Apresentação do Curso
A formação em urbanismo na Universidade Lusófona iniciou em 1991, com a oferta da licenciatura em urbanismo. Com a consolidação do ensino e da investigação, em 2004, surge o mestrado em urbanismo, para permitir, quer uma maior especialização dos urbanistas, quer uma capacitação para a prática do urbanismo a outros profissionais. Em 2008, com a consolidação da formação ao nível de mestrado e licenciatura, inicia-se a oferta do doutoramento, permitindo o reforço da investigação e do encontro de novas práticas aos desafios do território.
O curso de doutoramento (parte curricular ¿ 1.º ano), possui 4 unidades curriculares que abrangem 4 áreas especificas e essenciais para o urbanismo. É a partir destas 4 unidades curriculares que os doutorandos são convidados a refletir sobre os diferentes problemas e aprofundar o seu sentido crítico. A avaliação destas unidades curriculares é efetuada através da escrita de 4 artigos, que seguem as normas de publicação de artigos científicos, onde os estudantes desenvolvem conceitos e teorias de cada uma das áreas, sempre em coordenação com o seu tema de investigação.
Despacho do curso
Despacho n.º 12603/2008, de 5 de maio, alterado pelo Despacho n.º 7998/2020, de 14 de agosto
Estado de acreditação pela A3ES
Acreditado - Deliberação da A3ES
Data da publicação
27/06/2012
Registo
R/A-Ef 105/2012
Auto-Avaliação
Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS
Doutor | 6 Semestres | 180 ECTS
Direção do Curso
Secretariado
Condições de Ingresso
Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de Doutor:
a) Os titulares de grau de mestre ou equivalente legal;
b) Os titulares de grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica do Doutoramento;
c) Os detentores de um currículo escolar, científico e profissional que seja reconhecido como atentando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica do doutoramento.
Critérios de Seriação:
Candidatos com habilitação superior exigida e com nota final:
Classificação da habilitação anterior - 50%
Apreciação curricular (Curriculum + Carta de Motivação) - 50%
Candidatos sem classificação da habilitação anterior / titulares do grau de licenciado, detentores de currículo escolar ou científico especialmente relevante / detentores de currículo escolar, científico ou profissional reconhecido como atestando capacidade para a realização do ciclo de estudos:
Apreciação curricular - 100%
Requisitos de Graduação
Ter concluído um total de 180 ECTS
Objetivos
O Doutoramento em urbanismo visa a capacitação dos doutorandos para a atividade científica autónoma na área do urbanismo, contribuindo para o avanço do conhecimento e a definição de novos conceitos e práticas que contribuam para o desenvolvimento dos territórios.
Destinatários
Quem pretenda desenvolver os conhecimentos na área do território, nomeadamente no que respeita à criação de saberes e práticas que visem a vida qualificada das comunidades.
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir
A conclusão do curso de doutoramento (1.º ano) visa capacitar o doutorando para a prática da investigação em urbanismo, desenvolvendo as competências para a crítica e reflexão sobre problemas complexos relacionados com os territórios, sempre numa perspetiva do encontro de soluções.
Nos anos seguintes (2.º e 3.º anos) o estudante desenvolve a sua tese, em ambiente de investigação, preferencialmente integrado em projetos mais amplos (desenvolvidos no âmbito do centro de investigação). Ao completar a tese, e efetuando a sua defesa pública, o doutorado fica com a competência de investigar, desenvolver teorias e conceitos que permitam a melhoria da prática do urbanismo e o desenvolvimento do território.
Equipamentos e Instalações
Instalações
Tipo de Espaço / Type of space
Sala de aulas / Classrooms ( .. ) 30(m2)
Salas de trabalho / tutoria dedicadas 20(m2)
Centro Trabalho Tecnológico / Work Technology Center ( D.0.5 ) 236.3(m2)
Auditório para seminários de investigação (F.0.9)
Biblioteca / Library ( N.0.1 )
Salas de Estudo / Study Rooms ( .. )
Laboratório de SIG 50(m2)
Oficinas (Madeiras, Metais e Plásticos) / Workshops (Wood, Metal and Plastic) ( S.0.1 ) 166(m2)
Bares e Cantinas / Bars and Canteens ( .. ) 642.3(m2)
Equipamentos
Computadores com software específico para o ensino do urbanismo (CAD, SIG, Cálculo de infra-estruturas etc.) 12
Impressora laser A3 1
Impressora Grandes Formatos A0 1
Impressora A1 3
Scanner A4 Professional 1
Mesa Digitalizadora (A3) 1
Equipamento de Vídeo e Som e respetiva tecnologia de edição. 1
Biblioteca com bibliografia específica na área 1
Mapoteca ? Digital e analógica 1
Saídas Profissionais
O diploma de doutoramento em Urbanismo visa fornecer preparação e competências específicas que permitam ao diplomado exercer com sucesso as atividades profissionais correspondentes a uma das áreas de especialização, bem como continuar o seu percurso académico, proporcionando, em particular, os conhecimentos técnicos e científicos necessários para a frequência de um Programa de Pós-Doutoramento, ensino e investigação na área do urbanismo;
Participação em equipas pluridisciplinares no desenvolvimento de programas e planos territoriais.
Observações
Os Doutorandos estão obrigados a participar em atividades de investigação, devendo estar inscritos em centro de investigação. Estimula-se a integração em equipas de projetos de investigação em curso.
A Universidade Lusófona é membro da Associação Europeia de Escolas de Urbanismo (AESOP), e a formação em urbanismo segue as suas orientações.
Docentes Convidados
No âmbito do Doutoramento em Urbanismo são convidados vários professores e profissionais com experiência, destacando-se:
Professor Doutor Vicente del Rio (CalPoly, San Louis Obispo, EUA);
Professora Doutora Isabel Marcos (CICS.NOVA, Interdisciplinary Centre of Social Sciences);
Professora Doutora Marluci Menezes (LNEC)
Áreas Científicas
Arquitectura e urbanismo | Ciências sociais e do comportamento