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Disciplina Reabilitação Neuropsicológica I

  • Apresentação

    Apresentação

    Com esta UC é esperado que o aluno adquira um conhecimento teórico e prático abrangente dos principais modelos, estratégias e técnicas de reabilitação neuropsicológica, bem como da importância da personalização das mesmas ao perfil individual da pessoa. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos CP1) Reabilitação neuropsicológica - Definição conceptual - Aspetos históricos e culturais - Modelos de reabilitação neuropsicológica CP2) Princípios gerais da reabilitação neuropsicológica - Restituição, substituição e compensação - Transferência e generalização - Plasticidade neuronal, reorganização sináptica, e reserva cognitiva CP3) Tipologias de intervenção: treino, estimulação e reabilitação neurocognitiva CP4) Relação entre a avaliação e a reabilitação neuropsicológica - Definição de objetivos de intervenção - Monitorização da implementação da reabilitação neuropsicológica e treino neurocognitivo CP5) Fatores que influenciam o curso e os resultados da reabilitação neuropsicológica CP6) Reabilitação de funções cognitivas específicas ao longo da vida: conhecimento científico e exemplos de implicações práticas CP7) Potencialidades e limitações das diferentes estratégias de intervenção neuropsicológica
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1) Definir reabilitação neuropsicológica e descrever os principais aspetos históricos e culturais OA2) Caracterizar os principais modelos de reabilitação neuropsicológica OA3) Descrever princípios gerais da reabilitação neuropsicológica OA4) Identificar pontos comuns e divergentes nas tipologias de intervenção OA5) Refletir criticamente sobre a importância da avaliação neuropsicológica na definição de objetivos e monitorização do curso da reabilitação OA6) Reconhecer fatores que influenciam curso e resultados da intervenção OA7) Reconhecer especificidades de intervenção nas diferentes funções cognitivas ao longo da vida OA8) Descrever diferentes estratégias e técnicas de intervenção neurocognitiva, reconhecendo as suas potencialidades e limitações OA9) Definir objetivos de intervenção com base na avaliação neuropsicológica OA10) Definir estratégias e desenhar tarefas adequadas aos objetivos de intervenção e baseadas em evidência.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    A articulação das metodologias de ensino da UC com o modelo pedagógico do CE prende-se com a combinação de vários métodos pedagógicos recomendados pelas principais referências científico pedagógicas do ensino superior. Pretende-se, por isso, incentivar a aprendizagem ativa e autónoma dos estudantes. Desta forma, a exposição oral com apoio de materiais audiovisuais (ME1) pretende dotar os estudantes de conhecimento teórico relevante que lhes permita adotar uma postura ativa e baseada em evidência nos métodos de ensino práticos. Serão então utilizados conjuntamente o diálogo interativo (ME2), fomentando o raciocínio crítico dos estudantes; os resultados de avaliação neuropsicológica e perfis de funcionamento neurocognitivo, com vista a explorar e definir objetivos orientadores de intervenção (ME3); atividades de pequeno grupo em sala de aula (ME4), para a criação de possíveis estratégias e tarefas de intervenção neuropsicológica adequados aos objetivos propostos.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Ben-Yishay, Y., & Diller, L. (2011). Handbook of holistic neuropsychological rehabilitation: outpatient rehabilitation of traumatic brain injury. Oxford University Press Rajeswaran, J. (2012). Neuropsychological rehabilitation: principles and applications. Elsevier Inc. Wilson, B., Gracey, F., Evans, J., & Bateman, A. (2009). Neuropsychological rehabilitation: Theory, Models, Therapy and Outcome. Cambridge University Press. Wilson, B., Winegardner, J., van Heughten, C., & Ownsworth, T, (2017). Neuropsychological rehabilitation: the international handbook. Routledge, Taylor and Francis group. Winson, R., Wilson, B., & Bateman, A. (2017). The Brain Injury rehabilitation workbook. The Guilford Press  
  • Avaliação

    Avaliação

    Pretende-se que a unidade curricular tenha uma modalidade de avaliação contínua, em regime presencial, com a presença obrigatória em 75% das aulas. Esta modalidade envolverá as seguintes componentes:

     

    1. Componente teórica - Exame escrito, individual, sobre os conteúdos programáticos abordados ao longo da unidade curricular. O exame pretenderá avaliar o cumprimento dos objetivos de aprendizagem definidos (60%).


    2. Componente prática - A avaliação prática será conduzida em pares (40% - 8 valores). Consistirá na realização de dois trabalhos (20% + 20%; 4 valores cada) apresentados na forma de role-play. Os trabalhos práticos contemplarão duas partes:

    a.      Exercício de treino neurocognitivo com, pelo menos, 5 níveis de dificuldade e respetivo documento teórico explicativo (no máximo 2 páginas) - 37% (~1,5 valores) ;

    b.      Role-play de aplicação do exercício de treino neurocognitivo, realizado em aula - 63% (~2,5 valores).

    Pretende construir-se um repositório de materiais disponíveis a todos os estudantes que frequentaram a unidade curricular, após feedback do docente e dos colegas e consequente modificação, que poderá ser utilizado em unidades curriculares ou práticas profissionais futuras.

    A classificação em cada uma das componentes de avaliação não poderá ser inferior a 9.5 valores. Os estudantes com uma nota inferior a 9.5 valores terão acesso a avaliação por exame final escrito (ponderação de 100%).

    Exemplo:

    Descrição

    Ponderação

    Teste de avaliação

    60%

    Trabalhos práticos

    40%

    (20% + 20%)

     

     

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