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Disciplina Atelier de Pintura I

  • Apresentação

    Apresentação

    O campo de ação desta UC optativa é desenvolver as competências para a concretização de um Projeto Pessoal (PP) de carácter artístico. A área de atuação é a Pintura enquanto campo de exploração das inúmeras possibilidades de se materializar na contemporaneidade. O domínio de intervenção é o campo alargado da Pintura, seja ela de carácter autónomo, transdisciplinar ou de carácter site-specific. A pertinência desta UC justifica-se pela complementaridade às UC de Pintura I e II como apoio a estas, dilatando o tempo de contacto entre os estudantes e o docente por forma a potenciar os resultados artísticos de cada Projeto Pessoal. Ao longo do semestre incentivam-se e consciencializam-se os estudantes para a pertinência da documentação do processo de trabalho em curso e, no final, do seu registo/documentação para promoção, divulgação e portfólio.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Desenvolvimento de um Projeto Pessoal (PP).

    Etapas de uma metodologia de investigação em artes:

    - Proposta de um conceito/referente para todos os estudantes;

    - Investigação teórica, conceptual e prática a reunir num dossier;

    - Início da conceção com esboços, registos fotográficos, gráficos e/ou pictóricos;

    - Escolha da proposta final que dará corpo ao PP enquanto projeto artístico tendo em consideração a sua exposição/apresentação pública;

    - Execução da proposta eleita considerando nº e escala dos trabalhos a apresentar, materiais escolhidos, meios, iluminação, relação formal e conceptual entre os trabalhos que constituem a proposta e eventuais leituras que advêm desta relação, carácter site-specific, etc;

    - Apresentação do PP em contexto expositivo (noções de montagem e de como esta encaminha/condiciona/influencia o observador/visitante e desmontagem);

    - Portfolio: documentação fotográfica dos trabalhos que constituem o PP, individualmente e em contexto expositivo.

  • Objetivos

    Objetivos

    - Capacitar para a execução de um Projeto Pessoal (PP) artístico até à exposição pública;

    - Incentivar a autocrítica como método de progressão para melhorar resultados;

    - Ampliar imaginários artísticos e competências criativas;

    - Alertar para a adequação dos meios para alcançar os fins e fundamentar os critérios para as decisões criativas do PP;

    - Explorar o universo experimental, pessoal e criativo;

    - Consciencializar para a relevância da autoria;

    - Afinar a capacidade de auto e heteroavaliação e exercitar o distanciamento em relação ao trabalho realizado por forma a “ver de fora” com o propósito de elevar a qualidade artística do PP em curso;

    - Adequar cada PP ao lugar que o acolhe (site-specific);

    - Reconhecer e saber gerar vantagens dos constrangimentos intrínsecos e extrínsecos inerentes a cada PP e ao espaço que o acolhe;

    - Montagem (iluminação, colocação e disposição);

    - Divulgar e documentar: critérios para fotografar com o objetivo de documentar e promover.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia pedagógica relevante nesta UC é o contacto tutorial. Esta abordagem individualizada visa ampliar a cultura visual e estimular o desenvolvimento de linguagens e processos técnicos, visão crítica e metodologias para a investigação. As tutorias são realizadas através de conversas com o estudante a propósito dos conceitos subjacentes ao desenvolvimento do seu Projeto Pessoal (PP). Nestas tutorias indicam-se referências conceptuais, exemplos de obras de artistas nacionais e internacionais pertinentes a cada imaginário, bibliografia e a conceção da proposta artística de modo a ampliar as possibilidades da produção criativa e artística de cada estudante, individualmente. Valoriza-se a capacidade crítica e autocrítica através de discussões coletivas em sala de aula onde se debatem processos e resultados na concretização de cada PP exercitando o uso de terminologias técnicas adequadas visando uma preparação para a vida autónoma após conclusão dos estudos. 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Dado o regime tutorial desta UC, são apresentadas monografias de artistas e publicações que documentam exposições institucionais e outras de acordo com os interesses dos estudantes e as suas opções criativas e estéticas. 

     

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