filmeu

Disciplina Multi-abrangência Profissional do Treinador de Futebol

  • Apresentação

    Apresentação

    Com esta unidade curricular pretende-se que os estudantes conheçam a multi-abrangência profissional do treinador de futebol e os pressupostos éticos e comunicacionais para uma adequada intervenção no treino e na competição.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. O papel do treinador de grau II enquanto líder pedagógico na formação dos praticantes e no
    processo de desenvolvimento desportivo;
    1.1 As responsabilidades do Treinador de grau II;
    1.2 Perfil e competências gerais do treinador de grau II.
    2. A intervenção pedagógica do treinador de grau II no treino e na competição.
    3. Ética desportiva e deontologia profissional;
    3.1 A importância da formação de treinadores como fator de desenvolvimento desportivo;
    3.2 Ser treinador: saber estar e saber ser.
    4. Os pais na prática desportiva das crianças e jovens;
    4.1 O papel dos pais;
    4.2 Estratégias básicas para lidar com os pais.
    5. Coaching desportivo.
    6. A missão e funções do Team Manager e do Diretor Desportivo.

  • Objetivos

    Objetivos

    A presente unidade curricular tem como objetivos:
    1- Conhecer as competências e responsabilidades técnicas e pedagógicas do treinador de grau
    II.
    2- Identificar o treino desportivo como um processo pedagógico e de ensino indissociável de
    preocupações formativas e educativas.
    3- Saber identificar os comportamentos essenciais para definir um comportamento ético e perfil
    adequado do Treinador de Grau II.
    4- Reconhecer o importante papel dos pais na prática desportiva de crianças e jovens e
    conhecer estratégias para lidar com os diferentes tipos de pais com uma atitude positiva.
    5- Identificar os principais pressupostos comunicacionais e metodológicos para uma adequada
    intervenção no treino e na competição.
    6- Identificar e distinguir as funções dos agentes desportivos, com intervenção direta e indireta
    no Futebol de formação e de rendimento.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Nesta unidade curricular a transmissão de informação será realizada através de exposição de
    conteúdo através de powerpoint, visualização de exemplos práticos, leitura de artigos,
    dinâmicas de grupo, role playing e debates.

    Inovação no formato de avaliação:
    A avaliação consistirá na arganização de conferência, incluindo cartaz, inscrições, programação, forma de divulgação, cobertura
    fotográfica, etc. e participação como orador nessa mesma conferência, com um tema inserido na UC. 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Allen, J., Bell, A., Lynn, J., Taylor, J., & Lavalle, D. (2012). Identifying Excellent Coaching
    Practice along the Sporting Pathway. School of Sport, University of Stirling.
    Cassidy, T.; et al. Understading sports coaching: the social, cultural and pedagogical
    foundations of coaching practice. New York: Routledge, 2009.
    Côté, J & Gilbert, W. (2009). An Integrative Definition of Coaching Effectiveness and Expertise,
    International Journal of Sports Science & Coaching, 4(3), 307-323.
    Gilbert, W., Nater, S., Siwik, M., & Gallimore, R. (2010). The Pyramid of Teaching Success in
    Sport: Lessons from Applied Science and Effective Coaches. Journal of Sport Psychology in
    Action, 1, 86-94.
    IPDJ (2008). Programa Nacional de Formação de Treinadores
    http://www.idesporto.pt/conteudo.aspx?id=94
    Meinberg, E.; (2002). Training: a special form of teaching, Revista Portuguesa de Ciências do
    Desporto, 2 (4), 115 ¿ 123.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios