filmeu

Disciplina Biotecnologia Farmacêutica

  • Apresentação

    Apresentação

     Esta  unidade curricular pretende  apresentar os principios básicos da biotecnologia farmacêutica.  Dar a conhecer os principais produtos resultantes da biotecnologia farmacêutica que estão disponiveis no mercado  bem como as principais técnicas utilizadas para os obter.   Pretende fornecer conceitos teoricos e práticos sobre a implementação de sistemas de   produção de produtos biotecnologicos.  As aulas laboratoriais pretendem aprofundar e aplicar de forma direta os temas lecionados nas aulas teóricas.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos:

    1. Conceitos e definições de  biotecnologia farmacêutica. Aplicações e principais objectivos. A implementação do conceito em empresa.

    2. Caracterização  dos agentes biologicos  de produção e respectivos produtos. Fermentações. 

    3. Introdução ao processo de fabrico de um biofármaco. Matérias primas. Produção industrial. Controlo de qualidade. 

    4. Exemplos de biofarmacos. Mercado e limitações.
    5. Nanotecnologia e  perpectiva de desenvolvimento de novos produtos.
    6. Anticorpos recombinantes.
    7. Vacinas.
    8. Proteinas recombinantes.
    9. Terapia génica.
    10. Terapia celular.
  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende fornecer conceitos teóricos e práticos sobre a produção de produtos resultantes da biotecnologia farmacêutica.  Em todos os capítulos são propostas aplicações práticas concretas  sobre os temas abordados interligando-se com a componente prática. Na parte prática o aluno contacta com diferentes técnicas e metodologias aplicadas na indústria biotecnológica para o fabrico de alguns dos mais importantes produtos gerados pela industria farmacêutica. 

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    No âmbito da unidade curricular são disponibilizados vídeos e documentos no moodle de apoio à cadeira.  Estes documentos e material didático permite a visualização de conteúdos programáticos e facilitam a aprendizagem dos conceitos básicos necessários a concretização dos objetivos estipulados para a cadeira.  Sempre que possível são efetuadas saídas de campo para reforço dos conteúdos programáticos e sempre que possível a recolha de amostras para serem utilizadas nos trabalhos práticos dos alunos em laboratório. 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Crommelin, D. J., Sindelar, R. D., & Meibohm, B. (Eds.). (2013). Pharmaceutical biotechnology: fundamentals and applications. Springer Science & Business Media.
    • Walsh, G. (2013). Pharmaceutical biotechnology: concepts and applications. John Wiley & Sons.
INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios