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Disciplina Sociologia da Educação

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular de Sociologia da Educação visa proporcionar que os/as estudantes adquiram os saberes teóricos, metodológicos e de aplicação prática necessários a uma análise sociológica dos contextos e dos processos educativos nas sociedades contemporâneas.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    A. Sociedades contemporâneas, mudança social e educação

    • A escola como projeto de modernidade;
    • Processos de alfabetização e escolarização, e a emergência da escola de massas: o caso português em perspetiva comparada;
    • A escola e os desafios da nova ordem económica e social do pós-guerra: desencanto e incertezas da pós-modernidade.

    B. A dimensão social da educação

    • Educação, coesão social e integração;
    • A educação em contextos não escolares.

    C. Acesso à educação e sucesso/insucesso escolar

    • Desigualdades de recursos e oportunidades, reprodução social e seleção: teorias explicativas;
    • Papel e relação da escola com as famílias e a comunidade/território.

    D. Evoluções e problemáticas recentes no campo da sociologia da educação

  • Objetivos

    Objetivos

    No final da Unidade Curricular os/as estudantes serão capazes de:

    • Identificar quadros teóricos e conceitos estruturantes do campo da sociologia da educação;
    • Adquirir capacidades de análise dos contextos educativos, por relação com as questões sociais que os atravessam;
    • Problematizar o papel da educação e do/a educador social no quadro dos processos de transformação e desafios das sociedades contemporâneas.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Modos de trabalho pedagógico:

     

    • Exposição teórica (apresentação, exploração e síntese de conteúdos programáticos) dialogada com as estudantes;
    • Análise de documentos escritos, iconográficos e audiovisuais, discussão e debate;
    • Trabalho de projeto.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bartlett, T., & Schugurensky, D. (2020). Deschooling society 50 years later. Revisiting Ivan Illich in the Era of COVID 19. Sisyphus - Journal of Education, 8(3), 65-84.

    Bourdieu, P., & Passeron, J.-C. (1964). Les héritiers. Les étudiants et la culture. Les Éditions de Minuit.

    Bourdieu, P., & Passeron, J.-C. (1992[1970]). A reprodução. Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Francisco Alves.

    Charlot, B. (2016). Da relação com o saber às práticas educativas. Cortez Editora.

    Dionísio, B., Torres, L. L., & Alves, M. G. (2018). A sociologia da educação em Portugal: Perspetivas de futuro. Forum Sociológico, 32, 59-69.

    Lahire, B. (2004). Sucesso escolar nos meios populares: As razões do improvável. Ática.

    Melo, B. P., & Lopes, J. T. (2021). Metamorfoses de A Reprodução: Um olhar atualizado a partir da realidade portuguesa. Sociologia, Problemas e Práticas, 97, 87-105.

    Young, M. (1971). Knowledge and control: New directions in the sociology of education. Collier-Macmillan.

INSCRIÇÃO AVULSO
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