filmeu

Docente
Margarida Prieto

Margarida Prieto

Resume

Margarida Penetra Prieto. Concluiu o(a) Doutoramento em Doutoramento em Pintura /PhD in Painting em 2013 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Mestrado em Mestrado em Belas-Artes - Pintura /Master in Fine Arts -Painting em 2008 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes e Licenciatura em Licenciatura em Artes Plásticas- Pintura em 1999 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes. É Professor Auxiliar no(a) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Investigadora integrada no(a) Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Researcher in the painting fiel (fine-arts) no(a) Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Invited teacher at FBAUL- master in painting, course: Project and Painting. no(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Directora do 1º ciclo de estudos em Artes Visuais /Licenciatura em Artes Visuais, DL132, de 11 de Julho 218, Despacho 6766/2018 no(a) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Director de Unidade Orgânica no(a) Instituto Politecnico da Lusofonia Escola superior de Comunicação, Inovação e Artes e Artista Visual no(a) Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes. Publicou 2 artigos em revistas especializadas. Possui 2 capítulo(s) de livros e 5 livro(s). Organizou 31 evento(s). Participou em 32 evento(s). Recebeu 3 prémio(s) e/ou homenagens. Atua na(s) área(s) de Humanidades com ênfase em Artes com ênfase em Artes. Nas suas atividades profissionais interagiu com 5 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Rui Macedo; hipotipose; instalação; pintura; site-specific; Pinheiro, Jorge, 1931-; Pires, Filipe; Desenho; Semiótica; Sinestesia; Partituras musicais; Ensaios; Macedo, Rui Alexandre, 1975-; Pintura; Céu; Ecrã; Deus; Crítica e interpretação; Territóri; object trouve; observação; Capucho, Mónica, 1971-; Visibilidade; Legibilidade; Criação pictórica; Ateliers de artistas; Metodologias; Estética; Investigação em arte; Teoria da arte; Criticismo; Queiroz, João Paulo, 1966-; Paisagem; Natureza; céus; ecrã; Instalação (Arte); Site - Specific Art; Teses de doutoramento - 2013; Escrita; Figuração narrativa; Imagem; Linguagem; visível; legível; grelha; jogo; invisível; natureza; paisagem; desenho; "ARTISTS BOOKS"; "ILLUSTRATED ALBUM"; "PAINTING"; "DRAWING"; "THINKING ABOUT ART"; "COMPOSITION"; "ART EXHIBITION THINKING"; "ENVIRONEMENT"; "AESTHETICS"; "ART BASED TEACHING"; "ARTISTIC METHODS OF WORK AND THINK"; "palavra"; "pinttura"; "geografia"; "identidade"; "lugar"; "pintura"; "território"; .

Graus

  • Mestrado
    Mestrado em Belas-Artes - Pintura /Master in Fine Arts -Painting
  • Doutoramento
    Doutoramento em Pintura /PhD in Painting
  • Licenciatura
    Licenciatura em Artes Plásticas- Pintura

Publicações

Artigo em revista (magazine)

  • 2020-12, “Eu contagio, tu contagias, eles contagiam”, Revista digital do Departamento de Cinema e Artes dos Media da ECATI / ULHT.
  • 2016, Rui Macedo, Da sugestão e do seu poder imagético
  • 2016, Rui Macedo e a Pintura como instalação, Avesso da Norma no Museu Nacional Machado de Castro, em Coimbra
  • 2016, ...ir, ir e chegar ao fim
  • 2015, "O mistério da pintura"
  • 2014-12, Do céu aos céus: Rui Macedo

Artigo em revista

  • 2022-07, CONFLITO COMO CONCEITO OPERATIVO EM DIFERENTES DOMÍNIOS. CONSIDERAÇÕES GENÉRICAS., DCAM
  • 2021, “Rui Macedo e o jogo do ‘faz-de-conta’”, CSO'2021
  • 2019, “Uma visão do Futuro no ensino das Belas-Artes” , Revista digital do Departamento de Cinema e Artes dos Media da ECATI / ULHT
  • 2018-08-04, Non nova, sed nove, PORTO ARTE: Revista de Artes Visuais
  • 2011, O OUTRO LADO, :ESTÚDIO

Tese / Dissertação

  • 2013, Doutoramento, A pintura que retém a palavra

Livro

  • 2023, THE UNQUIET LANDS, 1ª, Prieto, Margarida; Escarduça, Ricardo, Universidade de Lisboa - Faculdade de Belas-Artes
  • 2023, Sob o mesmo tecto : obras de Ema M. e Teresa Palma Rodrigues, Rodrigues, Teresa Palma; Prieto, Margarida, Centro de Investigação e de Estudos em Belas Artes, Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa
  • 2023, SKY, 1ª, Prieto, Margarida; Ferreira, Emília, Universidade de Lisboa - Faculdade de Belas-Artes
  • 2023, Enormously Vast, RIBEIRO, LUÍS CLÁUDIO; Prieto, Margarida, Universidade de Lisboa - Faculdade de Belas-Artes
  • 2021, PRIETO, M.; RODRIGUES, T., MARQUES, I. (2021). Playing, Drawing, Thinking, Prieto, Margarida; Rodrigues, Teresa Palma; Marques, Ines Andrade , Edições Universitárias Lusófonas
  • 2016, LE DEVINER FABLE DU MONDE, Prieto, Margarida
  • 2014, VISIBILIA
  • 2012, BANDED APPARATUS & PAPERWORK, Prieto, Margarida
  • 2010, Tema e Variações, Prieto, Margarida
  • 2008, O Lápis Azul, Prieto, Margarida
  • 2002, Uma Lágrima do Céu, Prieto, Margarida

Capítulo de livro

  • 2022, “O fazer artístico: trajecto de uma obra desde o atelier à sua exposição”, A Pintura é uma lição / Scientia potentia est, 1, 1ª
  • 2017, Da pintura : fazer, pensar e ensinar, Afrontamento
  • 2015, Ut pictura Poesis , Obra de Ema M

Edição de livro

  • 2023, 1, 1ª, Universidade de Lisboa - Faculdade de Belas-Artes
  • 2023, 1, 1ª, Universidade de Lisboa - Faculdade de Belas-Artes
  • 2023

Artigo em boletim informativo

  • 2010, O outro lado, Exposição individual de Carla Rebelo

Documento de trabalho

  • 2014-01, “De que se fala quando (não) se fala de Pintura?”

Artigo em conferência

  • 2021, “Manuel Botelho: Missa campal, Parada”, CSO’2021 online

Exposição artística

  • 2023-09, Sob o Mesmo Tecto, Casa d' Avenida, Setúbal, Portugal.
  • 2023-02-09, For a Play that has not yet been written integrada na exposição Para Além da Página - Palco, Corpo, Tempo (projecto LivrObjecto - Anatomia e Arquitectura).

Arte visual

  • O LÁPIS AZUL, exposição de ilustração sobre textos da autoria de Rita Basílio, integrada em “Onde mora a Infância” na Fábrica das Histórias / Casa Jaime Umbelino
  • CRIBA - publicação (livro de artista) de Laura Lio (ilustrações) e Ada Sales (poemas)
  • A OUTRA VIDA DOS ANIMAIS, no Museu Nacional de Arte Contemporânea, Lisboa. Curadoria de Emília Ferreira e Ana Vasconcelos. Exposição financiada por Millenium BCP.

Outra produção

  • 2018, Teresa Palma Rodrigues: 'A espera de um Vazio', Este artigo é sobre o trabalho desenvolvido nos últimos 5 anos pela artista portuguesa Teresa Palma Rodrigues e que tem como ponto de partida um terreno que baptizou de Zona V (de Vago). A sua obra diversificada é como um jogo de relações entre o que conhece sobre e o que encontra nesse território: as obras geram outras obras, sempre em referência umas às outras, multiplicando as imagens do seu ol
  • 2016, Rui Macedo : da sugestão e do seu poder imaginético, A instalação de pinturas e textos que compõem a obra Gabinete de Curiosidades é uma proposta do artista Rui Macedo que actualiza o exercício de hipotipose, ou seja, que permite estimular a formação de imagens mentais (e o imaginário) por via da sugestão literária, plasmando estas imagens nas de uma pintura que enquadra o vazio.
  • 2015, Tema e variações na pintura : quatro instalações pictóricas de Rui Macedo
  • 2015, Sala dos Mapas da Ilhas Flutuantes, Viagem
  • 2015, Do céu aos céus : Rui Macedo, Este artigo incide sobre o trabalho pictórico de Rui Macedo, nomeadamente a série que representa céus para, a partir da sua análise, convocar as práticas criativas de comunicação do Homem com o(s) seu(s) Deus(es).
  • 2013, À espera, A coincidência de espaços sagrados - o do culto e aquele, aberto pela criatividade artística - faz nascer o desenho de observação de um lugar: a Loca do Anjo em Fátima, sítio de aparições e cenário paisagístico.
  • 2013, À espera
  • 2013, PARERGON - Le devenir/deviner fable du monde, Exposição colectiva. Curadoria de José Maria Parreño
  • 2013, Jorge Pinheiro, ou prolegómenos para uma re-escrita de uma partitura de Filipe Pires
  • 2013, Jorge Pinheiro, ou prolegómenos para uma re-escrita de uma partitura de Filipe Pires
  • 2012, Sense & sensibility, Este artigo trata a relação visível/legível proposta no pintar/inscrever que caracteriza a pintura de Mónica Capucho. Aponta ainda os jogos criativos do seu trabalho: as possibilidades pictóricas da sobreposição e o mise-en-abyme da grelha, visível nas instalações site-specific.
  • 2012, Sense & sensibility
  • 2004-09-18, Estruturas de protecção, solo exhibition by Ema M (specific objects, drawings, artist books, paintings)
  • 2004, "Por amor a São Joaquim, ou cresce , ou fica assim", Dressig Up Nature
  • 2001, RELICÁRIO DE SONHOS, Exposição individual de pintura

Email


Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios