Aula Aberta Trajetórias em Serviço Social: A Experiência de Ex-Alunas
Aula aberta com testemunhos de ex-alunas sobre desafios e oportunidades no Serviço Social e inserção no mercado de trabalho
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
A Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração (FCSEA) da Universidade Lusófona organiza a aula aberta "Trajetórias em Serviço Social: A Experiência de Ex-Alunas", um momento dedicado à reflexão sobre os desafios e oportunidades da profissão, através do testemunho de ex-alunas que seguiram distintos percursos no campo do Serviço Social.
Este encontro dirige-se, em particular, aos/às estudantes do 2.º ano da Licenciatura em Serviço Social, e promove a partilha de experiências e incentivando o diálogo sobre as exigências do mercado de trabalho, o impacto da formação académica e as competências essenciais para o exercício profissional.
O evento é coorganizado pelos docentes da unidade curricular Estágio II e Relatório, Prof. Nélson Ramalho e Prof.ª Ana Paula Garcia, do Instituto de Serviço Social.
Programa
08h00 | Sessão de Abertura
- Prof. Nélson Ramalho – Professor Auxiliar do Instituto de Serviço Social
08h30 | Painel “Da Universidade para o Mundo Laboral: Relato de Ex-Alunas de Serviço Social”
- Marlene Cravid - Assistente Social na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
- Mara Ricardo - Assistente Social na Associação Portuguesa para o Serviço Social Internacional
- Ana Beatriz Vieira - Assistente Social na Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV)
10h00 | Debate
- Prof.ª Ana Paula Garcia – Professora Auxiliar do Instituto de Serviço Social
10h30 | Encerramento
Calendário
Contacto
Áreas
Participação
Local
Entrada
Outros Eventos
- CYPSY29 - 29.ª Conferência de Ciberpsicologia, Ciberterapia e Redes Sociais
- Plano Formativo Anual – Estudantes Mentores do Curso de Serviço Social 2025/2026
- Formações Curtas na Comunidade: Saber que Inspira e Transforma
- Às Quartas na Lusófona 2025/26
- Impactos ambientais e saúde: microplásticos e qualidade do ar no quotidiano





