filmeu

Disciplina Seminário de Arquitetura: Projecto e Investigação

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular Arquitectura: Projecto de Investigação propo¿e introduzir e desenvolver conhecimento no a¿mbito disciplinar da Arquitectura, com base na sua vertente pra¿tica e disciplinar do projecto de arquitectura. Propo¿e igualmente introduzir as fundamentac¿o¿es metodolo¿gicas desenvolvidas ao longo da Histo¿ria da Arquitectura de forma a substanciar a pra¿tica do Projecto e da Teoria da Arquitectura.

    A Unidade Curricular apresenta as seguintes abrangências e possibilidades de estudo:
    a) Concepc¿a¿o Arquitecto¿nica – Teoria Cri¿tica da Arquitectura, como aprofundamento do processo criativo do pensamento na acção do projecto;

    b) Leituras investigativas de Concepc¿a¿o Arquitecto¿nica em Arquitectura, através do domínio instrumentos disciplinares em Arquitectura, os do desenho, das convenções de comunicação, da ideia de modelo e tipo  e de outras ferramentas que a arquitectura dispõe, como a investigação na área da arquitectura .

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    As compete¿ncias sera¿o introduzidas atrave¿s de duas vias:


    a) introduc¿a¿o de conhecimentos no a¿mbito da concepc¿a¿o arquitecto¿nica no contexto do Projecto e no a¿mbito da actualidade, com exemplos de arquitectura, obras e suas metodologias de concepc¿a¿o e construc¿a¿o. Sera¿o introduzidos igualmente o exemplo de alguns pensadores e filo¿sofos que descodificaram processos criativos.

    b) introduc¿a¿o de exemplos externos de outros investigadores que va¿o introduzir mate¿rias da concepc¿a¿o arquitecto¿nica fruto de estudos de investigac¿a¿o cienti¿fica, que descodificara¿o estrate¿gias criativas de forma explicitamente cienti¿fica e explicitara¿o as metodologias de estudo e análise dos discursos arquitecto¿nicos.

  • Objetivos

    Objetivos

    Esta Unidade Curricular tem por finalidade introduzir conhecimento especi¿fico no a¿mbito disciplinar da Arquitectura, que desenvolva as capacidades individuais de pensamento e desenho arquitecto¿nico, de modo fundamentado e integrado. Pretende-se que o doutorando desenvolva capacidades de pensamento e argumentac¿a¿o, que permitam os desenvolvimentos dos seus trabalhos de investigac¿a¿o. Para isso, introduzem-se e descodificam-se objectos de arquitectura, projectos de arquitectura, metodologias de projecto e leituras cri¿ticas no a¿mbito da Arquitectura.                                   

    Pretende-se que o doutorando expanda a sua cultura arquitecto¿nica e que aprenda a questionar e decifrar a obra e os me¿todos de concepc¿a¿o arquitecto¿nica que lhe estiveram subjacentes.

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    O Doutoramento em Arquitectura da Universidade Lusófona tem implementado uma relação próxima entre o Pólo Universitário de Lisboa e o do Porto. Para isso, organiza as aulas em aulas presenciais separadas e aulas online conjuntas. Além disso, e com o objectivo de internacionalizar o curso organiza um Seminário Internacional entre a Universidade Lusófona, a Universidade de Ljubljana e Manchester School of Architecture. Este Seminário contempla uma série de aulas doutorais online e abertas ao público, partilhadas pelas três instituições. Cada aula inclui uma aula com um convidado internacional e um tempo de debate, onde todos os doutorandos, professores e restante audiência podem participar.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Aris, C. M. (2005). La Cimbra Y el Arco. Barcelona: Fundacio¿n Caja de Arquitectos

    Foqué, R. (2010). Building Knowledge in Architecture. Antwerp: University Press Antwerp

    Frampton, K. (1995). Studies in tectonic culture, Cambridge: MIT Press

    Fullaondo, J. D.. (1990). Composicio¿n de Lugar, la Arquitectura entre el arte y la ciencia, Madrid: Hermann Blume

    Jenks, C. e Kropf, K. (1997). Theories and manifestoes of contemporary architecture, London: Academy editions, West Sussex

    Moneo, R. (2004). Inquietud teo¿rica y estrategia proyectual, en la obra de ocho arquitectos contemporaneous. Barcelona: Actar

    Pallasmaa, J. & Mackeith, P. B. (2012). Encounters 1 And 2: Architectural Essays. Helsi¿nquia: Rakennustieto Publishing

    Rodrigues, A. J. (1996). Teoria da arquitectura : o projecto como processo integral na arquitectura de A¿lvaro Siza. Porto: Edic¿o¿es FAUP

    Rodrigues, J. M. (Ed.) (2010). Teoria e Cri¿tica de Arquitectura do Se¿culo XX. Lisboa: Ordem dos Arquitectos - Secc¿a¿o Regional Sul

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios