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Apresentação
Apresentação
Esta UC tem como objetivo fornecer aos estudantes o conhecimento conceptual e as competências práticas necessárias para a implementação dos diversos métodos de análise de dados aplicáveis no âmbito da Neuropsicologia Clínica. Dando sequência aos conteúdos abordados em Métodos de Investigação em Neuropsicologia, serão utilizados exemplos referentes aos desenhos de estudo e métodos consolidados ao longo dessa unidade (e.g., EEG, fNIR). Mais ainda, pretende-se não só que os/as estudantes adquiram uma compreensão global dos métodos de análise existentes, mas também o raciocínio crítico necessário para identificar quais os procedimentos mais adequados para o seu projeto de investigação. Desta forma, esta UC é uma componente basilar no desenvolvimento das competências necessárias para a criação personalizada da estratégia de análise de dados a implementar no Projeto de Dissertação em Neuropsicologia Clínica, fundamental para o desenvolvimento da Dissertação no 2º ano do ciclo de estudos.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP6819-25473
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1: Introdução à estatística na investigação e o seu papel na extração de evidência empírica: - Formulação e teste de hipóteses; - Amostragem e significância. CP2: Testes de Associação (Correlação e Regressão Linear) e de Diferenças (t-test, ANOVA e ANCOVA). CP3: Modelos Multivariados de Dependência com Variáveis Critério (Regressão Múltipla, MANOVA, MANCOVA). CP4: Modelos Multivariados de Interdependência e Redução da Dimensionalidade (Análise Fatorial, Análise de Clusters). CP5: Relevância e operacionalização de boas práticas de Ciência Aberta na análise de dados e interpretação: planeamento, reporting e disponibilização de recursos.
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Objetivos
Objetivos
OA1: Compreender o papel da estatística na investigação em neuropsicologia e aprofundar os conceitos de testes de hipótese, amostragem e significância. OA2: Revisitar procedimentos de estatística univariada e interpretar os resultados obtidos. OA3: Aplicar procedimentos de estatística multivariada e interpretar os resultados obtidos. OA4: Compreender o papel da ciência aberta na neuropsicologia enquanto área de investigação.
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Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Nas aulas teórico-práticas o método de exposição oral com recursos audiovisuais (ME1) visa fornecer as bases teórico-conceptuais para diversas metodologias de análise de dados, apresentar as principais ferramentas para a sua implementação e a sua aplicabilidade na investigação em neuropsicologia. As aulas prático-laboratoriais visam a execução de vários procedimentos de análise de dados (verificação de pressupostos, interpretação de outputs e redação de resultados) em bases reais de acesso aberto com variáveis de interesse para a neuropsicologia (treino aplicado, ME2). Este exercício será efetuado através do JASP (ferramenta open source), permitindo a aquisição de competências transponíveis para a investigação experimental e clínica prevista no ciclo de estudos. Serão dinamizados momentos de partilha de soluções aos exercícios propostos com feedback pelo docente e pares (ME3, ME4) de forma a acompanhar o desenvolvimento do trabalho prático a completar até ao final da UC.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Dienes, Z. (2008). Understanding psychology as a science: An introduction to scientific and statistical inference. New York: Palgrave Macmillan. Tabachnick, B. G., & Fidell, L. S. (2012). Using multivariate statistics. Prentice Hall. Navarro, D.J., Foxcroft, D.R., & Faulkenberry, T.J. (2019). Learning Statistics with JASP: A Tutorial for Psychology Students and Other Beginners. Grahe, J. (2021). A journey into open science and research transparency in psychology. Routledge.
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Avaliação
Avaliação
A UC funciona em modalidade de avaliação contínua e inclui três componentes:
A1. Teste Intercalar Teórico-Prático centrado nos Conteúdos Programáticos 1 a 3 (35%);
A2. Trabalho de Grupo - Apresentação oral e sessão de Q&A de póster científico com elaboração de hipóteses, procedimentos de análise de dados e resultados produzidos através de base de dados fornecida pelos docentes (35%);
A3. Trabalho Individual - Apresentação oral e sessão de Q&A sobre a estratégia de análise de dados para o teste de hipóteses fornecidas pelos docentes (30%).
A classificação em cada uma das componentes de avaliação contínua não poderá ser inferior a 9 valores. Os/as estudantes que não têm aproveitamento na avaliação contínua terão acesso a exame final escrito (ponderação de 100%; inclui componente prática de interpretação de outputs e redação de resultados).
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Mobilidade
Mobilidade
Sim




