Encontro ROWACT: Encontro Internacional - Porto 2026
Primeira reunião internacional do projeto que pretende combater o isolamento social e a inatividade física em idades avançadas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
A primeira reunião internacional de parceiros do projeto ROWACT – Rowing and Wellness through Active Community Training, financiado pelo programa Erasmus+, reunirá representantes de todas as instituições parceiras envolvidas nesta iniciativa transnacional.
Parceiros do Consórcio
- Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto (Portugal);
- Clube Fluvial Portuense (Portugal);
- ROWING4FUN ASD (Itália);
- Veslaški Klub Piran (Eslovénia)
Objetivos da Reunião
Este encontro marcará o início oficial das atividades colaborativas do projeto, proporcionando um espaço estratégico para:
- Apresentar e alinhar os objetivos gerais do ROWACT e o seu contributo para o envelhecimento ativo, inclusão social e promoção da saúde;
- Definir o papel de cada instituição parceira e a divisão de responsabilidades nos três Work Packages (Coordenação; Implementação e Monitorização; Comunicação e Disseminação);
- Discutir metodologias baseadas em evidência científica para sessões de remo indoor e outdoor, ginástica postural e prevenção de lesões;
- Partilhar boas práticas na área da educação, saúde e inclusão através do remo, especialmente dirigidas a mulheres com mais de 50 anos.
Sobre o Projeto ROWACT
O ROWACT dirige-se prioritariamente a mulheres com mais de 50 anos, combatendo o isolamento social, a inatividade física e os riscos associados a quedas e lesões. Através da combinação de remo, formação especializada de treinadores, ferramentas digitais e eventos de celebração comunitária, o projeto visa melhorar a saúde física e mental, fortalecer laços sociais e promover um envelhecimento ativo e saudável.
Esta reunião representa um passo fundamental no reforço da cooperação europeia através do desporto, integrando a experiência prática dos clubes com a validação científica da academia, e criando um modelo sustentável e replicável para outras organizações na Europa.
Programa
19 de março de 2026
09h30 | Sessão de abertura
- Boas‑vindas e enquadramento do evento e do projeto ROWACT.
10h00 | Peri-menopausa, sedentarismo e saúde em mulheres 50+
- Orador: Eduardo Teixeira
11h00 | Estado nutricional e desafios alimentares em mulheres 50+
- Orador: Carlos Portugal Nunes
12h30 | Sessão de encerramento do dia
20 de março de 2026
09h30 | Sessão de abertura
10h00 | Aptidão física e bem-estar em mulheres 50+: avaliação e monitorização
- Oradores: Inês Marques-Aleixo e André Barreiros
11h00 | Comunicação e gestão do exercício em mulheres 50+: técnicas e estratégias práticas
- Oradores: Susana Carrapatoso e Pedro Guimarães
12h30 | Sessão de encerramento
21 de março de 2026
09h30 | Remo Indoor: Da Técnica à Prática para Mulheres 50+
- Orador: Nuno Mendes (CFP)
10h30 | Diretrizes, Objetivos e Periodização do ROWACT: Exercícios e Treino
- Orador: Marko Bolha (Pyran)
11h30 | “Sinta-se bem, sinta-se mais flexível.”
- Oradora: Annalisa Acquistapace (Rowing4Fun)
13h00 | Sessão de Encerramento





