filmeu

Disciplina Psicologia do Desenvolvimento

  • Apresentação

    Apresentação

    As teorias do desenvolvimento podem ajudar os educadores sociais a compreender as transformações do ser humano ao longo da sua vida e como funciona o desenvolvimento humano em todas as etapas do seu desenvolvimento. Ao estudar aspetos do desenvolvimento humano cognitivo, afetivo e social permite aos alunos compreenderem como as pessoas se desenvolvem e aprendem ao longo de suas vidas, o que pode trazer benefícios na prática socioeducativa.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução
      1. Introdução à Psicologia do Desenvimento
      2. Natureza versus Cultura
      3. Conceito de Neotenia
      4. O processo de socialização
    2. Perspetivas teóricas do desenvolvimento
      1. Teorias psicanalíticas do desenvolvimento
        1. Estádios de desenvolvimento psicossexual em S. Freud
        2. Estádios de desenvolvimento psicossocial de E.H. Erikson
      2. Teorias cognitivas do desenvolvimento
        1. Teoria do desenvolvimento cognitivo de J. Piaget
        2. Modelo de desenvolvimento da competência matemática. Modelo de estratégias de resolução de problemas.
      3. Teorias biológicas do desenvolvimento
        1. Dependência afetiva – estudo com Macacus-Rhesus de H. Harlow.
        2. O conceito de imprinting em K. Lorenz.
        3. A teoria de vinculação de J. Bowlby. A Situação Estranha em M. Ainsworth.
      4. Teoria do desenvolvimento moral
        1. Tipo de moralidade: heterónoma vs autónoma em J. Piaget
        2. Níveis e estádios de desenvolvimento moral em Kohlberg
  • Objetivos

    Objetivos

    O estudante deverá adquirir conhecimentos sobre as teorias do desenvolvimento e do processo de socialização e desenvolver competências para refletir criticamente sobre as teorias do desenvolvimento à luz do processo de socialização. 

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aulas teóricas e teórico-práticas: exposição de conteúdos teóricos, recurso ao método interrogativo, debate de ideias e pela dialética prática-feedback-revisão, método demonstrativo com vídeos, atividades de reflexão e discussões pontuais, resumos, construção de mapas conceptuais, desconstrução de artigos científicos.

     

    Modalidade de Avaliação: (i) Assiduidade e participação implica 75% presenças (10%); (ii) Avaliação contínua: resumos, construção de mapas cognitivos e desconstrução de artigos científicos (40%); (iii) Avaliação final: trabalho escrito com apresentação oral e defesa (50%). A época de recurso consiste num trabalho prático com ponderação de 100% na nota final, que incidira¿ sobre a totalidade dos conteúdos teóricos e práticos.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Gould, S. J. (1997). O polegar do panda: reflexões sobre história natural (Cap 9. Uma homenagem biológica a Mickey Mouse). Gradiva.

    Magalhães, T. C. & Sousa, O. S. (2008). Quem sou eu? O adolescente e seu olhar sobre si mesmo (Cap. 1. Fundamentação teórica). Alínea

    Miranda, G. L., & Bahia, S. (Orgs.). (2005). Psicologia da educação: temas de desenvolvimento, aprendizagem e ensino. (Parte II – Aprendizagem, Memória e Motivação). Relógio d’Água

    Musgrave, P. W. (1994). Sociologia da Educação. Fundação Calouste Gulbenkian.

    Morris, D. (1968). O Macaco Nu (Cap. 1. Origens). Europa-América.

    Veríssimo, R. (2002). Desenvolvimento psicossocial [Erik Erikson]. Faculdade de Medicina do Porto

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios