filmeu

Disciplina Sustentabilidade na Construção

  • Apresentação

    Apresentação

    Compreender o impacto ambiental da construção e desenvolver conhecimentos  para projetar, construir e gerenciar edifícios e infraestruturas de forma mais sustentável

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Desenvolvimento e construção sustentável

    A avaliação da sustentabilidade na construção

    Materiais de construção sustentáveis

    Noções de análise do ciclo de vida

    Fundamentos de projeto de reabilitação sustentável

    Noções de dimensionamento sustentável e análises do ciclo de vida de estruturas e infraestruturas da construção civil.

  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se que o estudante adquira conhecimentos sobre o impacto do sector da construção no meio ambiente durante as várias fases do seu ciclo de vida dotando-o de ferramentas e metodologias básicas que permitam a avaliação destes impactos. Utilizando as ferramentas e conceitos lecionados permitirá ao estudante o desenvolvimento de pensamento crítico, que lhe permita interpretar e resolver problemas, tomando decisões técnicas e estratégicas, devidamente fundamentadas, no contexto de ações de construção/reabilitação de edifícios e infraestruturas numa perspetiva de uma "construção sustentável".

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Modelo de ensino teórico-prático, através de exposições teóricas, apresentação e discussão de casos práticos, e participação por parte dos alunos através de projetos individuais com avaliação. Está prevista ainda a organização de palestras com convidados.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    F. Pacheco Torgal e Said Jalali (2010). A Sustentabilidade dos Materiais na Construção. Gráfica Vilaverdense – Artes Gráficas, Lda, Vila Verde, 978-972-8600-22-8.

    Gervásio, H.,(2010) Sustainable Design and integral life-cycle analyses of bridges, Tese Dout., Universidade de Coimbra

     C. Kibert (2012). Sustainable Construction – Green Building Design and Delivery. 3rd Edition. New Jersey: John Wiley & Sons, Inc.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios