filmeu

Disciplina Dissertação

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular visa auxiliar os estudantes a  realizar os trabalhos no âmbito da dissertação de mestrado e a elaboração da dissertação escrita. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos As sessões de orientação tutorial da dissertação têm uma duração de 3 horas e decorrem com uma periodicidade quinzenal. Nessas sessões, cada orientador reunirá com o respetivo grupo de mestrandos, fazendo o acompanhamento da definição do projeto de investigação, nomeadamente: da revisão da literatura e da produção empírica que a acompanha; das questões de investigação, hipóteses, e das metodologias mais adequadas para dar resposta às mesmas; da seleção das medidas, procedimentos e métodos de recolha de dados; da análise dos dados e da discussão dos mesmos, as implicações práticas e teóricas, bem como a preparação para a apreciação pública da Dissertação de Mestrado.
  • Objetivos

    Objetivos

    O objetivo desta UC é a concretização do projeto de investigação que resultará na dissertação de mestrado. Pretende- se que os estudantes desenvolvam, com acompanhamento tutorial dos supervisores científicos, conhecimentos e competências científicas através da implementação do plano de investigação, desde a revisão da literatura; definição do objetivos, hipóteses e questões de investigação; seleção do “design” de investigação, das medidas e procedimentos de recolha de dados; análise e interpretação dos resultados; discussão dos resultados, e implicações para a prática e teoria. Os estudantes irão ainda adquirir/consolidar competências de escrita científica e conhecer os procedimentos para a divulgação dos resultados, designadamente as plataformas de submissão de revistas científicas com impact factor (Clarivate Analytics)
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Serão utilizadas metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem, nomeadamente a avaliação por pares, ferramentas digitais, sessões coletivas, e aprendizagem baseada nos problemas (PBL). 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Alderson, P., & Morrow, V. (2011). The ethics of research with children and young people: A practical handbook. Sage Publications Ltd. Field, A. (2013). Discovering Statistics Using SPSS (4ª ed). London: Sage. Katz, M. J. (2009). From research to manuscript: A guide to scientific writing. New York: Springer. Jason, L., & Glenwick, D. (Eds.). (2016). Handbook of methodological approaches to community-based research: Qualitative, quantitative, and mixed methods. New York: Oxford university press. Moher, D., Shamseer, L., Clarke, M., Ghersi, D., Liberati, A., Petticrew, M. & Stewart, L. A. (2015). Preferred reporting items for systematic review and meta-analysis protocols (PRISMA-P) 2015 statement. Systematic reviews, 4(1), 1. O’brien, B. C., Harris, I. B., Beckman, T. J., Reed, D. A., & Cook, D. A. (2014). Standards for reporting qualitative research: a synthesis of recommendations. Academic Medicine, 89(9), 1245-1251.  
  • Avaliação

    Avaliação

    Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Teste de avaliação

    dd-mm-yyyy

    30%

    Portfolio

    dd-mm-yyyy

    40%

    (...)

     

     

     

    Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios entidade signataria