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Disciplina Tese I

  • Apresentação

    Apresentação

    Essa Unidade Curricular Tese (2º ano), integra se ao um conjunto das unidades curriculares basilares, do 2º ano do Curso de Doutoramento em Sociomuseologia, que correspondem a conhecimentos especializados cobrindo, no seu conjunto, as principais áreas do saber consideradas fundamentais para a construção do perfil pretendido ao nível do doutoramento. Com carga horaria de 40 horas de contacto.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Dependente do tema escolhido para o desenvolvimento do trabalho de investigação, é dada ao estudante a opção de escolha entre as seguintes linhas de investigação:

    1. Sociomuseologia, Património e Desenvolvimento;
    2. Sociomuseologia, Direitos Humanos e Globalização;
    3. Museologia e Educação;
    4. Museologia, Expografia e Tecnologia;
    5. Museus (Gestão) e Ciência de Serviços;
    6. Museus, Território, Arquitetura e Design.

    As linhas de investigação estão devidamente descritas, foram definidas em função dos conteúdos curriculares e são coordenadas por professores devidamente habilitados. Em situações justificadas e assegurada a qualidade da coordenação, podem ser criadas novas linhas O conjunto das linhas é revisto trianualmente

  • Objetivos

    Objetivos

    Elaboração e desenvolvimento de um trabalho de investigação que suporte a elaboração de uma Tese original a apresentar em provas públicas para a obtenção do grau de Doutor.

    A tese deve no essencial garantir o respeito pelos objetivos tratados nos Descritores de Dublin relativamente aos doutoramentos.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    O contato se dará diretamente com o orientador científico, designado pela Comissão Científica do Departametno de Museologia para acompanhamento e orientação da investigação a ser desenvolvida. Entretanto, o doutorando pode frequentar livremente as aulas e outras atividades oferecidas pelo Programa de Doutoramento que possam colaborar para elaboração da tese a ser apresentada em júri prévio. As aulas em formato de seminário permitem uma reflexão abrangente dos problemas em debate. Mais importante que a transmissão de conhecimentos é, neste sentido, a atribuição de competências com base na reflexão e crítica dos temas apresentados através do debate orientado em torno dos assuntos tratados. São convidados especialistas nos diferentes domínios dos temas tratados, na sua maioria internacionais, permitindo uma reflexão abrangente sobre os assuntos e matérias lecionados.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    A bibliografia será da responsabilidade de cada Orientador/estudante mediante o assunto tratado no seu projeto de investigação.

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