Novos Cursos
Os Nossos Cursos
Informações Académicas
Formato do cursoMisto
Horas220h
Créditos18 ECTS
-
1ª Edição (2024-25)
1ª Edição (2024-25)
A decorrerData de início 2 mai 2025Data de fim 5 jun 2025
-
Apresentação
Apresentação
A Pós-Graduação Conceções e Práticas Metodológicas e Decisionais no Futebol visa proporcionar aos estudantes uma especialização profissional qualificada no âmbito do Treino Desportivo e da Tomada de Decisão no Futebol. Destaca-se a elevada promoção da reflexão e do desenvolvimento de princípios éticos, deontológicos, pedagógicos, organizacionais e desportivos sólidos na área de intervenção do Futebol contemporâneo, assim como novas práticas contextualizadas que salvaguardem o superior interesse do(a) atleta na sua formação integral e multidimensional. Os estudantes aprendem as Metodologias de Treino em contacto direto com os Departamentos Técnicos do Boavista Futebol Clube e da Associação Juvenil Escola de Futebol Hernâni Gonçalves.
-
Condições de Ingresso
Condições de Ingresso
Licenciatura ou frequência de licenciatura ou detentores de um currículo escolar, científico ou profissional reconhecido pelo órgão científico da universidade.
-
Competências
Competências
Aprofundar conhecimentos ao nível da organização multidisciplinar que enquadra a intervenção do Treinador no Treino Desportivo e na Tomada de Decisão no Futebol; Conhecer os modelos concetuais explicativos de trajetórias de implementação, desenvolvimento, organização, gestão e avaliação do treino desportivo e da Tomada de Decisão no Futebol; Capacitar para a utilização do pensamento crítico, do raciocínio ético-deontológico subjacente à intervenção no Futebol e das práticas colaborativas em equipas multidisciplinares; Estágio em Clubes.
-
Razões para frequentar este curso
Razões para frequentar este curso
- Os estudantes potenciam as melhores práticas profissionais no Futebol 7 e Futebol 11, isto porque a pós-graduação apresenta uma elevada componente letiva Teórico-Prática (em regime síncrono e assíncrono).
- Lecionada por Treinadores e Professores Universitários experts nacionais e estrangeiros, com acompanhamento técnico tutorial dos Departamentos Técnicos dos Clubes parceiros à Pós-graduação.
-
Programa
Programa
- [Anual]
-
A Tomada de Decisão no Futebol
3 ects -
Análise e Interpretação das Dimensões de Rendimento no Futebol
3 ects -
Arbitragem e Leis de Jogo de Futebol
1 ects -
Estágio em Contexto Real de Prática
4 ects -
Gestão e Organização do Futebol
1 ects -
Metodologia do Treino em Futebol
4 ects -
Psicologia Desportiva Aplicada ao Futebol
2 ects
-
Observações
Observações
Plano de estudos único e inovador no contexto académico-desportivo nacional e internacional.
Centro Universitário
Porto | Faculdade de Desporto e Educação Física