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Apresentação
Apresentação
A presente UC tem como objectivo desenvolver competências de intervenção psicológica, tendo em conta os mais recentes avanços do modelo cognitivo-comportamental, e a sua aplicação com recurso às novas tecnologias.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Doutor | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6228-22750
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1: Evolução das TCC e o desenvolvimento do mindfulness e da aceitação na psicologia: conceitos,
desenvolvimento e investigação
- A metacognição e os esquemas emocionais
- Intervenção transdiagnóstica
- Programa de Redução do Stress baseado no Mindfulness
- Terapia Cognitiva baseada em Mindfulness
- Terapia de Aceitação e Compromisso
- Terapia Focada na Compaixão
CP2: Integração dos avanços da psicopatologia transdiagnóstica nas TCC
CP3: Protocolos de intervenção empiricamente validados, principais aplicações e estratégias de intervenção clínica
- Perturbações de ansiedade e de humor
- Perturbações de personalidade
- Intervenção em crianças e famílias
- Intervenção na idade adulta avançada
CP4: Terapias CC empiricamente validadas com recurso a tecnologias de informação e comunicação e jogos sérios: Desafios e implicações clínicas e para a investigação
CP5: Monitorização, tomada de decisão e questões éticas no processo de intervenção cognitivo-comportamental
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Objetivos
Objetivos
AO1: Relacionar a evolução e desenvolvimento das terapias de 3ª Geração com o desenvolvimento das Terapias Cognitivo-Comportamentais (TCC)
OA2: Integrar os novos avanços na intervenção transdiagnóstica com as TCC, incluindo as terapias de 3ª Geração
OA3: Analisar os principais protocolos de intervenção empiricamente validados associados aos modelos das terapias de 3ª Geração nas principais dificuldades psicológicas nos diferentes períodos do ciclo de vida
OA4: Analisar os protocolos, desafios e implicações clínicas das TCC, com recurso a tecnologias de informação e comunicação e a jogos sérios
OA5: Discutir e aplicar procedimentos de monitorização e tomada de decisão clínica na intervenção CC
OA6: Resolver os principais desafios associados à investigação com as TCC de 3ª Geração em ambientes presenciais e/ou digitais
OA7: Discutir as questões éticas da intervenção cognitivo-comportamental, incluindo as terapias de 3ª Geração
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem que serão utilizadas na presente UC irão permitir o desenvolvimento de várias competências como a autonomia, a capacidade de resolução de problemas e o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais com implicações na prática clínica e desenvolvimento pessoal. O ensino da UC contará com a exposição interactiva, intercalando-se a exposição de informação com actividades práticas individuais e em grupo. Será promovida a aprendizagem baseada na resolução de problemas, com a apresentação de casos clínicos cuja intervenção clínica será ser trabalhada pelos estudantes em grupo, promovendo a aprendizagem compartilhada. A realização de exercícios de role-play e realização e apresentação do trabalho de avaliação permitirão um ensino centrado no estudante, em que o mesmo terá espaço para explorar, conduzir e desafiar as temáticas, obter feedback e treinar a aplicabilidade dos conteúdos apresentados.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Andersson, G., Carlbring, P., & Hadjistavropoulos, H. D. (2017). Internet-based cognitive behavior therapy. In S. Hofmann & G. Asmundson (Eds.), The science of cognitive behavioral therapy (pp. 531–549). San Diego, CA: Academic Press.
Crane, R. (2009). Mindfulness based cognitive therapy. London: Routledge.
Gilbert,P. (2013).The Compassionate Mind. London: Constable.
Dobson, K. & Dozois, D. (2019). Handbook of cognitive-behavioral therapies (4th ed.). NY: Guilford.
Hayes, S., Strosahl, K., & Wilson, K. (2011). Acceptance and commitment therapy: An experiential approach to behaviour change. NY: Guilford.
Herbert, J., & Forman, E. (2011). Acceptance and mindfulness in cognitive behavior therapy: Understanding and applying the new therapies. UK: Wiley.
Van Vreeswijk, M., Broersen, J., Schurink, G. (2014). Mindfulness and schema therapy. UK: Wiley.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não