Unidade orgânica vocacionada para o ensino, investigação e profissionalização nos domínios do serviço social, intervenção social e políticas sociais, nos diversos ciclos de estudo.
Ainda não sabe que curso pretende frequentar?
Tem dúvidas sobre o processo de candidatura? Assista ao Open Day & Talk, visite-nos e esclareça as suas dúvidas.
Diretor
Professor Doutor António Costa Pinto
Secretariado
O Instituto de Serviço Social da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias assegura desde há mais de 20 anos a formação de assistentes sociais e de investigadores em Serviço Social com um vasto património em termos científicos, pedagógicos e de intervenção social. O Instituto marca a sua diferença no panorama nacional pela qualidade académica e profissional do seu corpo docente, pelo modelo único de organização de estágios, pelo compromisso com a comunidade e por ser único com estatuto de Unidade Orgânica na Universidade Portuguesa.
Missão
O Instituto de Serviço Social adota a definição global segundo a qual o Serviço Social é uma área académica e uma profissão que promove a mudança social e o desenvolvimento, a coesão social e o empowerment das pessoas. Os Assistentes Sociais enfrentam situações complexas e desafiantes, sempre em compromisso com os princípios da justiça social, direitos humanos, responsabilidade coletiva e respeito pela diversidade.
Áreas de formação
Licenciatura:
Mestrados:
- Gestão de Unidades Sociais e de Bem-estar
- Gerontologia Social
- Riscos e Violências nas Sociedades Atuais
- Serviço Social e Política Social
Todos os ciclos de estudo têm acreditação máxima por parte da Agência de Avaliação do Ensino Superior em Portugal (A3ES).
Atividade académica
É regulada por órgãos eleitos: o Conselho Científico do Instituto, constituído pelos professores doutorados em tempo integral e o Conselho Pedagógico, constituído paritariamente por docentes e discentes representativos do 1º e 2º ciclos de estudos. O Instituto de Serviço Social dispõe, além de regulamento da ULHT, de regulamentos próprios da Licenciatura e dos Mestrados e regulamento específico de Estágios e de Delegados de Turma.
Ensino
O Instituto de Serviço Social é reconhecido como tendo um dos mais desenvolvidos e socialmente adequados programas de Serviço Social. Aos estudantes do ISS é garantida uma formação académica e profissional em Serviço Social caraterizada por uma profunda atenção aos direitos humanos e a justiça social. Um corpo de professores qualificado, atualizado, experiente e dedicado, oferece aos estudantes a oportunidade de adquirir os seus próprios conhecimentos e competências em Serviço Social num ambiente simultaneamente rigoroso e amigável de trabalho, estimulando a curiosidade intelectual, o espírito crítico e a capacidade de agir e intervir ao longo das unidades formativas. Além de aulas e seminários (vocacionalmente presenciais) o ensino assenta num modelo de organização de estágios único no País: não só pelo número e proporção no currículo do 1ºciclo mas pelo acompanhamento tutorial de proximidade e pela qualidade da supervisão partilhada entre o ISS e as Instituições de estágio.
Ligação à comunidade
O Instituto de Serviço Social concede especial ênfase à interação com a comunidade, quer a nível académico, quer a nível profissional.
A ação do ISS focaliza-se em três áreas principais:
- Compromisso: trabalhando a nível local, regional e nacional com um largo conjunto de agentes e organizações do setor social designadamente em colaboração estreita com a Comissão de Estágios do ISS (sobre questões sociais desafiantes como as desigualdades sociais, a exclusão, os direitos humanos, a justiça social, a violência doméstica, entre outras). O compromisso do Instituto com a comunidade permite aos estudantes uma melhor transição da Universidade para o mundo do trabalho e uma atualização constante;
- Impacto da Pesquisa: promovendo a aplicação da pesquisa académica designadamente no âmbito do GRIESS (Grupo de Reflexão e Investigação em Serviço Social) sobre questões sociais desafiantes, como as desigualdades sociais, exclusão, direitos humanos, justiça social, violência doméstica, diversidade cultural, entre outros; sempre com o objectivo de contribuir para o avanço do conhecimento e para a mudança social.
- Empregabilidade: desenvolvendo as capacidades dos estudantes através do desenvolvimento dos seus currículos e dos seus estágios.
Horário de atendimento
Instituto de Serviço Social
Manhã | Tarde | ||
---|---|---|---|
Instituto de Serviço Social | Daniela Rodrigues | 10h00 às 12h00 | 14h30 às 16h30 |