filmeu

Disciplina Dissertação

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular visa auxiliar os estudantes a  realizar os trabalhos no âmbito da dissertação de mestrado e a elaboração da dissertação escrita. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos As sessões de orientação tutorial da dissertação têm uma duração de 3 horas e decorrem com uma periodicidade quinzenal. Nessas sessões, cada orientador reunirá com o respetivo grupo de mestrandos, fazendo o acompanhamento da definição do projeto de investigação, nomeadamente: da revisão da literatura e da produção empírica que a acompanha; das questões de investigação, hipóteses, e das metodologias mais adequadas para dar resposta às mesmas; da seleção das medidas, procedimentos e métodos de recolha de dados; da análise dos dados e da discussão dos mesmos, as implicações práticas e teóricas, bem como a preparação para a apreciação pública da Dissertação de Mestrado.
  • Objetivos

    Objetivos

    O objetivo desta UC é a concretização do projeto de investigação que resultará na dissertação de mestrado. Pretende- se que os estudantes desenvolvam, com acompanhamento tutorial dos supervisores científicos, conhecimentos e competências científicas através da implementação do plano de investigação, desde a revisão da literatura; definição do objetivos, hipóteses e questões de investigação; seleção do “design” de investigação, das medidas e procedimentos de recolha de dados; análise e interpretação dos resultados; discussão dos resultados, e implicações para a prática e teoria. Os estudantes irão ainda adquirir/consolidar competências de escrita científica e conhecer os procedimentos para a divulgação dos resultados, designadamente as plataformas de submissão de revistas científicas com impact factor (Clarivate Analytics)
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Serão utilizadas metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem, nomeadamente a avaliação por pares, ferramentas digitais, sessões coletivas, e aprendizagem baseada nos problemas (PBL). 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Alderson, P., & Morrow, V. (2011). The ethics of research with children and young people: A practical handbook. Sage Publications Ltd. Field, A. (2013). Discovering Statistics Using SPSS (4ª ed). London: Sage. Katz, M. J. (2009). From research to manuscript: A guide to scientific writing. New York: Springer. Jason, L., & Glenwick, D. (Eds.). (2016). Handbook of methodological approaches to community-based research: Qualitative, quantitative, and mixed methods. New York: Oxford university press. Moher, D., Shamseer, L., Clarke, M., Ghersi, D., Liberati, A., Petticrew, M. & Stewart, L. A. (2015). Preferred reporting items for systematic review and meta-analysis protocols (PRISMA-P) 2015 statement. Systematic reviews, 4(1), 1. O’brien, B. C., Harris, I. B., Beckman, T. J., Reed, D. A., & Cook, D. A. (2014). Standards for reporting qualitative research: a synthesis of recommendations. Academic Medicine, 89(9), 1245-1251.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios