Docente da Universidade de Ghent partilhou na ULusófona desafios, mudanças no mercado e orientações para futuros profissionais de serviço social
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Rudi Roose, professor de Sociologia na Universidade de Ghent, Bélgica, esteve recentemente na Universidade Lusófona – Centro Universitário do Porto para dar início aos preparativos da conferência internacional TISA 2025.
Durante a sua visita o professor enfatizou a urgência de enfrentar desafios estruturais, como a falta de solidariedade e os efeitos do neoliberalismo, fatores que têm moldado de forma crítica o contexto do trabalho social.
Segundo Roose, "os trabalhadores sociais precisam ser críticos, analíticos e resilientes para lidar com as complexidades crescentes". Destacou ainda a importância de uma abordagem integrada, que conecte diferentes setores e práticas, sublinhando que o trabalho social exige paciência, comprometimento e uma visão ampla para compreender questões complexas.
A pesquisa académica foi outro ponto abordado durante a sua visita, Roose acredita que a investigação rigorosa é fundamental para sustentar a prática profissional, permitindo identificar soluções locais que possam ser adaptadas a cenários globais.
Alertou ainda para os riscos da digitalização, que pode aumentar vulnerabilidades, e reforçou a necessidade de uma abordagem crítica, com educadores e profissionais empenhados em fortalecer sistemas solidários.
Produção
Catarina Machado
Imagem
Catarina Machado
Entrevista
Catarina Machado
Edição
Catarina Machado
Texto
Catarina Machado