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Disciplina Seminário de Teoria, Crítica e História de Arquitetura

  • Apresentação

    Apresentação

    Com base em conteúdos formativos nos domínios da Teoria, Crítica e História da Arquitetura e na programação de um seminário Porto/Lisboa por convidados com trabalho científico relevante, a unidade curricular estimula o espírito científico, a reflexão crítica e encoraja o desenvolvimento de métodos de investigação, de processos de interpretação e de elaboração escrita crítica.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    A UC Seminário de Teoria, Crítica e História da Arquitetura propõe:

    _Reflexão transversal à Teoria, História e Crítica em arquitetura, a partir da apresentação e discussão de abordagens à investigação nas diferentes dimensões disciplinares da Arquitetura.

    _Estabelecer correlação entre Teoria, História e Crítica, através de Seminários que fomentam um discurso crítico, posicionando a prática arquitetónica no campo teórico, entre possíveis abordagens fomentadas pelo conjunto de convidados.

    1. Abordagens da História, da Teoria e da Crítica, na produção de conhecimento em Arquitetura
    2. Práticas de Investigação
    3. Comunicação e Disseminação em Arquitetura (Curadoria e Meios Editoriais)
    4. Hermenêutica e processos interpretativos.
  • Objetivos

    Objetivos

    A Unidade Curricular tem como objectivo fundamental o desenvolvimento do pensamento crítico do doutorando visando fornecer as bases para o desenvolvimento de competências com vista à produção de conteúdos próprios no âmbito das pesquisas a desenvolver, a partir dos estímulos de leituras interpretativas que se manifestam em projectos de investigação e em práticas de curadoria e editoriais.

    Competências:

    1. Consolidar a autonomia para a organização do conhecimento.
    2. Consolidar aptidões de aplicação de métodos e processos de investigação em Arquitectura.
    3. Consolidar a capacidade de realizar sínteses escritas.
    4. Consolidar a aptidão de expressão oral.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Sessões teóricas com a participação de professores e investigadores convidados.

    Sessões teórico-práticas sob a forma de Grupos de Discussão sobre os tópicos abordados nas aulas teóricas ou de acompanhamento de elaboração de exercícios. As sessões têm como objectivo relacionar conteúdos disciplinares, e a pertinência dos temas abordados referentes metodologias utilizadas.

    A avaliação consiste em trabalhos práticos com o objetivo de estruturar o pensamento sobre as temáticas desenvolvidas, constituída por:

    1- Mérito da Recensão Crítica a realizar pelo(a) doutorando(a): 70%

    2- Participação nas aulas e relevância de questão a colocar a convidado do seminário: 30%

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Borden, I.; Ru¿edi, K. (2000). The Dissertation. An architecture Student’s Handbook. Londres: Architectural Press.

    Ghiglione, R.; Matalon, B. (1992). O Inquérito. Teoria e Prática. Oeiras: Celta.

    Haching, Ian (1983) - Representing and Intervening. Cambridge University Press, Cambrige, UK

    Hanson, Julienne (1988). Ten Commandments. Bartlett School of Architecture and Planning: Londres.

    Hays, M. (1998). Architecture. Theory since 1968. Cambridge, Massachusetts: MIT Press.

    Hillie, Bill; Hanson, Julienne (1984). The Social Logic of Space. Cambridge: Cambridge University Press.

    Kru¿ger, Mário (2002). A Arte de Investigação em Arquitectura. Revista “Em Cima do Joelho”, nº 5, 2002, pp. 22-39,

    Editorial do Departamento de Arquitectura, Universidade de Coimbra.

    Mitchell, W. (1999). The Logic of Architecture. Cambridge, Massachusetts: MIT Press.

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