
Disrupted or disruptive audiences?
From reception to participation in a post-truth era
Eventos imprevisíveis afetaram profundamente a vida dos cidadãos em todo o mundo. A pandemia interrompeu as rotinas cotidianas e trouxe a rápida midiatização de inúmeras práticas, desde a educação, ao teatro, terapia ou condicionamento físico, para citar algumas.
Após o primeiro período de maior orientação para informações oficiais, o público desenvolveu diferentes estratégias e táticas para navegar no ambiente social e mediático – alcançando redes pessoais, procurando fontes alternativas de notícias, criando seu próprio conteúdo, fazendo campanhas ou desconectando-se dos fluxos de notícias.
Enquanto nos esforçávamos para entender essas variadas respostas à pandemia, novas crises entraram na vida dos cidadãos – guerra na Ucrânia, crise energética e financeira, crise climática e convulsão política. Estes criaram diferentes imagens, fontes e relações a serem tecidas nas práticas do público.
Tais ocorrências globais representam desafios sem precedentes e proximidade humana imprevista com ambientes digitais em um mundo algorítmico cada vez mais informatizado. Assim, as audiências encontram-se num estado entre formas conformadas e disruptivas de pensar e agir, apresentando-se entre dinâmicas recepcionistas e (novos) hábitos participativos digitais. A conferência pretende discutir esses desafios no contexto de nossos tempos saturados digitalmente.
Portanto, convidamos envios que se concentrem no público e abordem qualquer um dos seguintes pontos:
- Discurso de ódio online
- Distúrbios de (dis e mis)informação online
- Privacidade e vigilância
- Confie na mídia (datada)
- Alfabetização digital
- O público na era da pós-verdade
- Desconexão digital
- Consumo e participação de notícias
- Contextos éticos na pesquisa de audiência
Painel Especial
- O status contemporâneo e as direções futuras dos estudos de audiência
Oradores
- Professora Sonia Livingstone (Escola de Economia e Ciência Política de Londres)
- Professora Cristina Ponte (Universidade NOVA)
- Professor Kim Christian Schrøder (Universidade de Roskilde)
Processo de Candidatura
- As propostas de artigos podem ser submetidas na forma de resumo de 300 palavras através do formulário online disponível aqui.
- O prazo para a submissão é 25 de fevereiro de 2023.
- Os resumos enviados serão avaliados pelo painel de revisores composto pelo Comitê Científico do Congresso, membros do ARS e do SOPCOM.
- A notificação de aceitação será enviada aos participantes até 7 de abril de 2023.
- Espera-se que os autores dos resumos aceitos compareçam pessoalmente à conferência.
- A taxa de participação (incluindo coffee break e almoço) é de 40 euros para membros do ECREA e 60 euros para não membros. Cada participante deverá cobrir os seus custos de viagem e alojamento.