Teacher
Margarida Penetra Prieto

Margarida Penetra Prieto
p47***@ulusofona.pt
CE10-A101-55C4
0000-0002-7198-3193

Resume

Margarida Penetra Prieto. Concluiu o(a) Doutoramento em Doutoramento em Pintura /PhD in Painting em 2013 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Mestrado em Mestrado em Belas-Artes - Pintura /Master in Fine Arts -Painting em 2008 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes e Licenciatura em Licenciatura em Artes Plásticas- Pintura em 1999 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes. É Professor Auxiliar no(a) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Investigadora integrada no(a) Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Researcher in the painting fiel (fine-arts) no(a) Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Invited teacher at FBAUL- master in painting, course: Project and Painting. no(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Directora do 1º ciclo de estudos em Artes Visuais /Licenciatura em Artes Visuais, DL132, de 11 de Julho 218, Despacho 6766/2018 no(a) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Director de Unidade Orgânica no(a) Instituto Politecnico da Lusofonia Escola superior de Comunicação, Inovação e Artes e Artista Visual no(a) Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes. Publicou 2 artigos em revistas especializadas. Possui 2 capítulo(s) de livros e 5 livro(s). Organizou 31 evento(s). Participou em 32 evento(s). Recebeu 3 prémio(s) e/ou homenagens. Atua na(s) área(s) de Humanidades com ênfase em Artes com ênfase em Artes. Nas suas atividades profissionais interagiu com 5 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Rui Macedo; hipotipose; instalação; pintura; site-specific; Pinheiro, Jorge, 1931-; Pires, Filipe; Desenho; Semiótica; Sinestesia; Partituras musicais; Ensaios; Macedo, Rui Alexandre, 1975-; Pintura; Céu; Ecrã; Deus; Crítica e interpretação; Territóri; object trouve; observação; Capucho, Mónica, 1971-; Visibilidade; Legibilidade; Criação pictórica; Ateliers de artistas; Metodologias; Estética; Investigação em arte; Teoria da arte; Criticismo; Queiroz, João Paulo, 1966-; Paisagem; Natureza; céus; ecrã; Instalação (Arte); Site - Specific Art; Teses de doutoramento - 2013; Escrita; Figuração narrativa; Imagem; Linguagem; visível; legível; grelha; jogo; invisível; natureza; paisagem; desenho; "ARTISTS BOOKS"; "ILLUSTRATED ALBUM"; "PAINTING"; "DRAWING"; "THINKING ABOUT ART"; "COMPOSITION"; "ART EXHIBITION THINKING"; "ENVIRONEMENT"; "AESTHETICS"; "ART BASED TEACHING"; "ARTISTIC METHODS OF WORK AND THINK"; "palavra"; "pinttura"; "geografia"; "identidade"; "lugar"; "pintura"; "território"; .

Graus

  • Mestrado
    Mestrado em Belas-Artes - Pintura /Master in Fine Arts -Painting
  • Doutoramento
    Doutoramento em Pintura /PhD in Painting
  • Licenciatura
    Licenciatura em Artes Plásticas- Pintura

Publicações

Arte visual

  • O LÁPIS AZUL, exposição de ilustração sobre textos da autoria de Rita Basílio, integrada em “Onde mora a Infância” na Fábrica das Histórias / Casa Jaime Umbelino
  • CRIBA - publicação (livro de artista) de Laura Lio (ilustrações) e Ada Sales (poemas)
  • A OUTRA VIDA DOS ANIMAIS, no Museu Nacional de Arte Contemporânea, Lisboa. Curadoria de Emília Ferreira e Ana Vasconcelos. Exposição financiada por Millenium BCP.

Artigo em revista

  • 2021, “Rui Macedo e o jogo do ‘faz-de-conta’”, CSO'2021
  • 2019, “Uma visão do Futuro no ensino das Belas-Artes” , Revista digital do Departamento de Cinema e Artes dos Media da ECATI / ULHT
  • 2019, “Eu contagio, tu contagias, eles contagiam”, Revista digital do Departamento de Cinema e Artes dos Media da ECATI / ULHT
  • 2011, O OUTRO LADO, :ESTÚDIO
  • 2011, O OUTRO LADO, :ESTÚDIO

Artigo em conferência

  • 2021, “Manuel Botelho: Missa campal, Parada”, CSO’2021 online

Capítulo de livro

  • 2019, “O fazer artístico: trajecto de uma obra desde o atelier à sua exposição”, BCIP - Bases Conceptuais de Investigação em Pintura | território 2 prática pictórica e reflexão teórica
  • 2017, Da pintura : fazer, pensar e ensinar, Afrontamento
  • 2015, Ut pictura Poesis , Obra de Ema M

Outra produção

  • 2018, Teresa Palma Rodrigues: 'A espera de um Vazio', Este artigo é sobre o trabalho desenvolvido nos últimos 5 anos pela artista portuguesa Teresa Palma Rodrigues e que tem como ponto de partida um terreno que baptizou de Zona V (de Vago). A sua obra diversificada é como um jogo de relações entre o que conhece sobre e o que encontra nesse território: as obras geram outras obras, sempre em referência umas às outras, multiplicando as imagens do seu ol
  • 2016, Rui Macedo : da sugestão e do seu poder imaginético, A instalação de pinturas e textos que compõem a obra Gabinete de Curiosidades é uma proposta do artista Rui Macedo que actualiza o exercício de hipotipose, ou seja, que permite estimular a formação de imagens mentais (e o imaginário) por via da sugestão literária, plasmando estas imagens nas de uma pintura que enquadra o vazio.
  • 2015, Tema e variações na pintura : quatro instalações pictóricas de Rui Macedo
  • 2015, Sala dos Mapas da Ilhas Flutuantes, Viagem
  • 2015, Do céu aos céus : Rui Macedo
  • 2014, Do Céu aos Céus: Rui Macedo, Este artigo incide sobre o trabalho pictórico de Rui Macedo, nomeadamente a série que representa céus para, a partir da sua análise, convocar as práticas criativas de comunicação do Homem com o(s) seu(s) Deus(es).
  • 2013, À espera, A coincidência de espaços sagrados - o do culto e aquele, aberto pela criatividade artística - faz nascer o desenho de observação de um lugar: a Loca do Anjo em Fátima, sítio de aparições e cenário paisagístico.
  • 2013, À espera
  • 2013, PARERGON - Le devenir/deviner fable du monde, Exposição colectiva. Curadoria de José Maria Parreño
  • 2013, Jorge Pinheiro, ou prolegómenos para uma re-escrita de uma partitura de Filipe Pires
  • 2013, Jorge Pinheiro, ou prolegómenos para uma re-escrita de uma partitura de Filipe Pires
  • 2012, Sense & sensibility, Este artigo trata a relação visível/legível proposta no pintar/inscrever que caracteriza a pintura de Mónica Capucho. Aponta ainda os jogos criativos do seu trabalho: as possibilidades pictóricas da sobreposição e o mise-en-abyme da grelha, visível nas instalações site-specific.
  • 2012, Sense & sensibility
  • 2004-09-18, Estruturas de protecção, solo exhibition by Ema M (specific objects, drawings, artist books, paintings)
  • 2004, "Por amor a São Joaquim, ou cresce , ou fica assim", Dressig Up Nature
  • 2001, RELICÁRIO DE SONHOS, Exposição individual de pintura

Artigo em revista (magazine)

  • 2016, Rui Macedo, Da sugestão e do seu poder imagético
  • 2016, Rui Macedo, Da sugestão e do seu poder imagético
  • 2016, Rui Macedo e a Pintura como instalação, Avesso da Norma no Museu Nacional Machado de Castro, em Coimbra
  • 2016, ...ir, ir e chegar ao fim
  • 2015, "O mistério da pintura"
  • 2014-12, Do céu aos céus: Rui Macedo
  • 2014-12, Do céu aos céus: Rui Macedo

Livro

  • 2016, LE DEVINER FABLE DU MONDE, Prieto, Margarida
  • 2012, BANDED APPARATUS & PAPERWORK, Prieto, Margarida
  • 2010, Tema e Variações, Prieto, Margarida
  • 2008, O Lápis Azul, Prieto, Margarida
  • 2002, Uma Lágrima do Céu, Prieto, Margarida

Tese / Dissertação

  • 2013, Doutoramento, A pintura que retém a palavra

Artigo em boletim informativo

  • 2010, O outro lado, Exposição individual de Carla Rebelo

Email


Cookie Policy
This site uses cookies to offer you a better browsing experience.
Accept
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR Logo UE Financed Logo PT Livro de reclamaões Elogios