licenciatura-biotecnologia-lisboa

Licenciatura Biotecnologia

Lisboa
O que é a Biotecnologia? É a aplicação da ciência e tecnologias em microrganismos, plantas e animais, para o desenvolvimento de produtos de interesse para a sociedade de forma sustentável. A Biotecnologia moderna tem um papel crucial na sociedade do futuro... Ler mais

Partilhar

Email

GrauLicenciatura Semestres6 Créditos180 ECTS
  • Apresentação

    Apresentação

    O que é a Biotecnologia? É a aplicação da ciência e tecnologias em microrganismos, plantas e animais, para o desenvolvimento de produtos de interesse para a sociedade de forma sustentável. A Biotecnologia moderna tem um papel crucial na sociedade do futuro e abrange setores industriais, serviços e laboratórios, em áreas como a agroalimentar, ambiental (processos de biorremediação no tratamento de resíduos poluentes, novos materiais inteligentes, combustíveis renováveis, produtos biodegradáveis), farmacêutica, química, tecnologias forenses e medicina tornando-se uma das pontas de lança nas diversas áreas do diagnóstico no tratamento de doenças e combate contra os agentes patogénicos. O curso da Universidade Lusófona de Lisboa pretende formar profissionais numa área atualmente prioritária, a Biotecnologia, a nível nacional e mundial. Na licenciatura em Biotecnologia estudam-se áreas de conhecimento transversal onde se combinam disciplinas que vão desde a biologia celular e molecular, a microbiologia, a genética, bioprocessos, tecnologias químicas e de informação entre outras áreas. Esta característica única da Biotecnologia assegurou-lhe uma crescente e considerável taxa de empregabilidade nos diversos setores industriais e serviços onde o carater polivalente da Biotecnologia tem sido preponderante a diversos níveis, como o desenvolvimento de novas tecnologias amigas do ambiente. Este curso inovador, liderado por uma equipa de docentes doutorados/investigadores integrados em centros de investigação de excelência, de elevado perfil profissional ministrado na Universidade Lusófona, proporciona de forma harmoniosa formação em ciências fundamentais e aplicadas, complementada com intensa prática laboratorial. O curso pretende desta forma responder às necessidades da indústria e laboratórios de análise e investigação nacionais e internacionais.
  • Condições de Ingresso

    Condições de Ingresso

    Podem candidatar-se a este ciclo de estudos os que apresentem candidatura através do concurso institucional de acesso e tenham aprovação a uma das seguintes provas:

    • 02 Biologia e Geologia
    ou
    • 07 Física e Química
    ou
    • 16 Matemática


    Os candidatos podem também ingressar através dos regimes de mudança de par instituição/curso ou ainda através um concurso especial de acordo com as normas legais em vigor (titulares de cursos superiores, titulares de CET's, titulares de CTSP, Maiores de 23). Podem ainda ingressar os candidatos que reúnam as condições previstas no Estatuto do Estudante Internacional.
  • Destinatários

    Destinatários

    O curso de Licenciatura em Biotecnologia é um ciclo de estudos específico nas áreas transversais das tecnologias incluido bioprocessos, processos químicos, genética, microbiologia e destina-se a todos os interessados em trabalhar no setor industrial relacionado com as áreas farmacêuticas na optimização de tecnologias na produção de novos fármacos, alimentares no desenvolvimento de bioprodutos mais adaptados as necessidades da sociedade atual, tendo em conta o contexto ambiental para uma maior sustentabilidadade (bioeconomia circular) bem como na área da saúde (hospitalar ou clínica).
  • Competências

    Competências

    O plano de estudos do curso de licenciatura em Biotecnologia contempla 3 anos de uma formação sólida e de qualidade tanto nas bases do domínio das ciências fundamentais como numa formação laboratorial adequada no domínio das tecnologias biotecnológicas que é cuidadosamente tida em consideração nas diversas unidades curriculares. Os principais competências são: 1) Formação em técnicas de Engenharia Genética (manipulação de micro- organismos, células animais e plantas para o estudo de tratamento de doenças) bem como em técnicas na terapia gênica. 2) Formação na área da imunologia (recolha e processamento de amostras clínicas, bem como técnicas para diagnóstico. 3) Em Biotecnologia farmacêutica no desenvolvimento de novos fármacos. 4) Em Biotecnologia ambiental com processos de produção de bioenergias, tratamentos químicos e microbiológicos. Bioremediação. Tratamentos de residuos. 5) Formação em bioprocessos envolvendo técnicas enzimáticas aplicadas à produção alimentar (estação piloto de cerveja da ULHT) e de produtos biológicos. 6) Formação em técnicas químicas de extração tradicionais, micro-ondas e supercrítica de plantas.
  • Objetivos

    Objetivos

    O curso de licenciatura em Biotecnologia da Universidade Lusófona tem uma forte componente prática e pretende formar profissionais em Biotecnologia, área atual, de futuro e prioritária com grande procura, a nível nacional e internacional que permite contribuir para o desenvolvimento de tecnologias e processos verdes determinantes nos sectores Agroalimentares, Ambiente, Farmacêutica e Saúde. O ciclo de estudos visa fornecer aos estudantes conhecimentos de base teórica e prática sobre áreas específicas para que possam: a) Posicionar-se com um forte percurso educativo em domínios tecnológicos multidisciplinares, b) Evidenciar uma abordagem profissional adaptada e vocacionada para o mercado de trabalho atual, c) Ganhar capacidade crítica, espírito de equipa, capacidade de aprendizagem autónoma para fundamentar as soluções. Desta forma poderão: a) Integrar laboratórios de análise e centros de investigação de base tecnológica e contribuir para a integração de novas metodologias, processos ou tecnologias verdes, b) Integrar empresas contribuindo para a inovação tecnológica e expansão ou internacionalização das mesmas, c) Prosseguir para estudos de especialização avançada.
  • Saídas Profissionais

    Saídas Profissionais

    O 1ª ciclo de estudos em Biotecnologia, uma área marcadamente multidisciplinar, tem como objetivo a formação de licenciados imbuídos de espírito crítico, criatividade e espírito de equipa e com competências científicas e tecnológicas que lhes permitem quer o exercício da profissão no mercado de trabalho, em funções científicas e técnicas, na Indústria e nos serviços; quer a frequência de ciclos de estudo superiores. Devido à sua formação polivalente e diversificada, o licenciado em Biotecnologia pode enveredar por carreiras em vários domínios: 1)- Investigação, consultoria e coordenação em Gabinetes de projetos; 2)- Educação. 3)- Indústrias: Biotecnológicas, Ambiente (Bioenergias, estações de tratamentos de águas); Agroalimentar; farmacêuticas; cosméticos e afins 4)- Medicina, saúde, Hospitalar (Laboratórios em Análises Clínicas); 5)- Laboratórios em Tecnologias Forenses (PJ); em análises biológicas, químicas, bioquímicas 6)- Jornalismo em revistas científicas.
  • Estudos Futuros

    Estudos Futuros

    O curso de licenciatura em Biotecnologia da Universidade Lusófona habilita à frequência de um Mestrado (2ºciclos) nas diversas áreas da Biotecnologia, Alimentar, Farmacêutica, Saúde e Ambiente e integração em cursos de especialização Pós-graduação.
  • Docentes convidados

    Docentes convidados

    Ao longo do ano letivo são organizados vários workshops com empresas convidadas bem como palestras e seminários em modo híbrido (presencial e online) com convidados nacionais e internacionais a fim de partilharem seus conhecimentos e experiência com os estudantes num contexto empresarial ou académico bem como promover motivação dos estudantes e docentes para mobilidade e intercâmbio entre a Universidde lusófona e instituições/empresas nacionais e internacionais.
  • Infra-estruturas e Equipamentos

    Infra-estruturas e Equipamentos

    A Universidade Lusófona dispõe de numerosas salas de aulas e auditórios.Destaca-se que o curso assenta numa forte componente prática: os laboratórios de Biologia, Biotecnologia, Bioquímica, microbiologia, genética e química bem como a Unidade piloto industrial de cerveja possuem equipamentos básicos e avançados que permitem o desenvolvimento de aulas práticas em todas as áreas e disciplinas do curso. Dois laboratórios de investigação com equipamento de ponta tal como microondas piloto, HPLC, espectrofotometros entre outros estão exlusivamente dedicados ao desenvolvimento do projeto da disciplina de projeto de 3º ano. Nossos alunos estão integrados nos projetos de investigaçao dos docentes/investigadores na ULHT bem como em empresas parceiras.
  • Investigação

    Investigação

    A maioria dos docentes/investigadores do curso estão integrados em centros de investigação de excelência liderando ou participando em projetos de investigação nacionais e internacionais. A fim de promover o reforço da interação universidade-empresa, o aumento da taxa de empregabilidade, a mobilidade dos alunos e a eficiência da contratação de quadros pelas empresas nos domínios de oferta são as prioridades foi criada a Unidade de Entidades Empresariais e Institucionais (UEEI) assegurando a ligação entre a universidade e o meio laboral com a possibilidade de desenvolver projetos finais de curso em contexto empresarial, visitas de estudo, formações ministradas com o apoio das empresas/instituições/centros de investigação nos quais estão integrados todos os docentes/investigadores do curso, nomeadamente a Central de cerveja, Elisa da Câmara Lda, Namfungi Lda, WineVenture Lda, EXMceuticals Portugal Lda e instituições como o Laboratório da polícia judiciária de Lisboa, a Universidade de trier, Alemanha, Trinity College, Dublin, Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa e Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa entre outros
  • Observações

    Observações

    Todos os docentes tem um horário semanal de atendimento/tutoria de apoio aos estudantes.

Centro Universitário

Lisboa | Faculdade de Engenharia
CANDIDATAR-ME

Fases de candidaturas a decorrer

Consulte abaixo as fases de candidaturas a decorrer para este curso.
Pode consultar todas as outras fases aqui.

Valores

A este ciclo de estudos/programa de formação aplicam-se as tabelas de emolumentos em vigor na Universidade Lusófona.
    • Valores Candidatura
      Acesso 198€
      Titulares de curso superior 198€
      Reingresso 80€
      Maiores de 23 198€
      Estudantes Internacionais 260€
      Mudança de curso 80€
      Estudantes Internacionais 260€
    • Valores Matrícula e Inscrição
      Matrícula 255€
      Seguro Escolar 40€
      Inscrição 325€
    • Propinas
      Valor médio mensal para 30 ECTS para disciplinas semestrais 384€
      Valor por ECTS 12.8€
    • Valores Candidatura
      Acesso 210€
      Titulares de curso superior 210€
      Reingresso 90€
      Maiores de 23 210€
      Estudantes Internacionais 300€
      Mudança de curso 90€
      Estudantes Internacionais 300€
    • Valores Matrícula e Inscrição
      Matrícula 265€
      Seguro Escolar 40€
      Inscrição 335€

Secretariado

Tânia Pereira

  • Extensão Telefónica
    659
  • Local de atendimento
    Sala C.1.6
  • Horário de atendimento
    2ªf a 6ªf - 10h às 13h e das 14.30h às 17.30h

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior

Estado de acreditação
Acreditado - Deliberação
Registo: R/A-Cr 19/2018

Requisitos de Graduação

Ter concluído um total de 180 ECTS.
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR Logo UE Financed Logo PT Livro de reclamaões Elogios