filmeu
Entrevistas
reshape-header

Rudi Roose: Reflexões sobre o Futuro do Trabalho Social

Entrevistas

Partilhar

Docente da Universidade de Ghent partilhou na ULusófona desafios, mudanças no mercado e orientações para futuros profissionais de serviço social

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ODS4 ODS8 ODS10 ODS16 ODS17

20.01.25 - 19h30

Spotify


Rudi Roose, professor de Sociologia na Universidade de Ghent, Bélgica, esteve recentemente na Universidade Lusófona – Centro Universitário do Porto para dar início aos preparativos da conferência internacional TISA 2025.

Durante a sua visita o professor enfatizou a urgência de enfrentar desafios estruturais, como a falta de solidariedade e os efeitos do neoliberalismo, fatores que têm moldado de forma crítica o contexto do trabalho social.

Segundo Roose, "os trabalhadores sociais precisam ser críticos, analíticos e resilientes para lidar com as complexidades crescentes". Destacou ainda a importância de uma abordagem integrada, que conecte diferentes setores e práticas, sublinhando que o trabalho social exige paciência, comprometimento e uma visão ampla para compreender questões complexas.

A pesquisa académica foi outro ponto abordado durante a sua visita, Roose acredita que a investigação rigorosa é fundamental para sustentar a prática profissional, permitindo identificar soluções locais que possam ser adaptadas a cenários globais.

Alertou ainda para os riscos da digitalização, que pode aumentar vulnerabilidades, e reforçou a necessidade de uma abordagem crítica, com educadores e profissionais empenhados em fortalecer sistemas solidários.


Produção
Catarina Machado

Imagem
Catarina Machado

Entrevista
Catarina Machado

Edição
Catarina Machado

Texto
Catarina Machado

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios