licenciatura-engenharia-ambiente-lisboa

Licenciatura Engenharia do Ambiente

Lisboa
A Engenharia do Ambiente é atualmente uma área de atuação crescente que precisa de profissionais competentes capazes de identificar/estudar situações ambientais complexas, utilizando uma abordagem holística e integradora, apoiada por ciências de base (quím... Ler mais

Partilhar

Email

GrauLicenciatura Semestres6 Créditos180 ECTS
  • Apresentação

    Apresentação

    A Engenharia do Ambiente é atualmente uma área de atuação crescente que precisa de profissionais competentes capazes de identificar/estudar situações ambientais complexas, utilizando uma abordagem holística e integradora, apoiada por ciências de base (química, biologia, física, matemática, entre outras) combinadas com uma intervenção tecnológica da área das engenharias, de forma a contribuir para uma sociedade mais sustentada. A licenciatura (1º Ciclo) em Engenharia do Ambiente da Universidade Lusófona teve início em 1993 e atualmente, quase com 30 anos de história, possui um plano curricular direcionado para os problemas e desafios atuais, apostando numa forte componente laboratorial e de ciências de base e de engenharia, Para além de produzir graduados com um grau de empregabilidade bastante elevado (cerca de 90%, segundo dados de 2019), o curso pretende-se estimulante, interessante e motivador para os estudantes, levando-os a adquirir as competências científicas e técnicas indispensáveis ao exercício profissional e/ou à prossecução de estudos de mestrado ou doutoramento, não negligenciando as competências transversais ao nível da formação humana integral, da ética e deontologia profissional. A conclusão do 1º Ciclo em Engenharia do Ambiente, estruturado de acordo com a Declaração de Bolonha, tem uma duração normal de 3 anos (6 semestres, 180 ECTS) atribui um diploma de Licenciatura em Engenharia do Ambiente e permite a persecução para o mestrado (2º Ciclo) em Engenharia do Ambiente, formação também disponível na Faculdade de Engenharia.
  • Condições de Ingresso

    Condições de Ingresso

    Podem candidatar-se a este ciclo de estudos os que apresentem candidatura através do concurso institucional de acesso e tenham aprovação a um dos seguintes conjuntos:

    • 02 Biologia e Geologia
    • 19 Matemática A
    ou
    • 07 Física e Química
    • 19 Matemática A


    Os candidatos podem ainda ingressar através dos regimes de mudança de par instituição/curso ou através de um Concurso Especial, de acordo com as normas legais em vigor (titulares de curso superior, titulares de Curso de Especialização Tecnológica, titulares de Curso Técnico Superior Profissional ou Maiores de 23 anos). Podem ainda ingressar os candidatos que reúnam as condições previstas no Estatuto do Estudante Internacional.
  • Destinatários

    Destinatários

    Face a uma sociedade cada vez mais exigente em termos ambientais e de sustentabilidade e face aos temas emergentes nesta área das engenharias, o curso teve em 2016 necessidade de se atualizar para se adaptar à nova realidade. Sem perder a sua identidade e excelência, integrou temas para reforçar a formação dos alunos no domínio da caracterização e remediação da poluição, privilegiou uma maior componente prática integrando o Projeto em Engenharia do Ambiente como unidade curricular final do percurso académico, permitindo aos alunos a implementação das competências adquiridas ao longo da sua formação. Reforçou e atualizou os programas curriculares das unidades curriculares específicas da área do ambiente, preparando os alunos para os problemas globais da sociedade. Este 1º Ciclo de estudos tem por destinatários todos os que pretendem obter uma formação de base em Engenharia do Ambiente, essencial ao exercício profissional de base nesta área do saber bem como ao prosseguimento de formação para um curso de 2º ciclo nesta área de engenharia. A procura deste curso por alunos de variadas nacionalidades (com ênfase para os provenientes de países da CPLP) permite no curso de Engenharia do Ambiente da ULHT uma abordagem multicultural de temas de diferentes realidades, constituindo um local privilegiado para de troca de ideias e conhecimentos entre alunos nacionais e internacionais.
  • Competências

    Competências

    A licenciatura em Engenharia do Ambiente permite: - Formação de âmbito alargado nas áreas científicas fundamentais de suporte à atividade profissional em Engenharia do Ambiente; - Desenvolvimento da capacidade de avaliação e caracterização dos sistemas naturais; - Desenvolvimento de conhecimentos fundamentais para a identificação de problemas suscetíveis de efeitos negativos no ambiente, e se possível para a sua antecipação/previsão; - Desenvolvimento de competências que permitam desenvolver estudos que prevejam o impacte ambiental de projetos e ter ferramentas para elaboração de projetos preliminares de mitigação; - Desenvolvimento da capacidade de aplicação prática dos conhecimentos na resolução de problemas ambientais; - Desenvolvimento da capacidade de efetuar estudos e projetos de investigação e desenvolvimento; - Desenvolvimento do conhecimento e da capacidade de utilização de linguagens de programação e de ferramentas computacionais na resolução de problemas e no apoio à modelação, simulação e decisão.
  • Objetivos

    Objetivos

    O crescimento e evolução das comunidades urbanas, a intensificação agrícola e industrial potenciada pelos avanços tecnológicos, bem como a adaptação às alterações do clima e sua mitigação, implicam a necessidade de profissionais capazes de resolver e antecipar os complexos problemas ambientais associados, detendo um conhecimento adequado, interdisciplinar e atualizado, que lhes permita gerir os diversos recursos e exercer a sua profissão numa sociedade em acelerada evolução tecnológica. As competências necessárias para o perfil destes profissionais correspondem aos objetivos fundamentais da licenciatura em Engenharia do Ambiente, ministrada na Faculdade de Engenharia da ULHT. Para além da formação teórica, a formação laboratorial é assegurada com igual rigor, dispondo para isso a ULHT de laboratórios devidamente equipados nas áreas tanto da formação fundamental como da formação complementar aplicada. Os convénios e protocolos com outras instituições, públicas e privadas, e com outros estabelecimentos de ensino superior, autarquias e empresas são também instrumentos fundamentais para o desenvolvimento das atividades de investigação, desenvolvimento e inovação.
  • Razões para frequentar este curso

    Razões para frequentar este curso

    • Curso de futuro: os maiores desafios das gerações presentes e futuras apelam ao contributo da Engª Ambiente na gestão sustentável dos recursos naturais e da energia, e na procura de soluções viáveis para os atuais problemas do desenvolvimento;
    • Corpo docente: diversificado com competências em áreas multidisciplinares, com prevalência nas temáticas dos atuais desafios da sociedade;
    • Forte componente laboratorial/computacional: permite adquirir uma cultura científica e técnica sólida, aliando os conceitos científicos avançados às suas aplicações práticas fundamentais;
    • Ligação à sociedade: fortalece-se o contacto dos alunos com situações reais (saídas técnicas e visitas a entidades empregadoras);
    • Relação estreita docente-aluno: favorece-se uma dinâmica pessoal de entreajuda com reforço das competências autónomas do aluno, com práticas pedagógicas diferenciadas;
    • Reconhecimento profissional e Empregabilidade: reconhecido pela Ordem dos Engenheiros Técnicos, sem quaisquer restrições relativamente aos Atos de Engenharia do Ambiente. Elevada taxa de empregabilidade, cerca de 90%.
  • Saídas Profissionais

    Saídas Profissionais

    Desempenho de funções em entidades privadas de diferentes especialidades onde a avaliação ambiental constitui área fundamental de intervenção, bem como em instituições estatais/públicas (ex: Ministérios, APA, CCDR, etc.) e entidades regionais, intermunicipais e municipais, desempenhando funções em áreas como: - Estudos de Impacte e Auditorias Ambientais; - Projetos e Gestão de ETAR, ETA e Unidades de Tratamento de Resíduos; - Avaliação ambiental; - Auditoria e consultoria em Engenharia do Ambiente - Gestão de recursos hídricos - Alterações climáticas e qualidade do ar; - Acústica e vibrações; - Planeamento e ordenamento do território; - Monitorização e Gestão Ambiental; - Investigação e desenvolvimento; - Ensino e administração pública.
  • Estudos Futuros

    Estudos Futuros

    A Licenciatura em Engenharia do Ambiente da Universidade Lusófona habilita à frequência de um Mestrado (Diploma de 2º Ciclo) na área das Engenharias e Ciências Naturais, que não necessariamente na área principal de formação da Licenciatura.
  • Infra-estruturas e Equipamentos

    Infra-estruturas e Equipamentos

    A Universidade Lusófona dispõe das estruturas adequadas ao desenvolvimento dos estudos, contando com uma a biblioteca especializada cujo horário cobre, integralmente e sem interrupções o horário de funcionamento do curso e acesso a base de dados. As aulas e outras atividades letivas do ciclo de estudos decorrem todas nas instalações da universidade, que possui laboratórios apetrechados para as diferentes áreas do curso. As atividades de aprendizagem são complementadas por visitas de estudo a empresas e instituições de investigação, assim como saídas técnicas a locais que constituem exemplos pedagógicos de intervenções ambientais. Os laboratórios próprios da Universidade Lusófona dispõem dos equipamentos, estruturas e recursos humanos e materiais indispensáveis para a adequada realização do ciclo de estudos. Referem-se os Laboratórios de Física, de Informática, de Biologia, de Microbiologia, de Química e de Ambiente, que possuem equipamentos básicos e avançados que permitem o desenvolvimento de aulas práticas em todas as áreas e disciplinas do curso.
  • Investigação

    Investigação

    Parte dos docentes estão integrados no grupo de investigação onde desenvolvem projetos de I&D. Mesmo perante a atual dificuldade é notório um crescimento da investigação associada ao grupo de investigação, pois com a sua ajuda/orientação os docentes vêm apresentando candidaturas a projetos e realizando prestações de serviços. Alguns docentes somam também à sua atividade de I&D trabalhos desenvolvidos em centros de investigação externos, classificados como EXCELENTE/MUITO BOM, nomeadamente o IDL, o MARE, C2TN, IDMEC, LarSys, CQE e LEAF. É notório a intensificação do número das submissões propostas de projetos submetidos (ex: FCT, Fundo Ambiental, EEA GRANTS). O grau de internacionalização dos docentes, resulta do trabalho desenvolvido em projetos financiados pela UE, relacionados com energia, meio ambiente e alterações climáticas em Portugal e em países de África, da América Latina, das Caraíbas e da Ásia. Existindo docentes com experiência de trabalho relevante como especialistas em energia e ambiente, educação ambiental e alterações climáticas para o PNUD, UNCSTD, OMM, ADB e Banco Mundial. Tendo participado, nos últimos cinco anos, em vários projetos do programa AMCC da UE.
  • Observações

    Observações

    Durante o percurso académico são incentivadas atividades, visitas, palestras, workshops, seminários, saídas técnicas, contribuindo para uma aproximação dos alunos à resolução de problemas reais, visando uma política ativa de integração profissional. Reforçam-se protocolos de parceria e colaboração com diferentes entidades (publicas/privadas) permitindo aos alunos aceder a uma rede de contactos para realização de diferentes unidades curriculares que beneficiam da aproximação a casos reais de estudo (ex: UC de Projeto em Engenharia do Ambiente, Hidrologia, Controlo Analítico do Ambiente, Poluição da água, etc.).

Centro Universitário

Lisboa | Faculdade de Engenharia
CANDIDATAR-ME

Fases de candidaturas a decorrer

Consulte abaixo as fases de candidaturas a decorrer para este curso.
Pode consultar todas as outras fases aqui.

Valores

A este ciclo de estudos/programa de formação aplicam-se as tabelas de emolumentos em vigor na Universidade Lusófona.
    • Valores Candidatura
      Acesso 198€
      Titulares de curso superior 198€
      Reingresso 80€
      Maiores de 23 198€
      Estudantes Internacionais 260€
      Mudança de curso 80€
      Estudantes Internacionais 260€
    • Valores Matrícula e Inscrição
      Matrícula 255€
      Seguro Escolar 40€
      Inscrição 325€
    • Propinas
      Valor médio mensal para 30 ECTS para disciplinas semestrais 384€
      Valor por ECTS 12.8€
    • Valores Candidatura
      Acesso 210€
      Titulares de curso superior 210€
      Reingresso 90€
      Maiores de 23 210€
      Estudantes Internacionais 300€
      Mudança de curso 90€
      Estudantes Internacionais 300€
    • Valores Matrícula e Inscrição
      Matrícula 265€
      Seguro Escolar 40€
      Inscrição 335€

Direção do Curso

Secretariado

Natalia Raileanu

  • Extensão Telefónica
    660
  • Local de atendimento
    Sala C.1.6
  • Horário de atendimento
    2ªf a 6ªf - 10h às 13h e das 14.30h às 17.30h

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior

Estado de acreditação
Acreditado - Deliberação
Registo: R/A-Ef 3009/2011/AL01

Requisitos de Graduação

Ter concluído um total de 180 ECTS.
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR Logo UE Financed Logo PT Livro de reclamaões Elogios