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Apresentação
Apresentação
Pretende-se proporcionar aos estudantes um contacto estruturado com temáticas aprofundadas de investigação que lhes permitam adquirir e desenvolver conhecimentos e competências sólidas em investigação científica. Neste sentido, pretende-se acompanhar os estudantes no planeamento e concretização dos seus projetos de investigação, que culminarão na elaboração da dissertação final.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Anual | 30
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP6819-25476
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. Escrita científica e normas APA de formatação e referenciação. CP2. Procedimentos e aspetos metodológicos de execução do projeto de investigação (revisão da literatura, operacionalização de objetivos e hipóteses de investigação, recolha, tratamento e análise de dados, redação, interpretação e discussão dos resultados). CP3. Procedimentos éticos na condução de investigação em neuropsicologia clínica. CP4. Redação da dissertação, em conformidade com os requisitos de um trabalho científico. CP5. Comunicação e divulgação dos resultados da investigação.
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Objetivos
Objetivos
O objetivo geral da UC é acompanhar os estudantes na execução de um projeto de investigação. A UC dá continuidade à UC de Projeto de Dissertação, na qual os estudantes selecionam um tema de investigação, realizam uma revisão-síntese do estado da arte, estabelecem objetivos/hipóteses de investigação e definem os procedimentos metodológicos. Espera-se que os estudantes sejam capazes de: OA1: introduzir revisões de melhoria no projeto de investigação realizado na UC de Projeto; OA2: executar o plano de investigação (recolha, tratamento e análise de dados; redação, interpretação e discussão dos resultados); OA3: redigir a dissertação em formato de artigo científico; OA4: comunicar oralmente os resultados de um estudo original; OA5: demonstrar competências de reflexão crítica e ética sobre temas avançados de investigação, através da participação nas equipas de investigação dos orientadores de dissertação.
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Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
As metodologias de ensino propostas e descritas integram um conjunto de prátcas de inovacão pedagógica baseadas na evidência, e ajustadas aos objetivos e conteúdos da unidade curricular. A orientac¿a¿o tutorial e¿ a metodologia de ensino da UC. Os estudantes integram os grupos de investigac¿a¿o dos orientadores e recebem orientac¿a¿o tutorial individualizada durante todo o processo de execuc¿a¿o do plano de investigac¿a¿o e a redac¿a¿o da dissertac¿a¿o.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
[Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)] [Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)
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Avaliação
Avaliação
Em acordo com o Regulamento de Dissertac¿a¿o dos 2o Ciclos em Psicologia (DESPACHO REITORAL N.º 86/2023), a classificac¿a¿o final resulta da avaliac¿a¿o quantitativa e ponderada de 3 elementos:
a) Implementação do projeto de dissertação, com uma ponderação de 2 valores;
b) Dissertação de mestrado, com uma ponderação de 15 valores;
c) Apresentação e discussão da dissertação de mestrado em Defesa Pública, com uma ponderação de 3 valores.
A classificação do elemento da implementação do projeto de dissertação é atribuída pelo orientador do estudante em momento prévio à Defesa Pública. A classificação dos elementos referidos nas alíneas b) e c) do número anterior é atribuída pelo júri, de acordo com os procedimentos estabelecidos no Regulamento Pedagógico da Universidade Lusófona.
A avaliação das três componentes de avaliação é realizada com base em critérios qualitativos definidos pela direção do CE e aprovados pelos Conselho Científico e Conselho Pedagógico da FPED. Atendendo à natureza e especificidades da UC de Projeto de Dissertação, a classificação final obtida na avaliação do projeto de dissertação não é passível de melhoria.
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Mobilidade
Mobilidade
Não




