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Disciplina Museologia e Computação

  • Apresentação

    Apresentação

    Essa Unidade Curricular integra-se ao conjunto de unidades curriculares do Doutoramento em Sociomuseologia, que correspondem a conhecimentos especializados abrangendo, em seu conjunto, as principais áreas do saber consideradas fundamentais para a construção do perfil pretendido ao nível do doutoramento, com carga horária de 20 horas de contacto.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1- Introdução à montagem e produção audiovisual (módulo instrumental): Pretende-se com este módulo que o aluno seja introduzido à terminologia audiovisual, planos e enquadramentos, operação de câmara, captura de áudio, edição e pós-produção. Durante este módulo o aluno terá que criar uma narrativa e construir um vídeo com a duração entre 3 a 5 minutos.

    2 - Criação de ficheiros 3D Objectivos: Neste módulo serão apresentados os métodos e técnicas para construção de um scanner 3D. O aluno deverá construir um scanner 3D e digitalizar vários objectos selecionados. No final deste módulo, o aluno deverá selecionar um dos objetos e exportar em formato .obj para ser utilizado nos restantes módulos laboratoriais.

    3 - Introdução a Interfaces Multi-toque Objectivos: Neste módulo serão apresentados os métodos e técnicas para construção de uma superfície multi-toque. Os alunos terão que construir uma superfície multi-toque LLP (Laser Light Plane) e testar.

  • Objetivos

    Objetivos

    1. Pretende-se que os alunos se familiarizem com a terminologia, técnicas e metodologias apresentadas nos módulos laboratoriais.

    2. Competências de montagem e produção audiovisual, necessárias para a realização do portfólio.

    3. Pretende-se que o aluno adquira os conhecimentos necessários para poder actuar no meio profissional, relativamente ao desenvolvimento e coordenação de projectos que envolvam, instalações interativas através de realidade aumentada, interfaces multi-toque ou o corpo como interface de comunicação.

    4. Competências de montagem e scanner 3D de objectos e a sua manipulação através de diferentes interfaces.

    5. Por fim, o aluno deverá dominar conceitos e procedimentos de modo a poder estabelecer um diálogo eficaz com outros profissionais da área como Designers de Comunicação, Designers de Exposição, Programadores, Modeladores 3D ou Web Designers.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas em formato de seminário permitem uma reflexão abrangente dos problemas em debate. Mais importante que a transmissão de conhecimentos é, neste sentido, a atribuição de competências com base na reflexão e crítica dos temas apresentados através do debate orientado em torno dos assuntos tratados. São convidados especialistas nos diferentes domínios dos temas tratados, na sua maioria internacionais, permitindo uma reflexão e crítica dos temas apresentados através do debate orientado em torno dos assuntos tratados; promoporcinando uma reflexão abrangente sobre os assuntos e matérias lecionados. Anualmente é efetuada uma visita de estudo internacional permitindo o contacto com realidades e formas de Ação distintas, possibilitando novas perspetivas e a partilha de conhecimentos com realidades distintas. A avaliação é feita de forma contínua.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • CAVALCANTE, L. E. Patrimônio digital e informação: política, cultura e diversidade. Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., Florianópolis, n. 23, p. 152-170, 1º sem. 2007.

    • DESVALLÉES, A. (2003). Que futuro para os museus e para o patrimônio cultural na aurora do terceiro milênio? In: ENCONTRO APOM, novembro de 2001, Casa da Eletricidade, Funchal. [Conferência]. Tradução de João Carlos Brigola - Universidade de Évora] . Revista da APOM, n.1, p. 46-74, out. 2003.

    • DODEBEI, V. (2005). Patrimônio digital: foco e fragmento no movimento conceitual. In: ENCONTRO NACIONAL DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 6., 2005, Salvador. Anais... Salvador: UFBA.

    • DUARTE, E. N. (2011). Conexões temáticas em gestão da informação e do conhecimento da ciência da informação: proposta de redes humanas. Inf. & Soc.: Est., v. 21, n. 1, p. 159-173.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
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