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Disciplina Reabilitação Neuropsicológica II

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular insere-se na área da Neuropsicologia Clínica e pretende dotar os estudantes de conhecimento teórico e prático sobre os processos de estimulação e reabilitação neuropsicológica, contemplando a sua concetualização, implementação, avaliação da eficácia e utilização das novas tecnologias digitais. Pretende dar continuidade aos conteúdos e capacidades desenvolvidas em Reabilitação Neuropsicológica I e estabelece ponte com outras unidades curriculares como avaliação neuropsicológica I e II e Laboratório de Competências em Neuropsicologia Clínica, procurando preparar so estudantes para a sua integração no estágio curricular e em atividades profissionais futuras enquanto Neuropsicólogos Clínicos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1) Reabilitação neuropsicológica (RN) em diferentes faixas etárias e quadros clínicos - RN em crianças (exemplo: perturbações do neurodesenvolvimento, epilepsia e lesão cerebral adquirida) - RN em adultos e idosos (exemplo: lesão cerebral adquirida, esquizofrenia, doenças neurodegenerativas) CP2) Planeamento de programas de RN: - O passo a passo do planeamento dos programas de RN; - Prática baseada na evidência: aplicação em diferentes quadros clínicos (exemplo: perturbações do neurodesenvolvimento, lesão cerebral adquirida, síndromes demenciais) CP3) Avaliação da eficácia dos programas de RN: - Métodos e técnicas de avaliação da eficácia da RN - Medidas de resultado da eficácia da RN - Planeamento de estudos de avaliação da eficácia da RN CP4) As novas tecnologias digitais ao serviço da RN: - Plataformas, jogos sérios e realidade virtual - A interação entre a pessoa e os dispositivos tecnológicos - RN à distância - Aspetos éticos da utilização das novas tecnologias digitais nos processos de RN
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1) Caracterizar especificidades da reabilitação neuropsicológica (RN) nas diferentes faixas etárias OA2) Identificar principais áreas de intervenção em quadros clínicos, nas diferentes faixas etárias OA3) Refletir na importância da rede de apoio social na RN OA4) Descrever as principais fases do planeamento de programas de RN OA5) Definir objetivos de intervenção com base em casos clínicos OA6) Desenhar programas de RN com base em casos clínicos OA7) Criar sessões de RN personalizadas OA8) Refletir no papel das evidências científicas na implementação dos programas de RN OA9) Descrever procedimentos de avaliação da eficácia da RN OA10) Operacionalizar a avaliação da eficácia de programas de RN OA11) Identificar e caracterizar ferramentas digitais de RN OA12) Refletir criticamente sobre as ferramentas digitais de RN OA13) Reconhecer especificidades da RN remota OA14) Refletir criticamente sobre aspetos éticos das novas tecnologias na RN
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Exposição oral com apoio de materiais audiovisuais (ME1) - aquisição de conhecimento teórico e relevante que promove uma postura ativa e baseada em evidência tanto nas atividades com recurso a outras metodologias de ensino como na sua prática profissional. Atividades de debate e outras atividades de sala de aula (ME2) e de análise de artigos científicos (ME3) - promover o raciocínio crítico em relação a evidências, técnicas e protocolos de intervenção neuropsicológica e de avaliação da intervenção neuropsicológica; Atividades de pequeno grupo em sala de aula (ME4) -  colocar os estudantes em contacto com a definição de programas de intervenção neuropsicológica e da criação de sessões de reabilitação neuropsicológica com base nos perfis de funcionamento dos casos apresentados, bem como em contacto com a investigação da eficácia de programas de reabilitação neuropsicológica. Recurso às unidades de investigação HEI-Lab - tecnologias disponíveis (jogos sérios e realidade virtual) para RN.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Ben-Yishay, Y., & Diller, L. (2011). Handbook of holistic neuropsychological rehabilitation: outpatient rehabilitation of traumatic brain injury. Oxford University Press Rajeswaran, J. (2012). Neuropsychological rehabilitation: principles and applications. Elsevier Inc. Parsons, T. (2016). Clinical Neuropsychology and Technology: what’s new and how we can use it. Springer International Publishing Reed, J., Byard, K., & Fine, H. (2015) Neuropsychological rehabilitation of childhood brain injury: a practical guide. Palgrave Macmillan Wilson, B., Winegardner, J., van Heughten, C., & Ownsworth, T, (2017). Neuropsychological rehabilitation: the international handbook. Routledge, Taylor and Francis group. Winson, R., Wilson, B., & Bateman, A. (2017) The Brain Injury rehabilitation workbook. The Guilford Press
  • Avaliação

    Avaliação

    Pretende-se que a unidade curricular tenha uma modalidade de avaliação contínua, em regime presencial, com a presença obrigatória em 75% das aulas.

    Esta modalidade envolverá as seguintes componentes:

    -          Teste escrito, individual, sobre os conteúdos programáticos abordados ao longo da unidade curricular. O teste pretenderá avaliar o cumprimento dos objetivos de aprendizagem definidos (30% - 6 valores).

    -          Um trabalho de grupo final (70% - 14 valores), composto por relatório escrito (43% - 6 valores) e apresentação e discussão oral (57% - 8 valores) e com entrega parcelar, no qual os estudantes deverão:

                a. Criar um caso clínico;

                b. Apresentação e discussão em grupo da formulação do caso clínico;

                c. Definir, descrever e sustentar teórica e clinicamente um programa de reabilitação neuropsicológica, relacionando-o com o perfil de funcionamento do caso clínico apresentado;

                d. Descrever e apresentar os materiais de, pelo menos, 3 sessões de reabilitação neuropsicológica, que devem ser desenhadas de acordo com o perfil e interesses do caso clínico;

                e. Descrever e sustentar teoricamente a metodologia a utilizar para avaliar a eficácia do programa de reabilitação neuropsicológica definido, incluindo os objetivos de intervenção e os instrumentos utilizados para o efeito.

                f. Discussão e defesa oral do programa de reabilitação neuropsicológica.

     

    Pretende-se construir um repositório de materiais disponíveis a todos os estudantes que frequentaram a unidade curricular, após feedback do docente e dos colegas e consequente modificação, que poderá ser utilizado em unidades curriculares ou projetos de investigação aplicada futuros.

    A classificação em cada uma das componentes de avaliação não poderá ser inferior a 9.5 valores. Os estudantes com uma nota inferior a 9.5 valores terão acesso a avaliação por exame final escrito (ponderação de 100% na componente aplicável).

     

    Componente

    Ponderação

    Teste de avaliação

    30%

    Entrega, apresentação e discussão oral do relatório de grupo final

    70%

     

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