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Apresentação
Apresentação
Com esta unidade curricular pretende-se que os estudantes conheçam a multi-abrangência profissional do treinador de futebol e os pressupostos éticos e comunicacionais para uma adequada intervenção no treino e na competição.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP6223-22696
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. O papel do treinador de grau II enquanto líder pedagógico na formação dos praticantes e no processo de desenvolvimento desportivo; 1.1 As responsabilidades do Treinador de grau II; 1.2 Perfil e competências gerais do treinador de grau II. 2. A intervenção pedagógica do treinador de grau II no treino e na competição. 3. Ética desportiva e deontologia profissional; 3.1 A importância da formação de treinadores como fator de desenvolvimento desportivo; 3.2 Ser treinador: saber estar e saber ser. 4. Os pais na prática desportiva das crianças e jovens; 4.1 O papel dos pais; 4.2 Estratégias básicas para lidar com os pais. 5. Coaching desportivo. 6. A missão e funções do Team Manager e do Diretor Desportivo.
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Objetivos
Objetivos
A presente unidade curricular tem como objetivos: 1- Conhecer as competências e responsabilidades técnicas e pedagógicas do treinador de grau II. 2- Identificar o treino desportivo como um processo pedagógico e de ensino indissociável de preocupações formativas e educativas. 3- Saber identificar os comportamentos essenciais para definir um comportamento ético e perfil adequado do Treinador de Grau II. 4- Reconhecer o importante papel dos pais na prática desportiva de crianças e jovens e conhecer estratégias para lidar com os diferentes tipos de pais com uma atitude positiva. 5- Identificar os principais pressupostos comunicacionais e metodológicos para uma adequada intervenção no treino e na competição. 6- Identificar e distinguir as funções dos agentes desportivos, com intervenção direta e indireta no Futebol de formação e de rendimento.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Nesta unidade curricular a transmissão de informação será realizada através de exposição de conteúdo através de powerpoint, visualização de exemplos práticos, leitura de artigos, dinâmicas de grupo, role playing e debates. Inovação no formato de avaliação: A avaliação consistirá na arganização de conferência, incluindo cartaz, inscrições, programação, forma de divulgação, cobertura fotográfica, etc. e participação como orador nessa mesma conferência, com um tema inserido na UC.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Allen, J., Bell, A., Lynn, J., Taylor, J., & Lavalle, D. (2012). Identifying Excellent Coaching Practice along the Sporting Pathway. School of Sport, University of Stirling. Cassidy, T.; et al. Understading sports coaching: the social, cultural and pedagogical foundations of coaching practice. New York: Routledge, 2009. Côté, J & Gilbert, W. (2009). An Integrative Definition of Coaching Effectiveness and Expertise, International Journal of Sports Science & Coaching, 4(3), 307-323. Gilbert, W., Nater, S., Siwik, M., & Gallimore, R. (2010). The Pyramid of Teaching Success in Sport: Lessons from Applied Science and Effective Coaches. Journal of Sport Psychology in Action, 1, 86-94. IPDJ (2008). Programa Nacional de Formação de Treinadores http://www.idesporto.pt/conteudo.aspx?id=94 Meinberg, E.; (2002). Training: a special form of teaching, Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, 2 (4), 115 ¿ 123.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não