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Disciplina Metodologias de Investigação em Urbanismo

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade Curricular visa a preparação do estudante para a prática da investigação e, em concreto, para a elaboração da investigação e tese final.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução aos métodos de investigação;

    2. Identificação da singularidade;

    3. Calculo sobre a gestão da complexidade;

    4. Análise e diagnóstico da situação;

    5. Formulação de perguntas de partida;

    6. Encontro de "objetos" e objetivos;

    7. Preparação e montagem de projeto de investigação;

    a. Requisitos (pergunta de partida, estado de arte, objetivos, resultados esperados);

    b. Programação;

    c. Monitorização;

    8. O projeto de investigação, gestão e resultados

    9. Entre o empírico e a teoria;

    10.Entre a lógica e a coerência;

    11.Gestão de projeto e gestão de desafios (os problemas e a sua resolução);

    12.Resultados e sua disseminação;

    13.Normas para a produção de trabalho científico;

    14.A investigação em urbanismo - objetivos e necessidades.

  • Objetivos

    Objetivos

    São objetivos desta UC a preparação dos doutorandos para a prática da investigação em urbanismo explorando o sentido analítico - teórico e metodologicamente orientado - na observação dos factos urbanísticos e capacitando-o para a realização de trabalho de investigação. Assim, de acordo com a motivação pessoal para a realização do trabalho de investigação são objetivos desta UC:

    Preparar o doutorando para a definição de projetos, e seus limites; Capacitar para a construção conceptual estruturante;

    Sistematizar o trabalho com a construção de modelos teóricos e analíticos; Planear e desenvolver o projeto de investigação;

    Enfrentar os desafios da investigação de forma eficiente;

    Gerir um projeto de investigação- Tempo, recursos, resultados.

    Como grande objetivo esta UC visa capacitar o doutorando para elaborar trabalho de investigação (da montagem aos resultados) e para a disseminação de resultados obedecendo às teorias e práticas científicas na área do urbanismo.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    O acompanhamento dedicado a cada aluno, com a exploração dos seus temas de investigação para o desenvolvimento das tarefas necessárias à elaboração da tese. Para além da transmissão de conhecimento relativo à prática da investigação, conceitos e normas para a realização de investigação e comunicação de resultados, é abordada a questão específica a desenvolver pelo aluno no âmbito da sua investigação, motivando-o a integrar projetos de investigação em curso, ou auxiliar no desafio de criação de novos projetos.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    CRESWELL, John W. (2003), Research Design – qualitative, quantitative, and mixed methods approaches, Sage, Londres

    DOLBEC, André (2003),”A Investigação-Acção”, Investigação Social – da problemática à colheita de dados, GAUTHIER, Benoît (ed), Loures, Lusodidáctica, 483-512

    FLICK, U. (2005). Métodos Qualitativos na Investigação Científica. Lisbao: Monitor

    FORTIN, Marie-Fabienne (2003), O processo de investigação, Loures: Lusociência

    GAUTHIER, Benoît (ed) (2003), Investigação Social – da problemática à colheita de dados, Loures, Lusodidáctica

    MACKIEWICZ. Marie-Piere (ed.) (2001), Practien et chercheur, Paris: L’Harmattan

    PERETZ, Henri (2000), Métodos em Sociologia, Lisboa, Temas e Debates.

    REY, Fernando (2005), Pesquisa Qualitativa e Subjectividade, São Paulo: Thomson SHAW, I., & Gould, N. (2001). Qualitative research in social work. Londres: Sage

     

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