-
Apresentação
Apresentação
Com esta UC pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos aprofundados acerca das funções nutricionais no Futebol .
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP6223-22700
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução à Nutrição no Futebol.
2. Necessidades nutricionais no Futebol;
2.1. Necessidades energéticas;
2.2. Necessidades em macronutrientes e periodização da ingestão;
2.3. Necessidades em micronutrientes;
2.4. Necessidade hidro-electrolíticas e periodização da ingestão;
2.5. Necessidades nutricionais em situações especiais (calor, frio, altitude e jet-lag).
3. Etanol e Futebol.
4. Suplementação no Futebol.
5. Introdução e fundamentos da luta contra a dopagem.
-
Objetivos
Objetivos
Nesta unidade curricular pretende-se que os estudantes:
1- Adquiram conhecimentos sobre o papel da nutrição no Futebol.
2- Adquiram conhecimentos sobre as funções e fontes alimentares dos nutrientes no Futebol.
3- Adquiram conhecimentos sobre a periodização da ingestão de macronutrientes, micronutrientes, água e eletrólitos antes, durante e após o treino/jogo.
4- Adquiram conhecimentos sobre os aspetos nutricionais em situações especiais tendo em conta a temperatura ambiente, altitude e jet-lag.
5- Adquiram conhecimentos sobre o efeito do consumo de etanol no Futebol.
6- Adquiram conhecimentos sobre os tipos de suplementos alimentares e os seus efeitos no Futebol.
7- Adquiram conhecimentos sobre o conceito de dopagem, substâncias dopantes e estratégias de antidopagem.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Aulas de natureza expositiva (ME1): Resolução de casos práticos (ME2), Visitas a servios de nutrição de clubes (ME3), Pesquisa bibliográfica (ME4), Análise de artigos científicos (ME5), Atividades em pequeno grupo (ME6), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME7).
A metodologia de ensino a utilizar será em forma de aulas conferência e aulas colóquio. A análise de material bibliográfico será incluída para a promoção de uma visão crítica sobre o conhecimento atual. As aulas serão teórico-práticas onde o estudante terá uma participação ativa nas atividades propostas. Nas aulas teórico-práticas serão feitas propostas de trabalho que se aproximam da metodologia de trabalho em pares ou de equipa.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Burke, L. & Deakin, V. (2015). Clinical Sports Nutrition (5th Ed.). Australia: McGraw-Hill Education.
- EFSA (European Food Safety Authority) (2017). Dietary reference values for nutrients: Summary report. EFSA supporting publication 2017: e15121. 92 pp. doi:10.2903/sp.efsa.2017.e15121.
- Insel, P. M., Ross, D., McMahon, K., & Bernstein, M. (2016). Nutrition (6th Ed.). Sudbury, Massachusetts: Jones and Bartlett Publishers.
- Karpinski, C. & Rosenbloom, C.A. (2017). Sports Nutrition: A Handbook for Professionals (6th Ed.) Academy of Nutrition and Dietetics.
- Maughan R.J. (2006). Nutrition and Football: The FIFA/FMARC Consensus on Sports Nutrition (1st Ed.) Routledge.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não