - Papanicolaou, A. C. (Ed.). (2014). The Oxford handbook of functional brain imaging in neuropsychology. Oxford University Press.
  • Avaliação

    Avaliação

    Esta unidade curricular funcionará em modalidade de avaliação contínua, em regime presencial, implicando a presença em 75% das aulas. A modalidade de avaliação contínua envolverá as seguintes componentes:

     

    A1. Teste escrito individual sobre os conteúdos programáticos abordados ao longo da unidade curricular (60%). O teste será dividido em duas partes:

              Parte I - Observação de uma Gincana Laboratorial seguida de relatório escrito de observação (30% da classificação final);

              Parte II - Questões teóricas sobre a matéria lecionada (30% da classificação final);

     

    A2. Projeto Laboratorial (40%). Este projeto individual incide: 1) Seleção de uma questão de investigação de uma lista disponibilizada pelo docente, 2) Elaboração da secção metodológica apropriada à questão de investigação (por exemplo, descrição de uma tarefa experimental e técnica de investigação do sistema nervoso).; Este projeto será entregue em formato de relatório escrito (15% da classificação final) e apresentado oralmente em sala de aula (25%). 

     

    A classificação em cada uma das componentes de avaliação não poderá ser inferior a 9.5 valores. Os estudantes com uma nota inferior a 9.5 valores terão acesso a exame final escrito (ponderação de 100%).

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios