filmeu

Disciplina Psicologia Desportiva Aplicada ao Futebol

  • Apresentação

    Apresentação

    A presente unidade curricular explora a dimensão psicológica associada aos processos de treino e competição em Futebol que contribuem para o desenvolvimento do futebolista e de outros agentes, com particular ênfase treinador. Neste sentido, procura mobilizar os principais paradigmas teóricos e promover a avaliação e o desenvolvimento de estratégias de intervenção.  
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. A organização dos comportamentos do praticante e a gestão de objetivos. 2. Análise da prestação individual e coletiva. 3. Emoções, Futebol e treino das competências psicológicas. 4. Liderança, coesão e o ambiente de grupo. 5. A formação ética do futebolista. 6. Desenvolvimento da carreira do futebolista e das equipas de Futebol. 7. O Psicólogo do desporto: Missão e competências no Futebol. 8. Neuropsicologia aplicada ao Futebol.
  • Objetivos

    Objetivos

    A presente unidade curricular tem como objetivos: 1- Promover o conhecimento acerca da importância da componente psicológica (antecedente e consequente) nos processos de treino e competição em Futebol. 2- Identificar e explicar as variáveis psicológicas envolvidas e a desenvolver no futebolista, bem como noutros agentes, mobilizando para tal constructos provenientes dos principais paradigmas teóricos. 3- Refletir e treinar as questões ligadas à avaliação dos constructos psicológicos identificados e ao desenvolvimento de estratégias de intervenção.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Discussão de casos práticos (ME1), Visionamento e discussão de documentários/vídeos (ME2), Atividades em pequeno grupo (ME3), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME4).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Barreiros, A., Garganta, J., Freitas, S., Duarte, D., & Fonseca, A., (2010). O que pensam os treinadores portugueses da 1ª liga sobre a importância da intervenção psicológica no Futebol profissional? Motriz - Revista de Educação Física, 17 (1), 128-137. Beswick, B. (2001). Focused for soccer: developing a winning mental approach. Champaign, IL: Human Kinetics. Cale, A., & Forzoni, R. (2004). Official FA guide to Basic Psychology for Football. Abingdon: Hodder & Stoughton. Cruz, J. (Ed.) (1996). Manual de Psicologia do Desporto. Braga: SHO. Weinberg, R.; & Gould, D. (2011). Foundations of Sport and Exercise Psychology. 5th edition. Human Kinetics.
  • Avaliação

    Avaliação

    Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Teste de avaliação

    janeiro

    40%

    Trabalho de grupo

    janeiro

    60%

    (...)

     

     

     

    A avaliação é contínua e é levada a cabo nos termos do Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusófona. Diferentes instrumentos de avaliação serão utilizados: 1) provas escritas; 2) trabalhos (de grupo); 3) Observação e preenchimento de listas de verificação;

    A classificação final é determinada arredondando às unidades o valor da média aritmética ponderada das classificações obtidas nos momentos de avaliação. Para a aprovação a classificação final terá que ser > ou = a 9.5 valores.

    Os estudantes que não obtenham aprovação poderão submeter-se a exame na época de recurso. O exame de recurso incidirá sobre a totalidade dos CP.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios