-
Apresentação
Apresentação
A UC visa familiarizar o aluno com o significado de bioprocessos bem como com os conceitos de balanço mássico e balanço de energia, permitindo-lhe realizar balanços de massa e balanços entálpicos em bioprocessos. Desta forma o aluno terá uma perspectiva quantitativa do fluxo de massa e de energia num processo de produção assente numa matriz biológica
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT2710-17403
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Conceitos de operação unitária e processo biológico/químico. Exemplos Fundamentos de balanços de massa. Lei da conservação de massa Metodologias e critérios para a realização de balanços de massa. Diagrama de blocos Balanços de massa em estado estacionário: a) balanços de massa a processos sem reacção - separação e mistura; b) balanços de massa a processos com (bio)reação. Reacção principal, reagente limitante e em excesso. Percentagem de excesso, conversão, rendimento e selectividade. Estequiometria de crescimento celular e formação de produto. Rendimento: c) processos com by-pass, reciclagem e purga Conceitos gerais de energia. Propriedades intensivas e extensivas. Introdução ao balanço de energia Entalpia: métodos de cálculo. Variação de entalpia em sistemas sem reacção: mudanças de fase, de temperatura, calor de solução e de mistura. Calor de reacção e calor de combustão. Metodologias para balanço de energia Balanço de massa em estado transiente: conceitos básicos
-
Objetivos
Objetivos
No final da UC os alunos deverão ser capazes de: dominar o conceito de operação unitária; elaborar diagramas de blocos para a realização de um bioprocesso; caracterizar quantitativamente as correntes de etapas do processo e resolver problemas simples com e sem reação com base na conservação de massa; aplicar princípios estequiométricos para a análise macroscópica do crescimento celular; realizar cálculos de balanço energético para sistemas biológicos com e sem reação. Os alunos deverão ser capazes de sugerir as operações unitárias adequadas e interpretar as sequências de operações de um processo biológico/químico
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Ensino: aulas teóricas (expositivas, apresentações em power point, previamente disponibilizadas) para apresentação e debate de conceitos teóricos e casos de estudo; aulas teórico-práticas onde são propostos e realizados diversos exercícios tipo, acompanhando sequencialmente os temas apresentados nas sessões teóricas. Neste âmbito, os alunos trabalham em casos práticos para resolver problemas do mundo real. Na resolução e análise dos problemas também usam conhecimentos adquiridos noutras UCs, promovendo o aprendizado colaborativo. Os alunos são encorajados a estudar conteúdos em casa usando diversos dispositivos e plataformas, incluindo dispositivo móveis, antes da aula, para posterior discussão em aula Avaliação contínua Provas escritas (duas frequências ou uma frequência final global) média mínima 10 valores, ou classificação mínima de 10 valores, respectivamente. Exame Exame escrito final
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Prazeres, D.M. (2022). - Exercícios e cálculos introdutórios em engenharia de bioprocessos. Lisboa, IST Prress, ISBN: 978-989-8481-92-4 Simpson, R., Sastry, S. K. (2013) Chemical and Bioprocess Engineering: Fundamental Concepts for First-Year Students. New York: Springer (ISBN 978-1461491255)
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não