Unidade orgânica vocacionada para o ensino e investigação nos domínios gerais da engenharia com integração de actividades de I&D multidisciplinares e aplicadas nestes domínios.
Ainda não sabe que curso pretende frequentar?
Tem dúvidas sobre o processo de candidatura? Assista ao Open Day & Talk, visite-nos e esclareça as suas dúvidas.
Diretor
Professora Doutora Cristina Maria Ribeiro Guerra
Apresentação
A Faculdade de Engenharia é uma das nove Faculdades/Escolas que constituem a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa e tem com um amplo projeto educativo e científico na área da Engenharia e áreas afins que envolve desde o ensino pré e pós-graduado, até à investigação e desenvolvimento, passando por outras tipologias de formação científico-profissional, divulgação e prestação de serviços à comunidade.
Em termos de oferta formativa, a Faculdade de Engenharia alia uma grande diversidade, a uma elevada qualidade de ensino teórico e prático, a infraestruturas laboratoriais adequadas para o desenvolvimento do conhecimento experimental e aplicado, e ligação a entidades parceiras nacionais e internacionais de referência nas áreas da Engenharia, Ciência e Tecnologia, como o LNEC, CSI Portugal, ISG, APEMETA, IPMA, Central de Cervejas, Empresa Cerebio - França, Universidade de Edimburgo - Escócia, Universidade de Umea - Suécia, entre outras.
Neste sentido, a Faculdade de Engenharia fomenta e aprofunda igualmente o intercâmbio cultural, científico e técnico com instituições congéneres, nacionais e estrangeiras tendo uma especial relação com os estudantes provenientes dos países de língua oficial portuguesa, não esquecendo o mundo globalizado através dos programas Erasmus+, Mundus, baseando-se na constante formação humana, cultural, científica e técnica.
A Faculdade de Engenharia está organizada em 7 unidades funcionais nas principais áreas da Engenharia: Alimentar, Biotecnológica, Biomédica, Civil, Energia, Ambiente, Eletrotécnica e Gestão Industrial, tendo em funcionamento 8 cursos de 1º Ciclo (licenciatura), 2 cursos de 2º Ciclo e várias pós-graduações, cursos livres de curta duração.
Ensino
A Faculdade de Engenharia reorganizou os ciclos de formações de acordo com o Processo de Bolonha, tendo sido estruturados em 1º e 2º ciclos de estudos (Licenciatura e Mestrado).
Infraestruturas e Instalações
Todas as atividades letivas dos cursos decorrem no Campus da Universidade Lusófona no Campo Grande-Lisboa onde os alunos podem usufruir de laboratórios bem equipados e outras infraestruturas:
- Biblioteca Vítor de Sá
- Laboratório de Química Orgânica
- Laboratórios de Biotecnologia e Bioquímica
- Laboratório de Microbiologia
- Laboratório de Engenharia Civil
- Laboratório de Betão e Argamassa
- Laboratório de Ciências do Solo
- Laboratório de Engenharia do Ambiente
- Laboratório de Engenharia Eletrotécnica
- Laboratório de Física / Robótica
- Laboratório de Engenharia Industrial
- Laboratório de Redes e Telecomunicações
- Laboratórios de Informática e Computação
- Laboratório de Análise Sensorial
- Laboratório de Sistemas Operativos e Sinais
- Laboratório de Máquinas Elétricas
- LabEGI- Laboratório de Engenharia e Gestão Industrial
Investigação
A investigação na Faculdade de Engenharia é realizada em Unidades da Universidade Lusófona e envolve áreas transversais e desafiantes em termos atuais e de interesse geral.
Os desafios propostos e abordados nas áreas de investigação requerem um conhecimento sólido nas áreas das ciências e das engenharias como a matemática, física, química, biologia, entre outras.
Por outro lado, a colaboração em termos de parcerias em projetos de investigação com o mundo empresarial permite aprofundar o conhecimento e apresentar soluções com benefícios mútuos.
Estágios
De forma a elaborar um plano anual de formação e estágio para alunos de países de expressão oficial portuguesa que frequentem os cursos de Engenharia em Portugal tendo em vista a sua eventual empregabilidade em empresas, foi criado o Conselho Superior Empresarial de Engenharia (CSEE) com base em Portugal, ou outras, com operações nesses mercados aumentando o conteúdo local bem como a competitividade empresarial nesses países. É neste contexto e no sentido de melhor dar o empenhado contributo de: servir melhor as necessidades das empresas; melhorar a empregabilidade; apoiar a internacionalização das empresas e incentivar o intercâmbio à escala internacional de quadros Engenheiros à medida das empresas portuguesas em particular daquelas já internacionalizadas ou em vias de o fazerem.
Horários de atendimento
Faculdade de Engenharia
Horários | ||
---|---|---|
Faculdade de Engenharia | Atendimento Presencial | 2.ª a 5.ª das 10h00 às 13h00 e 14h30 as 17h30 6.ª feira 10h00 às 13h00 |
Faculdade de Engenharia | Atendimento Telefónico | 2.ª a 6.ª das 10h00 às 13h00 e 14h30 as 17h30 |
Contactos / Secretariado
- Natália Raileanu
engbioamb@ulusofona.pt - Tânia Pereira
engcivgind@ulusofona.pt