Seminário Assistência da Realidade Aumentada na Manutenção do Comboio Alfa Pendular
O seminário aborda o tema da manutenção ferroviária à luz de tecnologias que melhoram a segurança operacional, como a IA e a Realidade Aumentada
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Este evento tem como objetivo promover a ligação entre estudantes, alumni, docentes, empresas e profissionais, com foco na Engenharia e Gestão Industrial. Num ambiente de formação, partilha de experiências e networking, as jornadas oferecerão uma variedade de atividades que destacarão o papel crucial do Engenheiro de Gestão Industrial na inovação tecnológica e na gestão eficiente dos diversos setores industriais.
O seminário aborda a integração de Realidade Aumentada (RA), Inteligência Artificial (IA), modelos BIM 3D (representações digitais tridimensionais de edifícios ou infraestruturas que contêm informações técnicas) sistemas de gestão de manutenção (CMMS – Odoo - planear, controlar e otimizar a manutenção de ativos, como edifícios, equipamentos, infraestruturas) no contexto da manutenção ferroviária.
Serão exploradas soluções que permitem suportar diagnósticos e intervenções assistidas através de modelos BIM, bem como o uso de óculos de RA para visualização de componentes em contexto real.
A abordagem demonstra como estas tecnologias reduzem erros, melhoram a segurança operacional e apoiam os técnicos durante as atividades de inspeção e manutenção, com foco no caso do pantógrafo do comboio Alfa Pendular.
Programa
Oradora: Ana Rita Casanova Malta
- Mestre em Engenharia Informática, a tirar o doutoramento em Engenharia e Gestão Industrial na UBI. O seu trabalho incide nas áreas de manutenção, realidade aumentada, inteligência artificial e BIM, aplicados ao setor ferroviário para melhorar a eficiência operacional, apoiar o processo de decisão e otimizar intervenções de manutenção.
Organização Científica: Professora Raphaela Vidal
O link de acesso à sessão será informado por email
Outras sessões
Analisando o potencial da ISO 5501 na economia circular
Local: IPLUSO Instituto Politécnico da Lusofonia - Campo Grande - S.0.10




