PLANO DE ESTUDOS
Módulo I
Os problemas de convivência na escola
(Analisar problemas de convivência escolar - conflito, indisciplina e violência - bullying); Relacionar a convivência com os modelos de gestão de convivência na escola; Conhecer propostas de intervenção).
Módulo II
Paradigmas de resolução de conflitos
(Estudar as variáveis dos Modelos de resolução de conflitos; Relacionar modelo impositivo - modelo cooperativo; Analisar as propostas de gestão e resolução de conflitos, com enfoque na negociação integrativa).
Módulo III
A mediação
(Reconhecer a esfera da mediação, os modelos os princípios, as características, os objetivos e os limites da mediação; Entender a perspetiva cidadã e educativa da mediação).
Módulo IV
A mediação escolar
(Identificar os objetivos da mediação escolar; Compreender os tipos de mediação em contextos socioeducativos; Entender a utilidade e as vantagens da mediação na prevenção, resolução e transformação dos conflitos interpessoais; Perceber a mediação como uma metodologia de intervenção socioeducativa).
Módulo V
O mediador de conflitos na escola
(Saber e ser um terceiro nas dinâmicas relacionais e na gestão dos conflitos: competências, princípios de atuação ao nível da mediação formal e das atividades de mediação informal; Contextualizar a atuação do mediador de conflitos nos diversos contextos socioeducativos).
Módulo VI
Técnicas, ferramentas e fases do processo de mediação
(Identificar e praticar o processo de mediação, aplicando estratégias e ferramentas; Treinar a comunicação na mediação e a Comunicação Não-Violenta).
Módulo VII
A escola, a família, a comunidade e a justiça
(Analisar criticamente a relação entre os contextos da justiça, da família, da comunidade e a escola; Conhecer outras variantes da mediação: mediação familiar, mediação comunitária e a justiça restaurativa).
Módulo VIII
Programas de mediação e planos de convivência
(Conhecer os princípios e critérios que subjazem à implementação de projetos e programa de mediação escolar; Reconhecer as implicações e exigências dos projetos e programas de mediação escolar, nomeadamente aqueles que se inserem nos modelos integrados de convivência; Tomar conhecimento de experiências de mediação escolar).
Módulo IX
A mediação em ação
(Aprofundar a prática da mediação; Delinear dispositivos de mediação escolar; Conceber o processo organizativo de um projeto de mediação socioeducativa).