-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular de Tópicos Avançados em Internet das coisas compreende o aprofundamento de conhecimentos, competências e investigação na temática relacionada à Internet das coisas (do Inglês, Internet of Things – IoT) e suas aplicações no contexto da Internet do futuro. Segue uma abordagem orientada à investigação de acordo com o que se pretende com um Programa de Doutoramento em informática.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Doutor | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT1504-25633
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Conteúdos programáticos: Introdução à Internet das Coisas (IoT) Redes IoT Aplicações IoT: aplicações verticais e horizontais (com destaque para a saúde e ambientes de vida assistida) Protocolos da Camada Lógica Protocolos da Camada de Rede Protocolos da Camada de Aplicação Middleware para IoT Gestão IoT Internet das Coisas em Movimento Estudos de caso Estudo e Análise crítica de publicações científicas sobre os conteúdos programáticos
-
Objetivos
Objetivos
Os objetivos de aprendizagem para esta disciplina são os seguintes: Aprofundar os conhecimentos sobre as novas tecnologias e arquiteturas de redes emergentes, com enfoque nas tecnologias de redes de sensores, redes de sensores corporais, Internet das coisas e suas aplicações no contexto da Internet do Futuro (ex.: aplicações verticais para a saúde e ambientes de vida assistida); Conhecer os avanços mais recentes com estas tecnologias de rede emergentes (como redes de sensores, redes de sensores corporais e redes veiculares) e novos paradigmas de redes e comunicações, utilizar e construir novas soluções baseadas em Internet das coisas; Aprofundar a cultura científica através do estudo e análise de publicações científicas; Compreender o processo de investigação em Internet das coisas, elaborar trabalhos científicos, em tecnologias de redes de próxima geração e efetuar a divulgação dos resultados alcançados.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
As aulas seguem os métodos expositivos e ativos em que o estudante é o protagonista do processo de ensino-aprendizagem. Incentiva-se a participação activa dos alunos no processo de ensino e aprendizagem através de perguntas que vão estimulando o interesse pela matéria e da análise de trabalhos científicos publicados. Quando apropriado, a apresentação da matéria inclui a apresentação e discussão de estudos de caso. São apresentados alguns problemas para os alunos analisarem e resolverem. Os estudantes são estimulados a analisar trabalhos científicos e a melhorar a sua capacidade de síntese, preparação e apresentação oral de trabalhos nas aulas assim como planear e elaborar um trabalho final da disciplina de caráter científico.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Rajkumar Buyya, Amir V. Dastjerdi, “Internet of Things: Principles and Paradigms”, Elsevier, EUA, 2016. Olivier Hersent, David Boswarthick, Omar Elloumi, “The Internet of Things, Key Applications and Protocols”, John Wiley & Sons, Inc., UK, 2012. Hakima Chaouchi, “The Internet of Things: Connecting Objects”, Wiley, 2010.
-
Avaliação
Avaliação
Os instrumentos de avaliação são individuais e consistem na realização de dois trabalhos como se apresentam a seguir:
1. Elaboração de um resumo, apreciação crítica, apresentação e discussão de um artigo científico relacionado com um tópico da disciplina (30%);
2. Realização de um trabalho de caráter científico a ser entregue e apresentado nas aulas próximo do final do semestre (70%).
Descrição
Data limite
Ponderação
Trabalho para avaliação 1
21-03-2024
30%
Trabalho para avaliação 2
28-05-2024
70%
O docente fará um acompanhamento individual de cada aluno tanto ao longo do semestre, sempre que o estudante o procure e agende um atendimento, como no espaço de cada aula reservado para o efeito.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




