filmeu
Faculdades e Escolas
ISS - Instituto de Serviço Social

ISS - Instituto de Serviço Social

Faculdades e Escolas

Unidade orgânica vocacionada para o ensino, investigação e profissionalização nos domínios do serviço social, intervenção social e políticas sociais, nos diversos ciclos de estudo.

Director

Professor Doutor António Costa Pinto

Secretariado

Daniela Rodrigues

O Instituto de Serviço Social da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias assegura desde há mais de 20 anos a formação de assistentes sociais e de investigadores em Serviço Social com um vasto património em termos científicos, pedagógicos e de intervenção social. O Instituto marca a sua diferença no panorama nacional pela qualidade académica e profissional do seu corpo docente, pelo modelo único de organização de estágios, pelo compromisso com a comunidade e por ser único com estatuto de Unidade Orgânica na Universidade Portuguesa.

Missão

O Instituto de Serviço Social adota a definição global segundo a qual o Serviço Social é uma área académica e uma profissão que promove a mudança social e o desenvolvimento, a coesão social e o empowerment das pessoas. Os Assistentes Sociais enfrentam situações complexas e desafiantes, sempre em compromisso com os princípios da justiça social, direitos humanos, responsabilidade coletiva e respeito pela diversidade.

Áreas de formação

Licenciatura:

Mestrados:

Todos os ciclos de estudo têm acreditação máxima por parte da Agência de Avaliação do Ensino Superior em Portugal (A3ES).

Atividade académica

É regulada por órgãos eleitos: o Conselho Científico do Instituto, constituído pelos professores doutorados em tempo integral e o Conselho Pedagógico, constituído paritariamente por docentes e discentes representativos do 1º e 2º ciclos de estudos. O Instituto de Serviço Social dispõe, além de regulamento da ULHT, de regulamentos próprios da Licenciatura e dos Mestrados e regulamento específico de Estágios e de Delegados de Turma.

Ensino

O Instituto de Serviço Social é reconhecido como tendo um dos mais desenvolvidos e socialmente adequados programas de Serviço Social. Aos estudantes do ISS é garantida uma formação académica e profissional em Serviço Social caraterizada por uma profunda atenção aos direitos humanos e a justiça social. Um corpo de professores qualificado, atualizado, experiente e dedicado, oferece aos estudantes a oportunidade de adquirir os seus próprios conhecimentos e competências em Serviço Social num ambiente simultaneamente rigoroso e amigável de trabalho, estimulando a curiosidade intelectual, o espírito crítico e a capacidade de agir e intervir ao longo das unidades formativas. Além de aulas e seminários (vocacionalmente presenciais) o ensino assenta num modelo de organização de estágios único no País: não só pelo número e proporção no currículo do 1ºciclo mas pelo acompanhamento tutorial de proximidade e pela qualidade da supervisão partilhada entre o ISS e as Instituições de estágio.

Ligação à comunidade

O Instituto de Serviço Social concede especial ênfase à interação com a comunidade, quer a nível académico, quer a nível profissional.

A ação do ISS focaliza-se em três áreas principais:

  • Compromisso: trabalhando a nível local, regional e nacional com um largo conjunto de agentes e organizações do setor social designadamente em colaboração estreita com a Comissão de Estágios do ISS (sobre questões sociais desafiantes como as desigualdades sociais, a exclusão, os direitos humanos, a justiça social, a violência doméstica, entre outras). O compromisso do Instituto com a comunidade permite aos estudantes uma melhor transição da Universidade para o mundo do trabalho e uma atualização constante;
  • Impacto da Pesquisa: promovendo a aplicação da pesquisa académica designadamente no âmbito do GRIESS (Grupo de Reflexão e Investigação em Serviço Social) sobre questões sociais desafiantes, como as desigualdades sociais, exclusão, direitos humanos, justiça social, violência doméstica, diversidade cultural, entre outros; sempre com o objectivo de contribuir para o avanço do conhecimento e para a mudança social.
  • Empregabilidade: desenvolvendo as capacidades dos estudantes através do desenvolvimento dos seus currículos e dos seus estágios.

Horário de atendimento

Instituto de Serviço Social

    Manhã Tarde
Instituto de Serviço Social Daniela Rodrigues 10h00 às 12h00 14h30 às 16h30


Website da ISS

Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios