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Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular de Sociologia da Educação visa proporcionar que os/as estudantes adquiram os saberes teóricos, metodológicos e de aplicação prática necessários a uma análise sociológica dos contextos e dos processos educativos nas sociedades contemporâneas.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT75-2648
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A. Sociedades contemporâneas, mudança social e educação
- A escola como projeto de modernidade;
- Processos de alfabetização e escolarização, e a emergência da escola de massas: o caso português em perspetiva comparada;
- A escola e os desafios da nova ordem económica e social do pós-guerra: desencanto e incertezas da pós-modernidade.
B. A dimensão social da educação
- Educação, coesão social e integração;
- A educação em contextos não escolares.
C. Acesso à educação e sucesso/insucesso escolar
- Desigualdades de recursos e oportunidades, reprodução social e seleção: teorias explicativas;
- Papel e relação da escola com as famílias e a comunidade/território.
D. Evoluções e problemáticas recentes no campo da sociologia da educação
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Objetivos
Objetivos
No final da Unidade Curricular os/as estudantes serão capazes de:
- Identificar quadros teóricos e conceitos estruturantes do campo da sociologia da educação;
- Adquirir capacidades de análise dos contextos educativos, por relação com as questões sociais que os atravessam;
- Problematizar o papel da educação e do/a educador social no quadro dos processos de transformação e desafios das sociedades contemporâneas.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Modos de trabalho pedagógico:
- Exposição teórica (apresentação, exploração e síntese de conteúdos programáticos) dialogada com as estudantes;
- Análise de documentos escritos, iconográficos e audiovisuais, discussão e debate;
- Trabalho de projeto.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bartlett, T., & Schugurensky, D. (2020). Deschooling society 50 years later. Revisiting Ivan Illich in the Era of COVID 19. Sisyphus - Journal of Education, 8(3), 65-84.
Bourdieu, P., & Passeron, J.-C. (1964). Les héritiers. Les étudiants et la culture. Les Éditions de Minuit.
Bourdieu, P., & Passeron, J.-C. (1992[1970]). A reprodução. Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Francisco Alves.
Charlot, B. (2016). Da relação com o saber às práticas educativas. Cortez Editora.
Dionísio, B., Torres, L. L., & Alves, M. G. (2018). A sociologia da educação em Portugal: Perspetivas de futuro. Forum Sociológico, 32, 59-69.
Lahire, B. (2004). Sucesso escolar nos meios populares: As razões do improvável. Ática.
Melo, B. P., & Lopes, J. T. (2021). Metamorfoses de A Reprodução: Um olhar atualizado a partir da realidade portuguesa. Sociologia, Problemas e Práticas, 97, 87-105.
Young, M. (1971). Knowledge and control: New directions in the sociology of education. Collier-Macmillan.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não