
Ciclo de Conferências Ana Pérez-Quiroga | Great Artists on Campus #4
O conceituado legado da artista visual explora temas centrais como o quotidiano, as questões de identidade e género, a memória e a pós-memória
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Ana Pérez-Quiroga nasceu em 1960 na cidade de Coimbra e tornou-se uma artista visual, performer e realizadora que vive e trabalha em Lisboa. É Doutorada em Arte Contemporânea pela Universidade de Coimbra, Mestre em Artes Visuais pela Universidade de Évora, e licenciada em Escultura pela Universidade de Lisboa.
É também investigadora no CHAIA – Centro de História de Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora, e bolseira de Pós-Doutoramento e Doutoramento da FCT, demonstrando um profundo compromisso com a investigação e a criação artística.
A sua prática artística, que se materializa em instalações, objetos, fotografia, têxteis, performance e cinema, explora temas centrais como o quotidiano e o seu mapeamento, o papel dos objetos comuns na construção da autorrepresentação, as questões de identidade e género, a memória e a pós-memória.
Pérez-Quiroga expõe regularmente desde 1999. Realizou exposições individuais no MAAT, no MNAC – Museu Nacional de Arte Contemporânea, nzo Museu Nacional de Arte Antiga (Lisboa). O seu trabalho também marcou presença em exposições coletivas internacionais, nomeadamente no China World Art Museum (Pequim), no Salamanca Art Center (Espanha) e na Villa Savoye - Le Corbusier (França).
Foi reconhecida com prémios como o de "Melhor Exposição de Artes Plásticas de 2014" da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) e o "Projeto Artístico 2022" da Fundação Millennium BCP. As suas obras fazem parte de diversas coleções públicas e privadas de relevo em Portugal, incluindo a Coleção de Arte Contemporânea do Estado Português e as coleções da Fundação EDP e Culturgest.