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Disciplina Estatística em Biotecnologia

  • Apresentação

    Apresentação

    Pretende-se que os alunos consolidem ou adquiram conhecimentos sobre os conceitos fundamentais de Probabilidade e aprendam os métodos básicos de Inferência Estatística, tanto paramétrica como não paramétrica, que constituem uma ferramenta indispensável à tomada de decisões em situações de incerteza. Deste modo, os alunos devem ser capazes de identificar e aplicar os métodos estatísticos apropriados para a análise dos dados em situações práticas do âmbito da biotecnologia. Estas competências são de grande importância na área da biotecnologia, não apenas numa vertente aplicada mas também no âmbito da investigação científica.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Conceitos básicos, população e amostra, dados e variáveis, rigor e precisão
    2. Estatística descritiva: organização e apresentação de dados: organização de tabelas e métodos gráficos para dados qualitativos e quantitativos. Métodos numéricos (parâmetros e estatísticas; medidas de tendência central e de dispersão).
    3. Probabilidades: conceitos básicos. Distribuição de probabilidades: distribuições discretas (Bernoulli, binomial, Poisson); distribuições contínuas (normal, exponencial)
    4. Teorema Limite Central:
    5. Inferência Estatística Paramétrica: estimação pontual; intervalo de confiança para a proporção e para os parâmetros de uma população normal; testes de hipóteses
    6. Regresão linear: parâmetros característicos
    7. Inferência estatística sobre a diferença entre proporções. Razão entre as variâncias de duas populações normais; Diferença entre os valores médios de duas populações; Análise da variância.
    8. Inferência Estatística não Paramétrica
  • Objetivos

    Objetivos

    1-Saber definir o método estatístico mais adequado para a análise de dados experimentais;

    2-Capacidade de análise e interpretação dos resultados obtidos em função dos métodos e ferramentas utilizadas;

    3-Propor e testar hipóteses de acordo com o método estatístico mais adequado

    4-Desenvolver a autonomia e análise críticas dos métodos teórico-práticos implementados

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Recurso a metodologias ativas, em particular disponibilização de material previamente à classe através de plataformas como o Moodle, com orientações básicas a relativamente ao assunto.
    Os materiais referidos incluem vídeos, áudios, infografias, entre outros. Em posterior momento de aula, os alunos colocam dúvidas, debatem o assunto e comparam respostas
    Apresentação e discussão de casos de estudo, resolução de problemas, individualmente ou em grupo , para estimular a interação e o espirito de grupo

    A avaliação continua é feita com base duas frequências (média final mínima de 10 valores para aprovação) ou uma frequência final global (nota mínima de 10 valores para aprovação) e um trabalho, realizados durante o semestre. A avaliação por frequências corresponde a 80% e o trabalho a 20% da nota final.
    Caso não tenha aprovação por avaliação contínua, o aluno submete-se a exame final necessitando de uma nota mínima de 10 valores para aprovação

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • ISLAM, M. A., Al-Shiha, A. - Foundations of Biostatistics. Singapore :Springer, 2018. Hardcover. ISBN: 9789811086267
    • VIEIRA, S. Introdução à Bioestatística (5ª Ed.).Elsevier Editora Ltda., 2016. ISBN 978-85-352-7716-6
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