
Conferência Conversa com Uriel Orlow: Arte, Memória e Ecologias Políticas
Uma exploração artística sobre colonialismo, ecologia e justiça social
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Uriel Orlow, radicado em Lisboa, Londres e Zurique, é um artista multidisciplinar com doutoramento em Belas Artes, tendo estudado na Central Saint Martins College of Art & Design (Londres), na Universidade de Genebra, na Slade School of Art/University College London e na UAL (University of the Arts London). A sua prática, baseada em pesquisa, explora os resíduos do colonialismo, a memória, a justiça social e ecológica, e as plantas como atores políticos, utilizando instalação, filme, fotografia e som.
Recebeu diversos prémios, incluindo o Grande Prémio Suíço de Arte em 2023, o Prémio C. F. Meyer em 2020 e o Prémio da Bienal de Sharjah em 2017. O seu trabalho foi apresentado em exposições importantes, como a Bienal de Berlim (2022), a Bienal de Veneza (2011) e a Manifesta 9 e 12. Entre as suas exposições individuais recentes, destacam-se Casa da Cerca, Almada (2022–2023), Kunsthalle Mainz (2019–2020) e The Showroom, Londres (2016).
Orlow publicou monografias como Conversing with Leaves (2020), Soil Affinities (2019) e Theatrum Botanicum (2018). Lecionou em instituições como Goldsmiths, Central Saint Martins e ZHdK Zurique, e atualmente ocupa cargos na University of Westminster e na ZHdK.
Programa
Comunicação do artista seguida de Q&A.