Disciplina Estudos Avançados em Intervenção Cognitivo-Comportamental

  • Apresentação

    Apresentação

    A presente UC tem como objectivo desenvolver competências de intervenção psicológica, tendo em conta os mais recentes avanços do modelo cognitivo-comportamental, e a sua aplicação com recurso às novas tecnologias. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1: Evolução das TCC e o desenvolvimento do mindfulness e da aceitação na psicologia: conceitos,

    desenvolvimento e investigação

    - A metacognição e os esquemas emocionais

    - Intervenção transdiagnóstica

    - Programa de Redução do Stress baseado no Mindfulness

    - Terapia Cognitiva baseada em Mindfulness

    - Terapia de Aceitação e Compromisso

    - Terapia Focada na Compaixão

    CP2: Integração dos avanços da psicopatologia transdiagnóstica nas TCC

    CP3: Protocolos de intervenção empiricamente validados, principais aplicações e estratégias de intervenção clínica

    - Perturbações de ansiedade e de humor

    - Perturbações de personalidade

    - Intervenção em crianças e famílias

    - Intervenção na idade adulta avançada

    CP4: Terapias CC empiricamente validadas com recurso a tecnologias de informação e comunicação e jogos sérios: Desafios e implicações clínicas e para a investigação

    CP5: Monitorização, tomada de decisão e questões éticas no processo de intervenção cognitivo-comportamental

  • Objetivos

    Objetivos

    AO1: Relacionar a evolução e desenvolvimento das terapias de 3ª Geração com o desenvolvimento das Terapias Cognitivo-Comportamentais (TCC)

    OA2: Integrar os novos avanços na intervenção transdiagnóstica com as TCC, incluindo as terapias de 3ª Geração

    OA3: Analisar os principais protocolos de intervenção empiricamente validados associados aos modelos das terapias de 3ª Geração nas principais dificuldades psicológicas nos diferentes períodos do ciclo de vida

    OA4: Analisar os protocolos, desafios e implicações clínicas das TCC, com recurso a tecnologias de informação e comunicação e a jogos sérios

    OA5: Discutir e aplicar procedimentos de monitorização e tomada de decisão clínica na intervenção CC

    OA6: Resolver os principais desafios associados à investigação com as TCC de 3ª Geração em ambientes presenciais e/ou digitais

    OA7: Discutir as questões éticas da intervenção cognitivo-comportamental, incluindo as terapias de 3ª Geração

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

     

    As metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem que serão utilizadas na presente UC irão permitir o desenvolvimento de várias competências como a autonomia, a capacidade de resolução de problemas e o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais com implicações na prática clínica e desenvolvimento pessoal.  O ensino da UC contará com a exposição interactiva, intercalando-se a exposição de informação com actividades práticas individuais e em grupo. Será promovida a aprendizagem baseada na resolução de problemas, com a apresentação de casos clínicos cuja intervenção clínica será ser trabalhada pelos estudantes em grupo, promovendo a aprendizagem compartilhada. A realização de exercícios de role-play e realização e apresentação do trabalho de avaliação permitirão um ensino centrado no estudante, em que o mesmo terá espaço para explorar, conduzir e desafiar as temáticas, obter feedback e treinar a aplicabilidade dos conteúdos apresentados. 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Andersson, G., Carlbring, P., & Hadjistavropoulos, H. D. (2017). Internet-based cognitive behavior therapy. In S. Hofmann & G. Asmundson (Eds.), The science of cognitive behavioral therapy (pp. 531–549). San Diego, CA: Academic Press.

    Crane, R. (2009). Mindfulness based cognitive therapy. London: Routledge.

    Gilbert,P. (2013).The Compassionate Mind. London: Constable.

    Dobson, K. & Dozois, D. (2019). Handbook of cognitive-behavioral therapies (4th ed.). NY: Guilford.

    Hayes, S., Strosahl, K., & Wilson, K. (2011). Acceptance and commitment therapy: An experiential approach to behaviour change. NY: Guilford.

    Herbert, J., & Forman, E. (2011). Acceptance and mindfulness in cognitive behavior therapy: Understanding and applying the new therapies. UK: Wiley.

    Van Vreeswijk, M., Broersen, J., Schurink, G. (2014). Mindfulness and schema therapy. UK: Wiley.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR Logo UE Financed Logo PT Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios