-
Apresentação
Apresentação
Com esta UC pretende-se que os estudantes conheçam a Teoria e Metodologia do Treino Aplicada ao Futebol contemporâneo.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 9
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP6223-22698
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Fundamentos do exercício de treino em Futebol. 2. Princípios para aplicação do exercício de treino. 3. Organização estrutural do exercício de treino em Futebol. 4. Métodos de ensino/treino do jogo de Futebol. 5. Sessão de treino em Futebol. 6. Microciclo de treino em Futebol. 7. Métodos de treino no Futebol. 8. Sistema (estrutura) do jogo de Futebol. 9. Métodos de jogo de Futebol. 10. Princípios de jogo de Futebol. 11. Fatores de jogo de Futebol. 12. Bases para a construção de uma equipa de Futebol. 13.Organização dinâmica da equipa de Futebol e sua operacionalização. 14. Treino específico do guarda-redes. 15. Treino das capacidades motoras em Futebol. 16. Planeamento do treino em Futebol. 17. Exercícios de preparação e de recuperação após o jogo de Futebol. 18. Identificação, Seleção e Promoção de talentos no Futebol. 19. Que Futuro?
-
Objetivos
Objetivos
A presente unidade curricular tem como objetivos: 1- Diferenciar o exercício de treino em Futebol desenvolvendo o jogador e a equipa. 2- Identificar os diferentes princípios que orientam a aplicação dos exercícios de treino. 3- Caracterizar os diferentes métodos de ensino/treino do jogo estrutural, funcional e relacionalmente. 4- Construir um microciclo de treino em Futebol. 5- Diferenciar os métodos de treino face aos conteúdos de treino. 6- Identificar a evolução da racionalização dos espaços de jogo e das missões táticas dos jogadores, segundo os princípios do jogo. 7- Programar o treino das situações de bola parada. 8- Delinear o treino específico do GR. 9- Relevar a importância dos jogos reduzidos para o treino das capacidades motoras, tático-técnicas e psicológicas em Futebol. 10- Compreender as características da variação da performance física ao longo do jogo. 11- Detetar e selecionar os talentos no Futebol. 12- Identificar a evolução do Futebol.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Nesta unidade curricular a transmissão de informação será realizada através de exposição de conteúdo através de powerpoint, visualização de exemplos práticos, leitura de artigos, dinâmicas de grupo, debates e aplicação prática.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Garganta, J. (2009) Identificação, seleção e promoção e promoção de talentos nos jogos desportivos: Fatos, mitos e equivocos: In J. Fernandez, G. Torres & A. Montero (Eds.), Actas do II Congreso Internacional de Deportes de Equipo. Editorial y Centro de Formación de Alto Rendimiento. Universidade de A Coruña. Garganta, J.; Oliveira, J.; Barreira, D.; Brito, J.; Rebelo, A. (2013). Fundamentos e práticas para o ensino e treino do Futebol. In F. Tavares (Ed.), Jogos Desportivos Coletivos: Ensinar a Jogar (pp. 199-263). FADEUP, Porto. Tamarit, X. (2013). Periodização Táctica vs Periodização Táctica - entrevista a Vitor Frade. In MBF (Ed.). Espanha. Teoldo, I.; Oliveira, J.; Garganta, J. (2015). Para um Futebol jogado com ideias. In Appris (Ed.). Curitiba, Brasil. Winckel, J. V.; Helsen, W.; McMillan, K.; Tenney, D.; Meert J.P.; Bradley, P. (2014). Fitness in soccer: The science and pratical application. In Moveo Ergo Sum, Klein-Gelmen (Ed.). UK.
-
Avaliação
Avaliação
Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
Teste de avaliação
janeiro
100%
Tipo de avaliação:
1. Avaliação contínua sem prova final: realização de trabalhos de diversa índole, como elaboração de trabalhos de pesquisa, análise e interpretação de situações reais ocorridas no contexto do desporto, análise e interpretação crítica de textos selecionados, entre outros (100%), onde a classificação por tarefa é de 9,5 valores. A aprovação está condicionada à presença de 75% das aulas.
2. Avaliação por exame final destina-se aos estudantes que não cumpriram ou não tenham tido sucesso na avaliação continua. Será realizada uma prova escrita que versa os conteúdos lecionados (100%).
A classificação final terá que ser superior a 9,5 valores.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




