filmeu
mestrado-engenharia-civil

Mestrado Engenharia Civil

Lisboa
O Mestrado em Engenharia Civil conduz ao grau académico de Mestre em Engenharia Civil, está estruturado de acordo com a Declaração de Bolonha e tem uma duração normal de dois anos. O curso encontra-se organizado em duas áreas opcionais de especialização Co... Ler mais

Partilhar

Email

GrauMestrado Semestres4 Créditos120 ECTS
  • Apresentação

    Apresentação

    O Mestrado em Engenharia Civil conduz ao grau académico de Mestre em Engenharia Civil, está estruturado de acordo com a Declaração de Bolonha e tem uma duração normal de dois anos. O curso encontra-se organizado em duas áreas opcionais de especialização Construção e Estruturas e Construção e Hidráulica. O plano de estudos está estruturado em quatro semestres equivalentes a 120 ECTS, sendo 53 dos quais associados a unidades curriculares de tronco comum, 22 de unidades curriculares de especialização e 45 destinados à elaboração de uma Dissertação ou Projeto. Contando com um corpo docente muito qualificado e experiente, o curso pretende dar uma formação complementar à adquirida ao longo da Licenciatura, cobrindo as diferentes vertentes de um profissional de Engenharia Civil nas áreas de especialização. Os trabalhos de investigação são realizados no Laboratório de Engenharia Civil localizado no campus ou no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) ao abrigo de protocolo de cooperação estabelecido.
  • Condições de Ingresso

    Condições de Ingresso

    Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre: a) titulares de grau de licenciado ou equivalente legal; b) titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo; c) titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente; d) detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente da ULHT como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos. Critérios de seriação Candidatos titulares do grau de Licenciado ou equivalente legal (por entidade Nacional ou Estrangeira) com classificação da habilitação anterior numa Escala 0-20 valores: - 30% Classificação da habilitação anterior mais relevante - 40% Nota da Afinidade da habilitação anterior com o 2º ciclo a que se candidata - 30% Nota da Apreciação curricular Candidatos titulares do grau de Licenciado ou equivalente legal (por entidade Estrangeira) sem classificação ou com classificação da habilitação anterior numa escala diferente de 0-20 valores: - 40% Nota da Afinidade da habilitação anterior com o 2º ciclo a que se candidata - 60% Nota média da Apreciação curricular que inclui uma avaliação da habilitação anterior Candidatos não titulares do grau de Licenciado ou equivalente legal mas detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pela comissão de Avaliação e Seriação como ates­tando capacidade para realização do ciclo de estudos: - 60% Nota da Apreciação curricular - 40% Entrevista ou Prova de Admissão
  • Destinatários

    Destinatários

    Destina-se a estudantes que preencham as condições de ingresso e que estejam motivados para adquirir e consolidar conhecimentos transversais aos diversos domínios da Engenharia Civil, habilitando-os e dando-lhes competências para desenvolver soluções de Engenharia, com autonomia e capacidade crítica e simultaneamente desenvolver trabalho em contexto de investigação e de aplicação de conhecimentos.
  • Competências

    Competências

    As competências a adquirir com a frequência do 2.º Ciclo de Engenharia Civil abrangem domínios de natureza técnica e científica. A par de uma consolidação e complemento dos conhecimentos adquiridos no 1.º Ciclo de estudos, as capacidades de identificação e caracterização de problemas, a sua análise e a identificação dos caminhos para a sua resolução, suportados em conhecimento, constituem competências potenciadas no curso. A visão integrada dos problemas, a capacidade crítica e a habilitação para lidar com novas técnicas e a resposta aos desafios que se colocam à Engenharia Civil, são também aspetos que o curso dá especial relevo, conferindo aos alunos capacidades e competências para uma melhor integração no mercado de trabalho.
  • Objetivos

    Objetivos

    O Mestrado em Engenharia Civil tem como objetivo contribuir para o aumento do conhecimento científico e formar estudantes com espírito crítico na construção civil, capazes de atuar em qualquer país da União Europeia e a nível mundial, em duas áreas opcionais de especialização: Construção e Estruturas e Construção e Hidráulica.
  • Razões para frequentar este curso

    Razões para frequentar este curso

    • Os alunos adquirem conhecimentos e competências fundamentais para criticar, analisar e desenvolver projetos de investigação e de inovação em contexto académico e empresarial.
    • Os conhecimentos adquiridos integram-se nos diferentes domínios da gestão da construção, das estruturas, da geotecnia, da hidráulica, das infraestruturas de vias de comunicação e dos transportes.
    • O Laboratório de Engenharia Civil da ULHT, bem como o LNEC ao abrigo de protocolo de cooperação estabelecido, assegura a realização de dissertações e projetos de acordo com os níveis mundiais de qualidade nas áreas de especialização.
    • O curso está vocacionado para o mercado internacional, no qual o mercado da CPLP assume uma forte expressão.
    • O corpo docente, maioritariamente doutorado com elevada formação científica e técnica, assegura os conhecimentos adequados ao exercício da profissão.
    • Possibilidade de realização de estágios e estudos financiados em empresas e em centros de investigação nos estados membros da União Europeia, ao abrigo do Programa Erasmus+.
  • Docentes convidados

    Docentes convidados

    O corpo docente pertence à Universidade Lusófona, contando com uma elevada qualificação e experiência no exercício da profissão de Engenharia Civil, nas suas mais diversas vertentes e domínios. São ainda ministradas aulas específicas, palestras e seminários que contam com a presença de profissionais de reconhecido mérito técnico e científico, promovendo-se o contacto com o mundo empresarial e a partilha de conhecimentos e de experiências enriquecedoras. As matérias de cariz tecnológico ministradas no Curso são acompanhadas e suportadas em visitas técnicas, para melhor compreensão e atualização dos conhecimentos.
  • Saídas Profissionais

    Saídas Profissionais

    Engenharia Civil, nas áreas de Construção e Estruturas e Construção e Hidráulica
  • Estudos Futuros

    Estudos Futuros

    A preparação recebida neste ciclo de estudos permitirá ao diplomado continuar o seu percurso académico, proporcionando, em particular, os conhecimentos técnicos e científicos necessários para a frequência de um programa doutoral.
  • Infra-estruturas e Equipamentos

    Infra-estruturas e Equipamentos

    O Laboratório de Engenharia Civil (LABEC) foi inaugurado em 2001 e está situado no campus da Universidade Lusófona. A missão do laboratório consiste em apoiar a investigação científica realização ao nível do Civil Research Group e apoiar a lecionação das aulas práticas de diversas unidades curriculares do 1.º e 2.º Ciclos de Engenharia Civil, na área das estruturas, mecânica dos solos, hidráulica e materiais de construção. Utilizando recursos humanos especializados e equipamentos, o LABEC tem atualmente competências para a realização de ensaios de caracterização e avaliação de desempenho de estruturas especiais e laboratoriais, de materiais de construção, de sistemas de construção e de comportamento de obras (por exemplo, aterros). Em particular, na área das estruturas o LABEC tem um pórtico metálico para a realização de ensaios de flexão em vigas e equipamento móvel para realização de testes dinâmicos em infraestruturas de engenharia civil. Na área dos materiais de construção, o laboratório possui equipamentos para realização de ensaios correntes com argamassas e betões, bem como equipamentos para ensaios de betões auto compactáveis (BAC).
  • Investigação

    Investigação

    As atividades de I&D do curso estão concentradas no Civil Research Group da Faculdade de Engenharia (http://civilresearchgroup.ulusofona.pt), com o objetivo de contribuir para edifícios e infraestruturas mais sustentáveis e resilientes através de cinco linhas: monitorização da saúde estrutural; comportamento higrotérmico de edifícios, sustentabilidade de materiais de construção, desenvolvimento sustentado de materiais de estradas e soluções de adaptação baseadas na natureza. Este grupo contribui para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 9, com sobreposição nos ODS 12 e 13, promovendo edifícios e infraestrutura sustentáveis e resilientes por meio da introdução de novas tecnologias, materiais e inovação destinados a facilitar o uso eficiente de recursos e garantir a segurança e o conforto de pessoas.
  • Observações

    Observações

    Os alunos têm possibilidade de realizar estágios e estudos financiados em empresas e em centros de investigação nos estados membros da União Europeia, ao abrigo do Programa Erasmus+.

Centro Universitário

Lisboa | Faculdade de Engenharia
CANDIDATAR-ME

Fases de candidaturas a decorrer

Consulte abaixo as fases de candidaturas a decorrer para este curso.
Pode consultar todas as outras fases aqui.

Valores

A este ciclo de estudos/programa de formação aplicam-se as tabelas de emolumentos em vigor na Universidade Lusófona.

Direção do Curso

Subdireção do Curso

Vítor Antunes

Secretariado

Natalia Raileanu

  • Extensão Telefónica
    660
  • Local de atendimento
    Sala C.1.6
  • Horário de atendimento
    2ªf a 6ªf - 10h às 13h e das 14.30h às 17.30h

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior

Estado de acreditação
Acreditado - Deliberação
Registo: R/A-Ef 263/2012

Requisitos de Graduação

Ter concluído um total de 120 ECTS.
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios