O que é a Biotecnologia? É a aplicação da ciência e tecnologias em microrganismos, plantas e animais, para o desenvolvimento de produtos de interesse para a sociedade de forma sustentável. A Biotecnologia moderna tem um papel crucial na sociedade do futuro e abrange setores industriais, serviços e laboratórios, em áreas como a agroalimentar, ambiental (processos de biorremediação no tratamento de resíduos poluentes, novos materiais inteligentes, combustíveis renováveis, produtos biodegradáveis), farmacêutica, química, tecnologias forenses e medicina tornando-se uma das pontas de lança nas diversas áreas do diagnóstico no tratamento de doenças e combate contra os agentes patogénicos.
O curso da Universidade Lusófona de Lisboa pretende formar profissionais numa área atualmente prioritária, a Biotecnologia, a nível nacional e mundial. Na licenciatura em Biotecnologia estudam-se áreas de conhecimento transversal onde se combinam disciplinas que vão desde a biologia celular e molecular, a microbiologia, a genética, bioprocessos, tecnologias químicas e de informação entre outras áreas. Esta característica única da Biotecnologia assegurou-lhe uma crescente e considerável taxa de empregabilidade nos diversos setores industriais e serviços onde o carater polivalente da Biotecnologia tem sido preponderante a diversos níveis, como o desenvolvimento de novas tecnologias amigas do ambiente.
Este curso inovador, liderado por uma equipa de docentes doutorados/investigadores integrados em centros de investigação de excelência, de elevado perfil profissional ministrado na Universidade Lusófona, proporciona de forma harmoniosa formação em ciências fundamentais e aplicadas, complementada com intensa prática laboratorial. O curso pretende desta forma responder às necessidades da indústria e laboratórios de análise e investigação nacionais e internacionais.