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Apresentação
Apresentação
As teorias do desenvolvimento podem ajudar os educadores sociais a compreender as transformações do ser humano ao longo da sua vida e como funciona o desenvolvimento humano em todas as etapas do seu desenvolvimento. Ao estudar aspetos do desenvolvimento humano cognitivo, afetivo e social permite aos alunos compreenderem como as pessoas se desenvolvem e aprendem ao longo de suas vidas, o que pode trazer benefícios na prática socioeducativa.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT75-336
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Introdução
- Introdução à Psicologia do Desenvimento
- Natureza versus Cultura
- Conceito de Neotenia
- O processo de socialização
- Perspetivas teóricas do desenvolvimento
- Teorias psicanalíticas do desenvolvimento
- Estádios de desenvolvimento psicossexual em S. Freud
- Estádios de desenvolvimento psicossocial de E.H. Erikson
- Teorias cognitivas do desenvolvimento
- Teoria do desenvolvimento cognitivo de J. Piaget
- Modelo de desenvolvimento da competência matemática. Modelo de estratégias de resolução de problemas.
- Teorias biológicas do desenvolvimento
- Dependência afetiva – estudo com Macacus-Rhesus de H. Harlow.
- O conceito de imprinting em K. Lorenz.
- A teoria de vinculação de J. Bowlby. A Situação Estranha em M. Ainsworth.
- Teoria do desenvolvimento moral
- Tipo de moralidade: heterónoma vs autónoma em J. Piaget
- Níveis e estádios de desenvolvimento moral em Kohlberg
- Teorias psicanalíticas do desenvolvimento
- Introdução
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Objetivos
Objetivos
O estudante deverá adquirir conhecimentos sobre as teorias do desenvolvimento e do processo de socialização e desenvolver competências para refletir criticamente sobre as teorias do desenvolvimento à luz do processo de socialização.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas teóricas e teórico-práticas: exposição de conteúdos teóricos, recurso ao método interrogativo, debate de ideias e pela dialética prática-feedback-revisão, método demonstrativo com vídeos, atividades de reflexão e discussões pontuais, resumos, construção de mapas conceptuais, desconstrução de artigos científicos.
Modalidade de Avaliação: (i) Assiduidade e participação implica 75% presenças (10%); (ii) Avaliação contínua: resumos, construção de mapas cognitivos e desconstrução de artigos científicos (40%); (iii) Avaliação final: trabalho escrito com apresentação oral e defesa (50%). A época de recurso consiste num trabalho prático com ponderação de 100% na nota final, que incidira¿ sobre a totalidade dos conteúdos teóricos e práticos.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Gould, S. J. (1997). O polegar do panda: reflexões sobre história natural (Cap 9. Uma homenagem biológica a Mickey Mouse). Gradiva.
Magalhães, T. C. & Sousa, O. S. (2008). Quem sou eu? O adolescente e seu olhar sobre si mesmo (Cap. 1. Fundamentação teórica). Alínea
Miranda, G. L., & Bahia, S. (Orgs.). (2005). Psicologia da educação: temas de desenvolvimento, aprendizagem e ensino. (Parte II – Aprendizagem, Memória e Motivação). Relógio d’Água
Musgrave, P. W. (1994). Sociologia da Educação. Fundação Calouste Gulbenkian.
Morris, D. (1968). O Macaco Nu (Cap. 1. Origens). Europa-América.
Veríssimo, R. (2002). Desenvolvimento psicossocial [Erik Erikson]. Faculdade de Medicina do Porto
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não