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Apresentação
Apresentação
Esta é uma UC basilar para a compreensão das perturbações emocionais e para a preparação de protocolos de intervenção clínica de acordo com os novos desenvolvimentos do paradigma cognitivo-comportamental de intervenção clínica, completo por isso alinhada com o `âmbito deste ciclo de estudos e sendo uma UC de base para o desenvolvimento e avanço científico nesta área do conhecimento.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Doutor | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6228-22745
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1: Perspetiva categorial da psicopatologia e suas limitações
CP2: Perspetiva transdiagnóstica das perturbações emocionais e seus fundamentos empíricos:
a. Perspectiva Dimensional da psicopatologia: a abordagem HiTOP
b. Estruturas latentes, fatores de vulnerabilidade e mecanismos comuns a várias perturbações emocionais
c. Sistemas neurobiológicos e modelos dimensionais da psicopatologia
CP3: Protocolo unificado para o tratamento transdiagnóstico de perturbações emocionais (recolha de dados e
formulação de caso; intervenção):
a. Protocolo para adultos.
b. Protocolo para adolescentes.
c. Protocolo para crianças.
CP4: Protocolos de avaliação e tratamento clínico online que adotam uma perspetiva transdiagnóstica.
CP5: Tomada de decisão clínica e responsividade multidimensional
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Objetivos
Objetivos
Pretede-se que individualmente e em grupo, nor formato escrito e oral, o/as estudantes consigam:
OA1: Avaliar criticamente a perspetiva categorial da psicopatologia
OA2: Integrar a abordagem transdiagnóstica numa perspetiva funcional e dimensional das perturbações emocionais
assente no conhecimento acerca dos processos das estruturas latentes e seu fundamento neurobiológico
OA3: Discutir as aplicações da abordagem transdiagnóstica na compreensão das perturbações emocionais e do
comportamento motivado pela emoção
OA4: Aplicar o protocolo unificado para o tratamento transdiagnóstico de perturbações emocionais
OA5: Analisar os protocolos desenvolvidos online para avaliação e intervenção em fatores transdiagnósticos
OA6: Discutir a tomada de decisão clínica
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias adoptadas visam alcançar os OA de forma consistente, pelo que privilegiam metodologias de interação e questionamento em sala de aula.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Barlow, D., & Farchione, T. (2018). Applications of the unified protocol for transdiagnostic treatment of emotional disorders. NY: OUP.
Barlow, D., Farchione, T., Sauer-Zavala, S., Latin, H., Ellard, K., Bullis, J., ¿ Cassiello-Robbins, C. (2018). Unified protocol for transdiagnostic treatment of emotional disorders (2.ª ed.). NY: OUP.
Frank, R., & Davidson, J. (2014). The transdiagnostic roadmap to case formulation and treatment planning. Oakland: New Harbinger.
Harvey, A., Watkins, E., Mansell, W., & Shafran, R. (2004). Cognitive behavioural processes across psychological disorders: A transdiagnostic approach to research and treatment. Oxford: OUP.
Leahy, R., Tirch, D., & Napolitano, L. (2011). Emotion regulation in psychotherapy. NY: Guilford.
Tulbure, B., Rusu, A., Sava, F., S¿l¿gean, N., & Farchione, T. (2018). A web-based transdiagnostic intervention for affective and mood disorders: randomized controlled trial. JMIR mental health, 5(2), e36.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não