-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular de Conceção e Monitorização de Projetos visa proporcionar que os/as estudantes adquiram os saberes teóricos, metodológicos e de aplicação prática necessários à elaboração, desenvolvimento e avaliação de projetos na área da Educação Social.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT75-7216
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A. Contextualização da temática da Unidade curricular na sociedade atual e em educação social
B. O projeto e os seus múltiplos significados
- O projeto como conceito;
- O projeto como metodologia;
- O projeto como produto.
C. A implementação de um projeto de qualidade
- O desenho do projeto e os processos de diagnóstico e planeamento;
- A operacionalização do projeto e o desenvolvimento de boas práticas;
- Os processos de monitorização e avaliação de projetos;
- As pessoas e as equipas enquanto atores-chave no desenvolvimento do projeto;
- Os instrumentos de diagnóstico, planeamento e avaliação, e a sustentabilidade do projeto.
D. Elaboração de uma candidatura Clube Unesco, considerando:
- As regras estabelecidas pela Comissão Nacional da Unesco;
- As finalidades de uma intervenção por projeto inovadora;
- As fases necessárias à implementação de um projeto de qualidade (fundamentação, desenvolvimento e dispositivo de monitorização e avaliação).
-
Objetivos
Objetivos
No final da Unidade Curricular, os/as estudantes deverão ser capazes de:
- Situar o seu papel de educador social em processos de design e de desenvolvimento de projetos;
- Aplicar os saberes adquiridos na elaboração de um projeto/candidatura concreta;
- Refletir sobre o processo de construção do projeto, competências mobilizadas, desafios e resultados alcançados.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O trabalho de projeto desenvolvido, simultaneamente, como metodologia e output.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Ander-Egg, E., & Idañez, M. J. (2005). Como elaborar um proyecto: Guia para diseñar proyectos sociales y culturales. Lúmen Humanitas.
Barbier, J. M. (1996). Elaboração de projetos de ação e planificação. Porto Editora.
Carvalho, A. D., & Baptista, I. (2004). Educação social: Fundamentos e estratégias. Porto Editora.
Leite, E., Malpique, M., & Santos, M. R. (1991). Trabalho de projecto I. Aprender por projectos centrados em problemas. Edições Afrontamento.
Leite, E., Malpique, M., & Santos, M. R .(1993). Trabalho de projecto II. Leituras comentadas. Edições Afrontamento.
Serrano, G. (2008). Elaboração de projectos sociais. Casos práticos. Porto Editora.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não