filmeu

Disciplina Concepção e Monitorização de Projetos

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular de Conceção e Monitorização de Projetos visa proporcionar que os/as estudantes adquiram os saberes teóricos, metodológicos e de aplicação prática necessários à elaboração, desenvolvimento e avaliação de projetos na área da Educação Social.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    A. Contextualização da temática da Unidade curricular na sociedade atual e em educação social

     

    B. O projeto e os seus múltiplos significados

    1. O projeto como conceito;
    2. O projeto como metodologia;
    3. O projeto como produto.

    C. A implementação de um projeto de qualidade

    1. O desenho do projeto e os processos de diagnóstico e planeamento;
    2. A operacionalização do projeto e o desenvolvimento de boas práticas;
    3. Os processos de monitorização e avaliação de projetos;
    4. As pessoas e as equipas enquanto atores-chave no desenvolvimento do projeto;
    5. Os instrumentos de diagnóstico, planeamento e avaliação, e a sustentabilidade do projeto.

    D. Elaboração de uma candidatura Clube Unesco, considerando:

    1. As regras estabelecidas pela Comissão Nacional da Unesco;
    2. As finalidades de uma intervenção por projeto inovadora;
    3. As fases necessárias à implementação de um projeto de qualidade (fundamentação, desenvolvimento e dispositivo de monitorização e avaliação).
  • Objetivos

    Objetivos

    No final da Unidade Curricular, os/as estudantes deverão ser capazes de:

    1. Situar o seu papel de educador social em processos de design e de desenvolvimento de projetos;
    2. Aplicar os saberes adquiridos na elaboração de um projeto/candidatura concreta;
    3. Refletir sobre o processo de construção do projeto, competências mobilizadas, desafios e resultados alcançados.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Ander-Egg, E., & Idañez, M. J. (2005). Como elaborar um proyecto: Guia para diseñar proyectos sociales y culturales. Lúmen Humanitas.

    Barbier, J. M. (1996). Elaboração de projetos de ação e planificação. Porto Editora.

    Carvalho, A. D., & Baptista, I. (2004). Educação social: Fundamentos e estratégias. Porto Editora.

    Leite, E., Malpique, M., & Santos, M. R. (1991). Trabalho de projecto I. Aprender por projectos centrados em problemas. Edições Afrontamento.

    Leite, E., Malpique, M., & Santos, M. R .(1993). Trabalho de projecto II. Leituras comentadas. Edições Afrontamento.

    Serrano, G. (2008). Elaboração de projectos sociais. Casos práticos. Porto Editora.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios